GESTÃO DE PESSOAS OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Conceitos e objetivos da Gestão de Pessoas
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Universidade Federal de Goiás
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Prof. Roberto Rodney Ferreira Junior
Qualidade Total.
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Programa Trainee 2010.
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Os maiores empregadores do Brasil
EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Prof(a): Patrícia Braz
Uma Visão para Empresas de TI
Profº Angelo Polizzi Filho, M.Sc.
O sistema de administração de recursos humanos
FUNÇÃO FINANCEIRA.
RH ligado à... PRESIDÊNCIA Dir. RH Dir. Industrial Dir. Comercial Dir.
Disciplina: Recursos Humanos I
DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS Aula 1
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Seu Agente de Mudança..
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
O Atual Papel do RH nas Organizações
RH Contemporâneo e Perspectivas
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
CENÁRIOS FUTUROS 1.
Gestão Com Pessoas.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
MODERNA GESTÃO DE PESSOAS
RECURSOS HUMANOS Edgar Kanemoto
As mudanças e transformações na função de RH
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Como Administrar na Sociedade Moderna
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Gestão de Pessoas Gestão de recursos humanos é uma atividade executada pelo departamento de recursos humanos de uma empresa com a finalidade de escolher.
Múltiplos Papéis de RH operacional para estratégico
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Pergunta: A atividade de Gestão de Pessoas é uma atividade de linha ou de staff ????? Resposta: Dos dois. De linha – todos os gerentes (chefes, diretores,
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PESSOAS OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS

RECURSOS HUMANOS ESTRATÉGICO MODERNA GESTÃO DE PESSOAS A GESTÃO DE PESSOAS EM UM AMBIENTE DINÂMICO E COMPETITIVO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

RECURSOS HUMANOS ESTRATÉGICO

RECURSOS HUMANOS - ESTRATÉGICO “Um cenário de mudanças requer um RH pro-ativo e preparado para posicionar-se estrategicamente no ambiente de negócios de uma organização em qualquer setor”. “O conceito de RH estratégico vem sendo estudado por muitos especialistas, mas cada organização possui características próprias que transformam o conceito em algo prático e objetivo”.

RECURSOS HUMANOS - ESTRATÉGICO “A estrutura organizacional de RH; O impacto da Globalização dos negócios em RH; Tendências Futuras para RH; Processo de Trabalho Estratégico para RH; Competências necessárias para os profissionais de RH”. “Medir, analisar e avaliar o lucro que RH trás para a empresa é um dos desafios mais decisivos para que o departamento possa ser realmente respeitado como consultor estratégico da organização”.

RECURSOS HUMANOS - ESTRATÉGICO ‘’A COBRANÇA POR RESULTADOS E LUCROS EM RH SÓ PODE OCORRER SE O MODELO DE ATUAÇÃO DE RH PASSAR POR UM PROFUNDO RE-POSICIONAMENTO JUNTO A DIRETORIA ESTRATÉGICA DA EMPRESA. NESTE CONTEXTO CONSOLIDA-SE A PROPOSTA DE RH ESTRATÉGICO”. Prof. Marcos Teixeira - Facel

RECURSOS HUMANOS – ESTRATÉGICO “Uma vez fundamentado o papel estratégico do gestor de recursos humanos, a cultura e o clima organizacional precisam ser analisados para que a mudança estrutural do novo RH seja bem-vinda pela comunidade de colaboradores. A descoberta do e-learning como instrumento de uma nova cultura servem como referência para as corporações que passam por esse momento. A palavra de ordem é integração para que as diversas atuações de RH obtenham sucesso na mudança da cultura empresarial”.

RECURSOS HUMANOS - ESTRATÉGICO “Remuneração, Capital Intelectual e os Custos de Investimentos em RH são aspectos que demonstra o quanto RH participa de decisões comprometidas com os resultados da empresa”. “O compromisso que o gestor de RH passa a ter com a gestão estratégica da empresa é o ponto de partida para o sucesso do novo modelo. Definir papéis diante dos demais departamentos e da diretoria da empresa é fundamental para posicionar o RH com seriedade e foco no processo estratégico como um todo”.

A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS CAP. 1 - A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada, os processos internos e uma infinidade de outras variáveis importantes.

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS O contexto da Gestão de Pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro das organizações, e estas dependem daquelas para poderem funcionar e alcançar sucesso.

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS Quanto custa recrutar, selecionar e contratar um profissional inadequado à estrutura de sua empresa? Os salários e benefícios praticados por sua empresa são compatíveis com o mercado ou você corre o risco de perder um de seus talentos para a concorrência? Qual é o retorno obtido sobre os investimentos em treinamento e desenvolvimento profissional? A SUA ÁREA DE RH ATUA COMO PARCEIRA, ENVOLVENDO-SE DIRETAMENTE NA PRODUTIVIDADE, QUALIDADE E RENTABILIDADE DE SEU NEGÓCIO?

ESTAMOS FALANDO A MESMA LÍNGUA? SOMOS COMPETITIVOS? ESTRATÉGIAS DO NEGÓCIO PRÁTICAS DE MERCADO PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS OPORTUNIDADES DE MELHORIA RECOMENDAÇÕES SOBRE AS AÇÕES MAIS ADEQUADAS

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS DIAGNÓSTICO AVALIA AS PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS ATUAIS. VERIFICA O ALINHAMENTO DAS PRÁTICAS DE RH À ESTRATÉGICA DO NEGÓCIO. IDENTIFICA E COMPARA AS PRÁTICAS UTILIZADAS COM O MERCADO. PROPÕE AÇÕES DE IMPACTO E RESULTADOS.

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS SOBREVIVÊNCIA CRESCIMENTO SUSTENTADO LUCRATIVIDADE PRODUTIVIDADE QUALIDADE NOS PRODUTOS QUALIDADE NOS SERVIÇOS REDUÇÃO DE CUSTOS PARTICIPAÇÃO NO MERCADO NOVOS MERCADOS NOVOS CLIENTES COMPETITIVIDADE IMAGEM NO MERCADO OBJETIVOS INDIVIDUAIS MELHORES SALÁRIOS MELHORES BENEFÍCIOS ESTABILIDADE NO EMPREGO SEGURANÇA NO TRABALHO QVT SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONSIDERAÇÃO E RESPEITO OPORT. DE CRESCIMENTO LIBERDADE PARA TRABALHAR LIDERANÇA LIBERAL ORGULHO DA ORGANIZAÇÃO

PESSOAS COMO RECURSOS Empregados isolados nos cargos Horário rigidamente estabelecido Preocupação com normas e regras Subordinação ao chefe Fidelidade à organização Dependência da chefia Alienação com relação à organização Ênfase na especialização Executores de tarefas Ênfase nas destrezas manuais Mão-de-obra

Pessoas como Parceiros Interdependência entre colegas e equipes Participação e comprometimento Ênfase na ética e na responsabilidade Fornecedoras de atividade Ênfase no conhecimento Inteligência e talento Colaboradores agrupados em equipes Metas negociadas e compartilhadas Preocupação com resultados Atendimento e satisfação do cliente Vinculação à missão e à vida

CAPITAL DE RISCO, INVESTIMETNOS LUCROS E DIVIDENDOS, VALOR AGREGADO PARCEIROS DA ORGANIZAÇÃO CONTRIBUEM COM: ESPERAM RETORNOS DE: ACIONISTAS E INVESTIDORES CAPITAL DE RISCO, INVESTIMETNOS LUCROS E DIVIDENDOS, VALOR AGREGADO EMPREGADOS TRABALHO, ESFORÇO, CONHECIMENTO E HABILIDADES SALÁRIOS, BENEFÍCIOS, RETRIBUIÇOES E SATISFAÇÕES FORNECEDORES MATÉRIAS-PRIMAS, SERVIÇOS, INSUMOS, TECNOLOGIAS LUCROS E NOVOS NEGÓCIOS CLIENTES E CONSUMIDORES COMPRAS E AQUISIÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS QUALIDADE, PREÇO, SATISFAÇÃO, VALOR AGREGADO

MODERNA GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: As pessoas como seres humanos; As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; As pessoas como parceiros da organização.

GESTÃO DE PESSOAS PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS PROCESSO DE RECOMPENSAR PESSOAS PROCESSO DE MANTER PESSOAS PROCESSO DE DESENVOLVER PESSOAS PROCESSO DE APLICAR PESSOAS PROCESSO DE MONITORAR PESSOAS

QUEM O QUE AS COMO COMO COMO COMO SIG GESTÃO DE PESSOAS AGREGAR MONITORAR APLICAR RECOMPENSAR DESENVOLVER MANTER QUEM DEVE TRABALHAR NA ORGANI- ZAÇÃO: O QUE AS PESSOAS DEVERÃO FAZER: COMO RECOM- PENSAR AS PESSOAS: COMO DESEN- VOLVER AS PESSOAS: COMO MANTER AS PESSOAS NO TRA- BALHO: COMO SABER O QUE FAZEM E O QUE SÃO: RECRUTA- MENTO SELEÇÃO DESENHO DE CARGOS AVALIA- ÇÃO DE DESEM- PENHO REMUNE- REÇÃO BENEFÍ- CIOS E SERVIÇOS TREINA- MENTO MUDANÇA COMUNI- CAÇÕES DISCIPLINA HIGIENE, SEGURANÇA QUALIDADE DE VIDA RELAÇÕES SINDICATOS BANCO DE DADOS SIG

OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão; Proporcionar competitividade à organização; Proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados;

OBJETIVOS DA GESTÃO DE PESSOAS Aumentar a auto-atualização e a satisfação dos empregados no trabalho; Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho; Administrar a mudança; Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

AGREGAR APLICAR RECOM- PENSAR DESEN- VOLVER MANTER INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNAS PROCESSOS DE RH AGREGAR APLICAR RECOM- PENSAR DESEN- VOLVER MANTER MONITORAR RESULTADOS FINAIS DESEJÁVEIS

INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS EXTERNAS Leis e Regulamentos Legais Sindicatos Condições econômicas Competitividade Condições sociais e culturais

INFLUÊNCIAS AMBIENTAIS INTERNAS Missão organizacional Visão, objetivos e estratégia Cultura organizacional Natureza das tarefas Estilo da liderança

RESULTADOS FINAIS DESEJÁVEIS Práticas éticas e socialmente responsáveis Produtos e serviços competitivos e de alta qualidade Qualidade de vida no trabalho

ANALISTAS DE DISCIPLINA CARGOS E SALÁRIOS RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL PSICÓLOGOS SOCIÓLOGOS AUXILIARES DE PESSOAL ANALISTAS DE DISCIPLINA ANALISTAS DE CARGOS E SAL. ESTATÍSTICOS DIVISÕES BENEFÍCIOS SOCIAIS HIGIENE E SEGURANÇA ESPECIALISTAS EM QUALIDADE DE VIDA ENGENHEIRO DE SEGURANÇA ENFERMEIROS MÉDICOS ASSISTENTES SOCIAIS ESPECIALISTAS EM BENEFÍCIOS INSTRUTORES ANALISTAS DE TREINAMENTO COMUNICADORES TREINAMENTO

A FUNÇÃO DE STAFF E A RESPONSABILIDADE DE LINHA NA GESTÃO DE PESSOAS

FUNÇÃO DE STAFF ÓRGÃO DE ARH GESTOR DE PESSOAS Cuidar das políticas de RH Prestar assessoria e suporte Dar consultoria interna de RH Proporcionar serviços de RH Dar orientação de RH Cuidar da estratégia de RH RESPONSABILIDADE DE LINHA GESTOR DE PESSOAS Cuidar da sua equipe de pessoas Tomar decisões sobre subordinados Executar as ações de RH Cumprir metas de RH Alcançar resultados de RH Cuidar da tática e operações

“Cada pessoa deve ter um e apenas um gerente” PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO: “Cada pessoa deve ter um e apenas um gerente”

MODELO DESCENTRALIZADO MODELO CENTRALIZADO PESSOAS O órgão de RH centraliza todas as funções de Rh: recruta, seleciona, treina remunera, avalia, promove, desliga ou aposenta Tratamento genérico e igual para todos os funcionários: horários, salários, tarefas, regras iguais para todos. Regras estabelecidas pela média para todos. MODELO DESCENTRALIZADO PESSOAS Os gerentes assumem todas as responsabilidades sobre seus subordinados: recrutam, selecionam, treinam, remuneram, avaliam, promovem, desligam ou aposentam Tratamento específico e individual para cada funcionário: horários, salários, tarefas e metas específicas e individuais. Soluções sob medida para cada pessoa de acordo com suas diferenças individuais.

GERIR PESSOAS E COMPETÊNCIAS HUMANAS REPRESENTA HOJE UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES.