Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante”

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Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Audiência na Comissão de Educação, Cultura e Educação do Senado Federal Tema: O papel “estruturante” do Pibid Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica – DEB 24 de fevereiro de 2016

Níveis de proficiência em leitura – ANA Impacto do PNAIC 2014 NÍVEL 1 (até 425 pontos): Ler palavras com estrutura silábica canônica, não canônica e ainda que alternem sílabas canônicas e não canônicas. NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos): Localizar informações explícitas em textos curtos como piada, parlenda, poema,... NÍVEL 3 (maior que 525 até 625 pontos): Localizar informação explícita em textos de maior extensão como fragmento de literatura infantil, lenda,... NÍVEL 4 (maior que 625 pontos): Reconhecer relação de tempo em texto verbal e os participantes de um diálogo em uma entrevista ficcional... Resultados da Avaliação Nacional da Alfabetização - ANA

Resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB

1.balanço da implementação dos programas da Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica; formação inicial: Parfor e Pibid; formação continuada: especializações e mestrados em rede; 2.o papel da BNCC; 3.o papel da IES públicas na institucionalização dos programas; 4.a necessária organicidade, institucionalização e sustentabilidade dos programas da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica; 5.a necessária integração com os projetos educacionais implementados nas escolas; 6.a necessária articulação com os sistemas de ensino: a formação de professores da Educação Básica como co-formadores da formação de seus pares, nos seus municípios:  melhoria das aprendizagens dos estudantes da Educação Básica Pontos para reflexão:

CAPESDEB Parfor- presencial Professor da EB Pibid Professor da EB + Licenciando Obeduc, Residência docente, Life, Novos Talentos, Prodocência, Olimpíadas, feiras e mostras científicas DED Parfor-EaD Professor da EB + Demanda Social Profs Professor da EB Cursos de especia- lização Professor da EB + Demanda Social Legenda: Formação Inicial: Meta 15 PNE Formação continuada: Meta 16 do PNE Formação inicial e continuada Profs: Mestrados profissionais em rede nacional Capes: Programas de formação de professores da Educação Básica

Formação de professores da EB em serviço CAPES DEB Parfor- presencial Pibid DED Parfor- EaD Profs e especializações em Ensino MEC SEB Pnaic, PEM, PME, ProEmi Secadi Ed. Indígena, Quilombola, Especial, Ambiental... Legenda: Formação Inicial: Meta 15 PNE Formação continuada: Meta 16 do PNE Formação inicial e continuada MEC/Capes: Formação de professores

Visão sistêmica de formação de professores para a Educação Básica Formação de professores para a Educação Básica Formação em Serviço CAPES Formação inicial presencial e EaD Pibid Especializações Profs MEC SEB e Secadi Extensão Aperfeiçoamento e Especialização Formação Regular MEC Sesu Formação Inicial CAPES Mestrado Acadêmico e Profissional Doutorado Legenda: Formação Inicial: Meta 15 PNE Formação continuada: Meta 16 do PNE Formação inicial e continuada

Instituições de Ensino Superior - IES Pró-Reitoria de Graduação (Ensino) MEC-Sesu: Licenciaturas “regulares” Capes-DEB: Parfor-P, Pibid Capes-DEB: Parfor-EaD Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Capes: Mestrados e doutorados “regulares” (DAV, DPB), Capes-DED: Profs e Especializações Pró-Reitoria de Extensão MEC-SEB: PNAIC, PEM, PME, ProEmi MEC-Secadi: Extensão, aperfeiçoamento e especialização Coordenadores regulares Lic. RegularMatemática Física Letras...P1 P2 P3 Coordenadores do Ponafor Parfor-P Parfor-EaD Pibid: CI, CA, CG ProfMat ProFis ProfLetras... Pnaic PEM C1... Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) Rede Nacional de Formação de Professores Renaform (Portaria Nº 1.328, 23/09/2011) Rede Nacional de Formação de Professores Renaform (Portaria Nº 1.328, 23/09/2011)

Palavras chaves para os programas: organicidade institucionalização sustentabilidade Programa de formação de professores: capilaridade, formação de professores para os municípios brasileiros (territorialização) capacidade de formação das IES públicas (responsável por apenas 30% da formação de professores da EB) É preciso que a Educação superior reconheça: a legitimidade dos conhecimentos da Educação Básica como um corpo de conhecimentos legítimo os conhecimentos e saberes profissionais dos professores da EB  potenciais co- formadores A necessária institucionalização dos programas de formação de professores

Educação Básica Licenciatura Mestrados profissionais Base Nacional Comum - BNC A necessária integração dos conhecimentos da Educação Básica, dos cursos de Licenciatura e dos Mestrados Profissionais A necessária produção de conhecimentos sobre ensinar e aprender os conhecimentos da Educação Básica

Licen- ciatura Especiali- zação Mes- trado Douto- rado Educação Básica Profs Parfor-P Parfor-EaD Parfor-P Parfor-EaD Pibid Obeduc, Residência docente Rede de produção de conhecimento sobre ensino e aprendizagem dos conhecimentos escolares da Educação Básica Integração dos programas de formação de professores Educação Básica com os programas educacionais PNAIC, PEM, PME, PROEMI, Ed. Integral Estágio supervisionado, Prática como componente curricular

Níveis de proficiência em leitura – ANA Impacto do PNAIC 2014 Ciclo virtuoso da produção do conhecimento a partir do ensinar e aprender na escola da Educação Básica Licenciatura regular Parfor presencial Parfor EaD Mestrados regulares Profs Escola básica PNAIC Mais Educação Pacto E. Médio Feiras e mostras científicas, olimpíadas científicas (Obmep, OLP,...) Legenda: Capes MEC Sistemas de Ensino Sociedades Científicas Estudantes dos estágio supervisionado e os Pibidianos Educação Superior Educação Básica Professores da EB no Parfor, Profs, Pibid, Pnaic... CO-FORMADORES Programas próprios

Indução da produção, validação e aperfeiçoamento de sequências didáticas, materiais didáticos, objetos educacionais, processos de intervenção etc. que auxiliem os professores no processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica  Valorização da produção do conhecimento da/para a Educação Básica Avaliação: parâmetros que valorizem a produção do conhecimento sobre ensinar e aprender os conhecimentos escolares da Educação Básica: fator de impacto na aprendizagem, no processo de ensino na Educação Básica:  Valorização do impacto dessa produção na superação do analfabetismo e na melhoria das aprendizagens dos estudantes de educação básica Formação do co-formadores em nível de pós-graduação (Profs)  Valorização dos professores, participantes dos programas, dos municípios, na formação/consolidação de grupos de estudos e de pesquisa Indução de revistas e meios de divulgação e socialização dessa produção (Qualis) Indução e valorização de eventos regionais (Qualis) Outras questões pertinentes: