BPR-5 Compilação: Rita Gonzales BPR-5  Histórico A Bateria de Provas de Raciocínio – BPR-5 foi criada por Leandro Almeida e Ricardo Primi (1998) Originou-se.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
Advertisements

Compilação: Rita Gonzales
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
DEVOLUTIVA E UTILIZAÇÃO DOS RESULTADOS DO SAEPE 2015
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
OFICINA ATIVIDADES MATEMÁTICAS E JOGOS COM METRIAL CONCRETO.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
Estrutura Organizacional
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
Cálculo Numérico Computacional Prof. Linder Cândido da Silva.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 3 - Tomada de Decisão Empresarial.
Como aprender mais fácil?
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
Professor: Gerson Leiria Nunes.  Análise dos sistemas discretos  Sistemas recursivos.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
A análise do contexto das alternativas de ação  O primeiro passo análise do contexto, diagnóstico da situação, análise situacional ou análise do cenário.
A principal característica do ENEM é a utilização de questões interdisciplinares, em que, além dos conteúdos, é avaliada a capacidade de o aluno “saber.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
RELATÓRIO PEDAGÓGICO - MATEMÁTICA 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves Disciplina: Metodologia da Pesquisa I NUTRIÇÃO/ INTEGRAL 1º semestre/2015.
IPA - INTRODUÇÃO AO PROJETO ARQUITETÔNICO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Compilação Rita Gonzales
LDB E A PSICOLOGIA Profª Cristina Pinho.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 06/06/2011 2o Bimestre.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
Blind Image Quality Assessment via Deep Learning Aluna: Marília Isabelly R. Nogueira.
6. Andando na Superfície de Resposta Técnica de otimização baseada em planejamentos fatoriais Etapas distintas: Modelagem e deslocamento Modelagem: ajuste.
Escalas de Demência Aula 1 Bateria Breve
CICLO BÁSICO GEOMETRIA OBJETIVOS Espera-se que o aluno:
Inteligência empresarial refere-se à capacidade de uma organização de reunir informações tanto do ambiente interno como externo, de inovar, de criar conhecimentos.
Vinicius Carvalho Beck 2016 Pensamento Matemático Parte 1.
Disciplina: Processos Psicológicos Básicos
Ciência da Computação Modelos Evolucionários e Tratamento de Incertezas Aula 07 Inferência Difusa Sistemas de Controle Difuso Max Pereira.
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Universidade Federal do Espírito Santo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Processos de Desenvolvimento DESENVOLVIMENTO HUMANO E IMPEDIMENTOS DE ORIGEM.
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Tema de álgebra indicada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio e seu ensino Prof. M. Sc. Fabricio Eduardo Ferreira Fevereiro.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
Introdução Estatística Descritiva. Introdução O termo estatística provem da palavra Estado. O termo estatística provem da palavra Estado. –Utilizado originalmente.
Indicadores de Saúde Conceito
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
MODELOS PEDAGÓGICOS … mais que pedagógicos... As avaliações que fazemos, metodologias e recursos pedagógicos que utilizamos não são alheias a nossa abordagem.
Recuperação da Informação Peter Ingwersen.  Universidade de Copenhagen (Dinamarca)  Peter Ingwersen tornou-se professor de pesquisa em 2001 e Professor.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
GEOMETRIA DINÂMICA UMA NOVA ABORDAGEM PARA O APRENDIZADO DA GEOMETRIA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA.
Oficina Reações Químicas
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

BPR-5 Compilação: Rita Gonzales

BPR-5  Histórico A Bateria de Provas de Raciocínio – BPR-5 foi criada por Leandro Almeida e Ricardo Primi (1998) Originou-se da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPRD) construída por Almeida (1986, 1988) que, por sua vez, originou-se dos Testes de Raciocínio Diferencial de Meuris (1969) A BPR-5 foi criada para suprir uma carência de instrumentos de avaliação de aptidões, no Brasil Os testes tradicionalmente utilizados para a avaliação das aptidões eram a Bateria CEPA e o DAT, já desatualizados

BPR-5  utilidade A BPR-5 mostra-se útil em diferentes áreas de atuação psicológica:  Psicodiagnóstico  Seleção  Orientação profissional  Orientação escolar

BPR-5  utilidade e descrição do material A BPR-5 é um instrumento considerado eficiente e rápido para avaliação simultânea do raciocínio geral e das aptidões A Bateria é organizada em duas formas (A e B), com cinco subtestes cada, com o mesmo número de itens descritos em seguida

BPR-5  utilidade e descrição do material A Forma A da Bateria aplica-se aos estudantes da 6ª à 8ª série do ensino fundamental A Forma B aplica-se aos estudantes da primeira à terceira série do ensino médio As formas A e B compartilham itens para que no futuro possam ser feitos estudos de equiparação das notas

BPR-5  descrição do material A BPR-5 é composta de cinco subtestes:  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Prova composta por 25 itens (19 são comuns às Formas A e B) de conteúdo abstrato, envolvendo analogia com figuras geométricas, ou seja: A : B // C : (A,B,C,D,E) Tempo limite: 12 minutos

BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Composta por 25 itens (18 são comuns às Formas A e B), envolvendo analogia como na prova de raciocínio abstrato, contudo entre palavras A relação analógica existente entre um primeiro par de palavras deverá ser descoberta e aplicada de forma que identifique a quarta palavra entre as cinco alternativas de resposta que mantenha a mesma relação com uma terceira apresentada Tempo limite: 10 minutos

BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Composta por 20 itens (12 são comuns às Formas A e B), nos quais existem séries de cubos tridimensionais em movimento Os movimentos podem ser constantes, por exemplo, sempre para a direita, ou alternados, por exemplo, para esquerda e para cima

BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Tempo limite: 18 minutos Descobrindo-se o movimento, por meio da análise das diferentes faces, deve escolher-se entre as alternativas a representação do cubo que se seguiria se o movimento fosse aplicado ao último cubo da série

BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Tempo limite: 18 minutos Prova composta por 20 itens (12 são comuns às Formas A e B) na forma de séries de números lineares ou alternadas, em que o sujeito deve descobrir qual a relação aritmética que rege as progressões nas séries e aplicá-la respondendo quais seriam os dois últimos números que completam a série

BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Tempo limite: 15 minutos Prova composta por 25 itens (19 comuns às Formas A e B) constituída por gravuras que retratam um problema e opções de resposta. As questões são compostas por problemas práticos que envolvem conteúdos físico- mecânicos. A resposta é dada escolhendo-se entre as alternativas de resposta aquela que melhor responde à questão proposta pelo problema

BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Tempo = 18 minutos  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Tempo = 10 minutos  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Tempo = 12 minutos  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Tempo = 15 minutos  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Tempo = 18 minutos

BPR-5  descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV)  Extensão do vocabulário  Capacidade de estabelecer relações abstratas entre conceitos verbais  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA)  Capacidade de estabelecer relações abstratas em situações novas para as quais se possui pouco conhecimento previamente aprendido

BPR-5  descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM)  Conhecimento prático de mecânica e física (adquirido principalmente em experiências cotidianas e práticas)  Capacidade de integrar as informações em textos com a figura descritiva da situação-problema  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE)  Capacidade de visualização, isto é, de formar representações mentais visuais e manipulá-las, transformando-as em novas representações

BPR-5  descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN)  Capacidade de raciocinar indutiva e dedutivamente com símbolos numéricos em problemas quantitativos  Conhecimento de operações aritméticas básicas

BPR-5  Interpretação O escore geral (EG-4 ou EG-5) fornece dados sobre:  Serão encontrados escores em cada uma das cinco provas e um escore geral  A capacidade geral de raciocínio analítico para resolver problemas relativamente novos nos quais a solução depende minimamente de estratégias automáticas anteriormente aprendidas  A capacidade de manusear mentalmente um grande número de elementos de informação  A capacidade de planejar e executar efetivamente uma estratégia analítica-sintética de raciocínio diante de situações em que é necessário levar em consideração múltiplas variáveis

BPR-5  Interpretação Os escores nas cinco provas, além do significado geral fornecido pelo escore geral, indicam:  Capacidades específicas vinculadas ao tipo de representação mental proeminente em cada prova  Um resultado alto em uma das provas marcadamente diferenciado dos outros pode sinalizar uma especialização no conteúdo específico avaliado pela prova na qual se observou tal elevação

BPR-5  Pressupostos  A BPR-5 pretende avaliar a capacidade de raciocínio dos indivíduos, fortemente associado ao fator g, recorrendo a provas de conteúdo diverso Devemos lembrar que Spearman (1927) considera que toda a atividade intelectual exprime-se em um fator geral (g), comum a toda a atividade mental, e um fator específico (s) associado a tarefas individualizadas

BPR-5  Pressupostos A partir dessa perspectiva, o fator g define-se pela conjugação de três operações mentais: a apreensão da informação, a edução de relações e a edução de correlatos (generalização) O fator g é definido como a capacidade básica do indivíduo de estabelecer relações ou a capacidade para pensar abstratamente (Almeida, 1994; Ribeiro, 1998)

BPR-5  Pressupostos Carrol (1993) estudou quase todas as principais propostas de análise fatorial sobre a inteligência, publicados nas décadas de 20 a 80. Esse estudo resultou no modelo hierárquico de três estratos Os estratos representam níveis de generalidade das habilidades. Os fatores do primeiro estrato são mais específicos e organizam-se em sete fatores de segunda ordem mais abrangentes

BPR-5  Pressupostos Os fatores de segunda ordem se associam aos seguintes fatores:  Raciocínio – inteligência fluida - Gf  Linguagem – inteligência cristalizada - Gc  Memória e aprendizagem – Gsm  Percepção visual – Gv  Percepção auditiva – Ga  Recuperação de idéias – Glr  Velocidade de processamento cognitivo - Gs

BPR-5  Pressupostos Os fatores de segunda ordem relacionam-se entre si, dando origem ao estrato III, próximo ao que Spearman (1927) chamou de inteligência geral A ordem que os fatores aparecem indica a associação com o fator geral g: A inteligência fluida é a mais próxima do fator g e a velocidade de processamento cognitivo, a mais distante

BPR-5  correlação com o estudo de Carrol (1993)  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV)  Associa-se à inteligência fluida e à inteligência cristalizada, definida como a extensão e profundidade do conhecimento verbal vocabular e a capacidade de raciocinar utilizando conceitos previamente aprendidos  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA)  Associa-se principalmente à inteligência fluida definida como a capacidade de raciocinar em situações novas, criar conceitos e compreender implicações

BPR-5  correlação com o estudo de Carrol (1993)  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Associa-se, em parte, à inteligência fluida mas, principalmente, à capacidade de processamento visual definida como a habilidade de representar e manipular imagens mentais  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Associa-se à inteligência fluida e, em parte, à habilidade quantitativa, definida como a compreensão de conceitos quantitativos básicos, como soma, subtração, multiplicação e divisão e manipulação de símbolos numéricos  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Associa-se, em parte, à inteligência fluida e aos conhecimentos práticos mecânicos

BPR-5  Caso RM  Resultados no BPR- 5:  Informações gerais sobre o sujeito: 2a. Série do Ensino Médio, Escola Privada 2a. Série do Ensino Médio, Escola Privada PROVAACERTOSEPNPERCENTIL RA RV RM RE RN G

BPR-5  Caso RM  Seu desempenho supera 61% das pessoas com o mesmo nível de escolaridade com as quais seu desempenho foi comparado. Esse resultado sugere uma capacidade dentro das expectativas para resolver problemas relativamente novos os quais requerem a análise de informações apresentadas pela situação-problema, o relacionamento dessas informações, a criação de novas concepções abstratas e a dedução de respostas para o problema a partir dessas concepções  A avaliação das capacidades cognitivas por meio da BPR-5 sugere que RM demonstrou possuir uma capacidade geral média

BPR-5  Caso RM  Em relação ao perfil de capacidades específicas RM apresentou um perfil que sugere um importante desenvolvimento diferencial das capacidades cognitivas, indicando uma forte especialização em seu desenvolvimento cognitivo. O perfil nas habilidades específicas apresenta um marcado contraste entre as provas RV e RE  O desempenho geral sugere também capacidade média de planejamento e execução de estratégia analítica de raciocínio em situações nas quais é necessário o manuseio mental de um grande número de informações

BPR-5  Caso RM  Por outro lado, apresentou dificuldades em problemas que requerem a visualização, isto é, a formação e manipulação de representações mentais visuais. Tal especialização pode sugerir uma maior inclinação para as disciplinas da área de humanas que requerem maior raciocínio verbal e menor inclinação para as disciplinas da área de exatas. Esta informação merece ser considerada nos planejamentos futuros sobre a carreira profissional  RM demonstrou possuir capacidade muito superior à média em estabelecer relações abstratas entre conceitos verbais e conhecimento vocabular muito acima da expectativa para pessoas com o mesmo nível escolar (desempenho superior a 99% do grupo de referência)