PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
Advertisements

USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
Edna Maria Barbosa Arrebola
DESENVOLVIMENTO DE SUPORTE DIGITAL PARA GERENCIAMENTO DE CURSOS A DISTÂNCIA Pesquisadora: Kellen Stephany Batista Marques Orientador: Prof. Dr. Vicente.
Alessandra Grasiele ABORDAGEM COMUNICATIVA. Entre 1970 e 1980 professores e linguistas perceberam a capacidade de alunos em produzir sentenças gramaticalmente.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
O TÍTULO DO TRABALHO DEVE SER EM FONTE VERDANA, TAMANHO 64, LETRAS MAIÚSCULAS, EM NEGRITO SOBRENOME, Autor 1. (Orientando); SOBRENOME, Autor 2 (Orientador),
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
 Introdução  Metodologia  Resultados  Conclusão Bolsistas ID: Amanda Lorenzzi; Debora Ventramelis; Elivelton Custodio de Oliveira; Jesse Ulisses Bertolo;
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Escola de Educação Básica Teresa Ramos Corupá 2010.
A GINÁSTICA NO PERCURSO ESCOLAR DOS INGRESSANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EFI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ E DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
ENSINO DE ORIENTAÇÃO, SOB QUAIS CONDIÇÕES? AUTORES: MAURICÉIA SILVANA BATISTA/UFRN – ANA BEATRIZ DE BRITO/UFRN –
A importância das TIC Com a partilha de experiências surge, não só, um conhecimento mais optimizado das TIC, como também, uma relação interpessoal, mais.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
EEB ALMIRANTE BOITEUX ARAQUARI/SC Diretora: Dinacarla Bittencourt Nascimento Assessoras: Roseli Boico Sandra Virginia Montuori Sandra Virginia Montuori.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
EEF ALEXANDRE ANTONIOLLI FAXINAL DOS GUEDES-SC Professores: Helga Corrêa Dal Bó Marin Luzitan Orso Zancan escolaalexandreantoniolli.blogspot..com.
INDENTIFICAÇÃO Nome do discente: nome em itálico Nível: em itálico Agência da bolsa: em itálico Data do início da bolsa: em itálico Linha de pesquisa do.
PROJETO DE LEITURA – O MUNDO CABE EM UM LIVRO X SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO À DOCENCIA E VII ENCONTRO INTEGRATIVO DO PIBID/UFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO.
GT DE PEDAGOGOS Março/2011. Apontamentos do GT de Fevereiro/2011: As dificuldades para sistematização das práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
I METODOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO OBJETIVOS INTRODUÇÃO RESULTADOS OBTIDOS Estimular os alunos a terem mais interesse em matemática, onde possam reconhecer.
O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA O TEATRO NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO MÉDIO: A ARTE DE EXPRESSAR A NARRATIVA.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO-SC Acadêmicas:
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
O uso de um fórum de discussão para desenvolver atividades colaborativas. Autores Autores: BARBOSA, Rommel Melgaço SANTOS, Ieda.
Apoio e Agradecimentos AS INTERAÇÕES DISCURSIVAS ENTRE PROFESSOR E ALUNO EM AULAS DE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS Arthur Tadeu Ferraz –
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
OFICINA: SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM Texto: Meu primeiro beijo.
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO DE MINAS GERAIS SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE CORONEL FABRICIANO PROJETO DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ELIZETE FREITAS MELLO DIRETORA DE GESTÃO DE PESSOAS 1.
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Inserir empreendedorismo em todos os níveis da educação formal, no ensino público e privado, desenvolvendo no Paraná uma cultura empreendedora.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Ensino tradicional.
Socialização das aulas nas salas inclusivas. OBJETIVO DO TRABALHO DE PESQUISA EM SALA INCLUSIVA 1-Nas construções de conceitos 1-Nas construções de conceitos:
Formação complementar de Líderes Prof2000 Tecnologias de Informação e Comunicação e animação de espaços escolares de ensino aprendizagem.
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
PROJETO DE PESQUISA ACADÊMICA ROTEIRO Curso: Gestão de Eventos - UNIFACS Profs.Aroaldo Haffner e Rúbia Almeida 2008.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
CURSO SECUNDÁRIO DESPORTO. Objeto e Âmbito experiência-piloto, no quadro da diversificação da oferta formativa, no âmbito das ofertas de cursos de educação.
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: breve retrospectiva histórica Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva (UFMG/CNPq/FAPEMIG.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
A Interculturalidade na Formação do Secretário Executivo
Celso Favaretto. Pesquisador, Doutor em Filosofia, concentração em estética, pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Filosofia e Estética em.
Transcrição da apresentação:

PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora: Drª Valdirene Zorzo-Veloso INTRODUÇÃO Nosso trabalho teve como objetivo apresentar a Cultura hispano-americana aos alunos do primeiro ano do curso de Espanhol do CELEM (Centro de Línguas Estrangeiras Modernas) no Colégio Dario Vellozo. De maneira lúdica e descontraída, convidando-os a refletir sobre a diversidade cultural juntamente com a percepção de aprender uma língua estrangeira. Através desse trabalho os alunos puderam se expressar através da arte e transmitir seus conhecimentos sobre a cultura Hispano-americana. _ Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. OBJETIVOS Despertar o interesse dos alunos para uma nova cultura e ensinar uma língua estrangeira de maneira lúdica e agradável, por meio da interdisciplinaridade, envolvendo arte e novas tecnologias. Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. METODOLOGIA Para a execução desse trabalho fizemos uma pesquisa prévia das principais referências culturais de cada país de língua espanhola e suas respectivas particularidades. Usamos para tanto o acesso a internet em sala de aula possibilitando aos alunos um maior rapidez no resultado de suas pesquisas. Cada grupo de alunos escolheu um país o qual gostariam de pesquisar. Feitas as respectivas pesquisas, cada aluno confeccionou uma máscara representando a cultura de cada país. Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. CONSIDERAÇÕES FINAIS Foi oportunizado, aos alunos, um ambiente de criação e de inovação a fim de provocar interação, experiências tecnológicas e um ensino intercultural. O professor verificou a importância de aulas diferenciadas e valorizou a criatividade do aluno. No coletivo, alunos e professor tiveram um momento para (auto)avaliar todo o processo de ensino e aprendizagem e toda comunidade escolar conheceu o trabalho realizado pelo CELEM e PIBID. RESULTADOS Como resultado de nosso trabalho pudemos observar que o uso da interdisciplinaridade e o acesso as TICs, tornou o aprendizado mais efetivo e prazeroso. Observamos ainda que o nível de envolvimento no trabalho por parte dos alunos foi muito positivo. Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte mínimo de 24 e máximo de 30, espaçamento simples. BIBLIOGRAFIA PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência da Educação.Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira Moderna. Curitiba, ZORZO-VELOSO, Valdirene F. Enseñar español después de agosto de 2005:desafíos y perspectivas. In: El Español em línea de mira: enlaces linguísticos, literarios y metadológicos.Londrina: UEL, FERREIRA, Cláudia Cristina.(Inter)culturalidade em prol da competência comunicativa na aula de línguas estrangeiras ou línguas adicionais. In: Tessituras teórico-metodológicas sobre o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras: conjugação entre saberes e fazeres. Londrina:UEL, Todo o corpo do texto deverá utilizar fonte Arial, justificado, tamanho de fonte ¨20, espaçamento simples. C Centro de Letras e Ciências Humanas Imagem 1 – Alunos do primeiro ano do CELEM preparando as máscaras de papel. Fotos: Cristiane Marque Araújo. Imagem 2: Resultado do trabalho realizado pelos alunos: