DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.)
Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas nem sempre se pensou assim
Ensino superior no Brasil A partir de 1820: Escolas Régias Superiores MEDICINA: SALVADOR
ESCOLAS RÉGIAS SUPERIORES DIREITO: OLINDA
ESCOLAS RÉGIAS SUPERIORES ENGENHARIA: RIO DE JANEIRO
MODELO DE ENSINO Profissionalização Buscar os profissionais mais capazes para ministrar aulas em sua área de atuação PRINCÍPIO: “Quem sabe, sabe ensinar” (automaticamente) Modelo centrado no professor e não no aluno. Este modelo persiste até hoje
Proposta hoje A formação de profissionais sob a ótica da totalidade As instituições são responsáveis pela formação de seus membros como cidadãos (seres humanos e sociais) e profissionais competentes
DIÁLOGO Diálogo entre professores e alunos propiciando situações favoráveis ao desenvolvimento dos aprendizes nas diferentes áreas:. do conhecimento. no aspecto afetivo/emocional. nas habilidades atitudes e valores
O impacto da revolução tecnológica sobre a formação dos profissionais Há novos espaços de produção do conhecimento. O avanço tecnológico faz com que todas a profissões se revejam revendo também a formação de seus profissionais. É importante incorporar recursos tecnológicos à formação além da capacidade crítica na utilização desses recursos e novas tecnologias
Importantes linhas de ação na formação: formação profissional simultânea com a formação acadêmica, por meio de currículo dinâmico e flexível, que integre teoria e prática, numa outra organização curricular que não aquela que acena apenas para estágio; revitalização da vida acadêmica pelo exercício profissional; desestabilização dos currículos fechados, acabados e prontos; dimensionamento do significado da presença e das atividades a serem realizadas pelos alunos nos cursos de; Ênfase na formação permanente (para a vida toda)
Desafios A tecnologia será importante para nos forçar a fazer coisas novas e não para fazermos melhor as coisas velhas. Revisão dos currículos: os novos perfis de carreiras, flexibilização e desestabilização de currículos fechados e acabados. As competências desse/a professor/a serão revistas
COMPETÊNCIAS PARA A DOCÊNCIA DE ENSINO SUPERIOR: AS COMPETÊNCIAS:
COMPETÊNCIAS SER COMPETENTE EM UMA DETERMINADA ÁREA DO CONHECIMENTO Domínio cognitivo e trabalho de pesquisa DOMÍNIO DA ÁREA PEDAGÓGICA: processo de ensino/aprendizagem o professor como conceptor e gestor de currículo relação professor/aluno e aluno/aluno domínio da tecnologia educacional
O EXERCÍCIO DA DIMENSÃO POLÍTICA É IMPRESCINDÍVEL Cidadania/coletividade Transformação social Impacto social