Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
Advertisements

Administração de Recursos Humanos Recrutamento. 2 Conceito: conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados.
Introdução POO Thiago Medeiros Sistemas de Informação Definição: Sistemas de Informação é uma combinação de pessoas, dados, processos, redes de.
Práticas de Manutenção II Curso Técnico de Eletromecânica Prof. Paulo A Baltazar Ramos, IFB Planejamento da Manutenção.
Introdução à Bioestatística
Estudos Interdisciplinares de Técnicas de Pesquisa Acadêmica: Éricka Reis Barros.
© 2013 Pearson. Todos os direitos reservados.slide 1 Capítulo 8 Identificação de segmentos de mercado e seleção de mercados-alvo.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Método para Estudo e Intervenção nas Organizações Forma de intervenção nas organizações.
INDICADORES SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO DE PESSOAS E POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Capacitação Funcional 05/08/2010.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Gerência de Projetos. Benefícios Obtidos com GP Benchmark de problemas mais comuns em projetos.
SANTOS, Cláudia Mônica dos. & NORONHA, Karine
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
Nosso Objetivo: “garantir aos nossos clientes um atendimento diferenciado na Gestão de Pessoal, com rapidez, confiabilidade e segurança.
Suportes (Tecnologia da Informação) Integrantes: Fernando de Oliveira João.
Pesquisa Social.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Daniel Ramos Nogueira Metodologia do Trabalho Científico #07 1.
Introdução a Pesquisa Científica
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria 3º Encontro de Formação da Câmara Técnica 11 de março de 2016.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Baseado em transparências de aula dos professores César Salim, Claúdio Nasajon, Daniela Abrantes, José Dornelas, Sandra Mariano e Verônica Mayer IV JORNADA.
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
Gestão da Segurança da Informação e Série ISO/IEC 27000
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Elementos preliminares de monografias  O objetivo de pesquisa  A revisão bibliográfica  O problema (idéia de pesquisa)  O método de pesquisa  A justificativa.
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Análise de Investimentos A Decisão de Investir As decisões de investimento envolvem a elaboração, avaliação e.
SIG – Sistemas de Informações Gerenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Tipos de Pesquisa ObjetivosAplicações Vantagens e Desvantagens.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
CONCEITOS NA ANÁLISE DE SISTEMAS ANÁLISE É O ESTUDO DE UM PROBLEMA QUE ANTECEDE À EXECUÇÃO DE UMA AÇÃO. ANÁLISE DE SISTEMAS NO DOMÍNIO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO.
Pesquisa de Mercado Prof. Cláudio Zanutim. Objetivo Definir as metodologias para o desenvolvimento de pesquisas de mercado, para lançamentos de novos.
O Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde/ AB – Região Metropolitana Grande Florianópolis Fpolis,
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
ANÁLISE DA EVOLUÇÃO CONCEITUAL DE "BIBLIOTECA ELETRÔNICA, DIGITAL, VIRTUAL E POLIMÍDIA, NO PERÍODO DE 1993 A 2004 NA LITERATURA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO.
OLIVEIRA, JANE S.; QUEIROZ SALETE L. Comunicação e Linguagem Científica: guia para estudantes de química, Campinas: Átomo, 2007, 109 p. Capítulo 4: LOCALIZANDO.
Por que Aprender? Prof. José Anizio Marim PUC-Campinas.
INSTITUCIONAL Treinamento de Formação Básica Fev-14INSTITUCIONAL Fev-14.
1 O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO O PROJETO DE PESQUISA E SUA EXECUÇÃO Profª Miracy B S Gustin Faculdade de Direito -UFMG.
Unidade II Organizações e SI Estrutura, Cultura e Mudança Organizacional Abordagem Sócio-técnica Reengenharia, Melhoria Contínua, Gestão da Qualidade Total,
POLÍTICAS SOCIAIS E SAÚDE SEMINÁRIO NACIONAL AS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS E A INCLUSÃO DA PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA.
ALVARO PEREIRA. A apresentação do percurso da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados e encontra-se dividido.
PESQUISA CIENTÍFICA -Aula 3- Prof. Alexandre Paiva da Silva Pombal – PB; Abril de 2013.
Adm. de Recursos Humanos ASPECTOS INTRODUTÓRIOS Vamos conhecer o terreno? Adm. MsC. FIBIA BRITO GUIMARÃES
Pesquisa-Ação - (PA) Prof. Gilberto de Andrade Martins Agosto/2008.
Aula 8: Pesquisa-ação.
Fundamentos da Administração
Método para seu projeto Profa. Dra. Marina Moreira.
Tipos de pesquisa. Metodologia Tipo de Pesquisa Coleta de Dados.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Maria Izabel de Freitas Filhote defesadotrabalhador.blogspo...trabalhadores.jpg412 x k - jpg ANAMNESE OCUPACIONAL.
Área de Projecto ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO DE HOLANDA Ano Lectivo 2009/2010.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Ana Virginia R. Veríssimo Processo Administrativo Planejamento.
Indicadores de Saúde Conceito
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Elaboração de Projeto de Pesquisa
Universidade e Pesquisa Importância da disciplina no 3º grau
Estrutura Tributária 1.Princípio da Neutralidade: obtido quando não alteram os preços relativos, minimizando sua interferência nas decisões econômicas.
ORÇAMENTO BASE ZERO.
Capítulo 5 S&OP - Planejamento de vendas e operações (Sales and operations planning)
Transcrição da apresentação:

Abordagem tradicional de estudos de usuários Lívia Ferreira Coutinho Alonso Carlos Alberto Ávila Araújo 26 de agosto de 2011

Participação do usuário no desenvolvimento de sistemas Usuário – razão da existência da informática Tecnologia digital – facilitar o trabalho Abordagem tradicional de SIs – fatores técnicos – não engloba fatores sociais e psicológicos Custo disso: risco do não uso, subuso ou sabotagem Novas abordagens: – participação dos usuários no desenvolvimento dos sistemas para evitar problemas futuros – usuário conhecedor de sua rotina de trabalho

Participação do usuário no desenvolvimento de sistemas

Características dos EU o que os indivíduos precisam em matéria de informação as necessidades de informação por parte dos usuários estão sendo satisfeitas de maneira adequada “Estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação ou então para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada.” na previsão da demandamudança da demanda recursos necessários na época adequada “São estudos necessários também para ajudar a biblioteca na previsão da demanda ou da mudança da demanda de seus produtos ou serviços, permitindo que sejam alocados os recursos necessários na época adequada.” (FIGUEIREDO, 1994, p. 7)

Identificando personagens Usuário “ a pessoa, ou grupo de pessoas que interagem com o sistema durante o funcionamento do seu negocio” Tipos de usuários – Tom DeMarco – operador do sistema – responsável pelo sistema – dono do sistema Tipos de usuários – Yourdon – Por tipo de função: operativo, supervisor, executivo – Por tipo de experiência: amador, novato, perito

Identificando personagens Analistas voltados para o negócio: responsáveis pela definição e controle da missão e dos objetivos da organização Analistas voltados para a área técnica: responsáveis pela utilização da informática, definindo os sistemas de informação, plataformas para métodos de desenvolvimento, etc; Lacuna Analista Inicialmente necessidade apenas de automatização – analista de sistemas e programadores Retorno financeiro a tecnologia pode trazer – analistas da área de negócios Eficiência das tecnologia – analistas da área técnica

Usuários x analistas Ponto de vista do usuário: 1.Não crê na tecnologia 2.Não entende o analista, pois o acha muito técnico 3.Vê o sistema sob o seu ponto de vista 4.Imagina que o analista saiba de tudo Ponto de vista do analista: 1.O usuário nunca sabe o que quer 2.O usuário sonega informações 3.O usuário é indisponível ao analista

Fases dos E.U. Primeira fase ( ) – Estudo do uso da informação pelos cientistas (ciências puras) e engenheiros – Planejar serviços adequados de informação – Levantamento de dados quantitativos através de questionários e entrevistas. – Resultado contraditórios – Meta remota a ser atingida

Fases dos E.U. Na década de 40 mudança nos estudos de usuários Atitude passiva X atitude ativa Característica – Estudos orientados ao uso de um centro de informação (um serviço ou instrumento ou todo o processo) – Estudos orientados aos usuários (características dos grupos)

Fases dos E.U. Segunda fase (1965-meados déc 70) Técnicas de observação indireta Maior conhecimento sobre como a informação é obtida e usada Pouco impactos planejamento dos sistemas Terceira fase (década de 1970) Cientistas sociais e administradores governamentais Maior estudo sociológico

Descobertas dos E.U. Resultados dos E.U. não são generalizáveis Métodos preferidos para busca de informação – Biblioteca pessoal – Procurar o material no edifício onde se acha – Visitar uma pessoa próxima Motivos pelos quais não se usa um SI – Não sabe a existencia – Não sabem utilizar (pontos de acesso) Os SI são escolhidos para uso por acessibilidade e facilidade - princípio do menor esforço

Descobertas dos E.U. Fatores que levam a buscar informação – Atualização periódica – Solução de um problema de momento Variáveis que interferem no uso de Sis – Função do individuo na organização – Tamanho da organização – A qualificação do individuo – Local do emprego Canais mais utilizados (formais e informais) – Periódicos – Serviços de índices e resumos – Artigo de revisão – Citações – Livros A utilidade dos canais é determinada pelas variáveis

Descobertas dos E.U. Descoberta dos colégios invisíveis Atividades que os SIs deveriam fazer: – facilitar comunicação informal – Ensinar métodos e técnicas de organização – Revisões criticas

Limitações dos E.U. E.U. são difíceis porque precisam de respostas lógicas que possam ser interpretadas quantitativamente e resultar em aplicações práticas Problema metodológico: afirmações do usuário x resultado da observação Amostragens ruins Mais importante que melhorar metodologia é melhorar os modelos teóricos Necessidade de justificar os gastos com os SIs

Exemplos de E. U.

Avaliação do uso do Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas: um serviço de informação destinada à microempresa brasileira RAMOS, CARVALHO, CUNHA Ci. Inf., Brasília, v. 35, n. 3, p , set./dez. 2006

Elaboração e aplicação de instrumentos para avaliação da base de dados Scopus Mesquita, Brambilla, Laipelt, Maia, Vanz, Caregnato Perspect. ciênc. inf., Belo Horizonte, v.11 n.2, p , mai./ago. 2006

Comportamento de busca na Internet: um estudo exploratório em salas comunitárias Furnival, Abe Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, n. 25, 1º sem.2008