UNIBAHIA – UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COEPP – Coordenação da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Curso: Lato Sensu em Didática para o.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bolsista: Christoph de Freitas Santos Orientador: Eduardo Vergolino
Advertisements

FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Organização Curricular da Escola
Seminário de Avaliação da Faculdade de Farmácia
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Formas de Planejamento
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
IFSEMG-JF ORGANOGRAMA DE TRANSIÇÃO
Flexibilização Curricular
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE DIREITO TRABALHO DE CURSO O TRABALHO.
A Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos - SBDG é uma entidade sem fins lucrativos que fornece subsídios técnicos, científicos e vivenciais a pessoas.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BAURU-FATEC Curso de Tecnologia em TÍTULO:subtítulo Nome do aluno Orientador Bauru-2011.
Formação de Professores na UFMS:
Cristina Silva Rodrigues Projeto Político Pedagógico:uma perspectiva de mudança nas Unidades Integradas de Raposa São Luis 2006.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba IV Mostra de Pesquisa e Extensão Título do projeto Coordenador: Bolsista(s) e voluntários.
Universidade Federal de Uberlândia
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
CECAE Coordenadoria Executiva de Cooperação Universitária e de Atividades Especiais da USP 25 de abril de 2003 Escola Politécnica Prof. Sérgio Muniz Oliva.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
Linha do Tempo da EaD no Brasil
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Oficina 3 Pesquisa Exploratória Docente: Marilúcia Magalhães Santos Discente: Rejane Souza da Paz.
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
Logo escola Curso de elaboração de projetos Formadores: nome professor de informática nome do colega pedagoga Proinfo 2010.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Concepções em Educação Matemática
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Campina Grande Outubro 2015
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
OFERTA DE MATÉRIAS Oiapoque-AP Dezembro/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CAMPUS BINACIONAL OIAPOQUE CURSO DE PEDAGOGIA Ofertas de matérias referente.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional Discente: Cristiane Regina Santos Docente: Gilca dos Santos Vilarinho.
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
Universidade Federal de Alagoas
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
1 UNIBAHIA – FACULDADES INTEGRADA IPITANGA COEPP – Coordenação de Extensão Pesquisa e Pós- Graduação. CURSO – Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Programa de Incentivo à Educação do Governo Federal: FIES, PRONATEC e Ciência sem Fronteiras HELENA B. NADER 05/08/2015.
UNIBAHIA - UNIDADE BAHIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Orientador: Prof. MSc. Edimar Caetité Junior MARCIO ANTÔNIO DA SILVA SANTOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO.
O SISTEC é o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação. Disponibiliza, mensalmente, informações.
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
PROJETO DE PESQUISA EM CONTABILIDADE. FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS ORIENTADOR: EDIMAR CAETITÉ JR. CO-ORIENTADOR: MARINEIA.
PROJETOS PEDAGÓGICOS E CURRÍCULOS DE CURSOS SUPERIORES PROFESSOR: JOSÉ CARLOS MENDES MANZANO.
Transcrição da apresentação:

UNIBAHIA – UNIDADE BAIANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COEPP – Coordenação da Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação Curso: Lato Sensu em Didática para o Ensino Superior Componente Curricular: Metodologia da Pesquisa EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO Discente: Wellington Reis Santiago Docente: Msc. Edimar Caetité Junior

METODOLOGIA NO EMPREENDEDORISMO EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA TEMA

PROBLEMA É possível aprender a ser um empresário na escola?

Aplicar o empreendedorismo na educação como ferramenta para grandes mudanças organizacionais, tecnologicas, econômicas, sociais e culturais. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OBJETIVO GERAL

Analisar os métodos e técnicas de ensino, ao nível da economia local e nacional, onde a maioria dos estudantes de empreendedorismo, ao ingressarem no curso pensam no imediato, na abertura da sua própria empresa. METODOLOGIA

REFERENCIAL TEÓRICO Neste âmbito, os diferentes estudos e linhas de investigação prestam contributos distintos, mas igualmente valiosos e positivos, para o estudo do ensino do empreendedorismo. (BOLZAN, 1998, p.98).

O empreendedorismo na educação tem que ser bem planejado para que seja alcançadas todas as metas desejadas,(SANTOS R. 2007, p.74). REFERENCIAL TEÓRICO

REFERÊNCIAS: BOLZAN, R. O Conhecimento Tecnológico e o Paradigma Educacional, Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, SANTOS, R. Projetos e relatórios de pesquisa Empreendedorismo. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.