Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa

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Estruturas Organizacionais Tradicionais
Transcrição da apresentação:

Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa UNIDADE 3 Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa

Estruturas Organizacionais Tradicionais FUNCIONAL DIVISIONAL/PROJETOS GEOGRÁFICA MATRICIAL

Tipos de Departamentalização Por Funções: agrupam as atividades da organização de acordo com as grandes funções desempenhadas; Por Produtos ou Serviços: uma departamentalização orientada para as vendas e que leva a uma descentralização do poder de decisão. Por Clientes: a divisão das tarefas é feita em função das atividades que têm por objeto o mesmo segmento de mercado. Por Áreas Geográficas: consiste em agrupar as tarefas da organização em departamentos correspondentes às regiões onde vão atuar. Por Projetos: este tipo de divisão de tarefas aplica-se em situações onde o empreendimento é de grande envergadura.

ESTRUTURA FUNCIONAL

CADA DEPARTAMETNO CORRESPONDE A UMA FUNÇÃO PRINCIPAL: ESTRUTURA FUNCIONAL CADA DEPARTAMETNO CORRESPONDE A UMA FUNÇÃO PRINCIPAL: “QUANDO USAR?” Organizações pequenas/ médias Um ou pouco produtos Ambiente externo estável Meta = Eficiência interna DESVANTAGENS: Respostas lenta às mudanças Baixa flexibilidade; Baixa cooperação interderpartamental; Visão restrita da organização VANTAGENS: Economia de escala; Boa coordenação Intradepartametal; Desenvolvimento de habilidades Funcionalidades.

ESTRUTURA DIVISIONAL PROJETOS

ESTRUTURA DIVISIONAL PROJETOS

ESTRUTURA GEOGRÁFICA

ESTRUTURA GEOGRÁFICA

ESTRUTURA MATRICIAL

ESTRUTURA MATRICIAL

EMPRESA IDEAL: ser eficiente e eficaz ao mesmo tempo Eficiência Eficácia Ênfase nos meios Preocupação com métodos e procedimentos Melhor aplicação dos recursos Executar corretamente uma tarefa Resolver problemas EX: Jogar futebol Estudar muito e não faltar Ênfase nos fins Preocupação com resultados Melhor alcance dos objetivos Executar a tarefa que é importante Atingir objetivos Marcar Golos Passar de ano

GESTÃO ESTRATÉGICA Quem somos? O que queremos ser? Qual a melhor forma para chegar para onde queremos chegar? Quais são as nossas forças e fraquezas especiais? Qual a melhor forma de tirar proveito das nossas forças e evitar as ameaças? O que fazem de especial os nossos concorrentes? Quais são as forças e fraquezas dos nossos principais concorrentes? Quais são as oportunidades e principais ameaças no nosso negócio? De que forma reagirão os nossos concorrentes à nossas estratégias ?

BENCHMARKING “Instrumento de apoio à melhoria do desempenho das organizações de modo a conquistar a sua superioridade em relação à concorrência, de modo a conduzi-la à liderança”

BENCHMARKING “ Processo contínuo e sistemático, que visa permitir às organizações a comparação das suas performance e respectivas funções ou processos face ao que é considerado “ o melhor nível”, visando não apenas a equiparação dos níveis de performance, mas também a sua ultrapassagem”

ESTRUTURAS EMERGENTES Horizontal Equipes Redes Virtuais Híbridas