Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.

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Transcrição da apresentação:

Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP

M1 - Gestão por competências M2 - Competências gerenciais M3 - Formação de multiplicadores M4 - Aplicação de dinâmicas de grupo M5 - Negociação de conflitos M7 - Inteligência emocional corporativa M8 - Tomada de decisão gerencial M9 - Harmonia organizacional M10 - Gestão de Equipes aplicada M6 - Sustentabilidade 2 Módulos iniciais 8 Módulos especiais 2 Módulos didáticos 4 Módulos temáticos 2 Módulos extra

M9 M8 M7 M6 M5 M3 M2 M1 M10 M4 Módulos iniciais Módulos didáticos Módulos especiais Módulos temáticos Módulos extra GEqão

GEq - MÓDULO 4: APLICAÇÃO DE DINÂMICAS DE GRUPO

GEq M4 GEq MÓDULO 4 CONTEÚDO Dinâmica de grupo X atividade dinâmica Dramatização x problematização: mecânica da criação de atividades dinâmicas Escolha da atividade dinâmica mais adequada ao cenário e público alvo: revisão das dinâmicas finais dos Módulos 1 e 2 Improvisação X sequência pré-definida de roteiro e plano de aula

DINÂMICA DE GRUPO X ATIVIDADE DINÂMICA GEq M4

DINÂMICA DE GRUPO X ATIVIDADE DINÂMICA Dynamis (palavra grega) = Energia, Força, Ação. Dinâmica de Grupo = Atividade com começo, meio e fim. Atividade Dinâmica = Dinâmica + Energia

MECÂNICA DA CRIAÇÃO DE UMA ATIVIDADE DINÂMICA Improviso Olhar crítico Sintonia com o grupo Dramatização Espaço Equipamento Material INÍCIO MEIO FIM EFICÁCIA (método) EFICIÊNCIA (processo) EFETIVIDADE (resultado) Prá quê? Prá quem? Com quem? Como? Onde? Por quê? INÍCIO MEIO FIM APLICABILIDADE X FINALIDADE GEq M4

OBRA (Título e Subtítulo)AUTORESEDITORAEDANOPGs 100 Jogos para Grupos (uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas) Ronaldo Yudi, K. YozoÁgora8ª Dinâmica de grupo (treinamento em Dinâmica de Grupo no lar, na empresa e na escola) Lauro de Oliveira LimaVozes1ª Jogos de EmpresasMaria Rita Miranda GramignaPearson1ª Jogos e Técnicas Vivenciais nas Empresas - Guia Prático de Dinâmica de Grupo Marise JalowitizkiMADRAS1ª Manual de Técnicas de Dinâmicas de Grupo de Sensibilização de Ludopedagogia Celso AntunesVozes13ª LEITURAS SUGERIDAS GEq M4

MÓDULO 1: Jogo das bolinhas 1.Discussão dos tópicos do M1 2.Escolha de líder 3.Exclusão/troca de membros entre grupos 4.Discussão de meta x acompanhamento do desempenho 5.Avaliação de resultado x troca de líder 6.Meta compartilhada GEq M4 DINÂMICAS CONCLUSIVAS

GEq M4 MÓDULO 2: Autópolis 1.Discussão dos tópicos do M2 2.Integração de turmas/escolha de representantes 3.Elaboração do projeto da caminhonete e apresentação 4.Realinhamento e nova apresentação 5.Disputa pela escolha do projeto 6.Conclusão DINÂMICAS CONCLUSIVAS

GEq M4 DINÂMICAS CONCLUSIVAS MÉTODO PROCESSO RESULTADO Jogo Debate para escolha do Líder Discussão Manutenção (ATIVIDADE DINÂMICA) Integração Planejamento Liderança (Discussão dos Tópicos do M1) META M1 Jogo Representante do Grupo Discussão Projeto (ATIVIDADE DINÂMICA) Comunicação Relações Grupais Criatividade (Discussão dos Tópicos do M2) Em aberto M2

1. PREPARAÇÃO DO AMBIENTE DE TREINAMENTO 2. NÃO DAR NOVAS COMANDAS APÓS A PRIMEIRA, NÃO SOBREPONDO ORIENTAÇÕES 3. DEFINIÇÕES DE PAPÉIS: SEGUIR A DIVISÃO DOS TRABALHOS NO GRUPO 4. NÃO PERMITIR “LACUNAS” NA SALA DURANTE A APLICAÇÃO GEq M4 9 DICAS BACANAS

5. RETOMADA DA ATIVIDADE 6. CRIAÇÃO DE “CLIMA” PROPÍCIO À APLICAÇÃO DA DINÂMICA 7. ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES 8. EVITAR “MISTÉRIOS” E ATROPELOS NA COMANDA 9. NÃO SOLTAR A COMANDA ATÉ TER A ATENÇÃO DE TODO O GRUPO GEq M4 9 DICAS BACANAS