Viabilidade do Plano de Negócios Direitos reservados- Softex
O Plano de Negócios Forma de pensar sobre o futuro do negócio: –Onde ir, como ir rapidamente –O que fazer durante o caminho para diminuir incertezas e riscos Descreve a oportunidade de um negócio: –Porque a oportunidade existe e porque o empreendedor e sua equipe tem condições de aproveitá-la –Como o empreendedor (e equipe) pretende agarrá-la Instrumento de negociação interna e externa, para administrar a interdependência É mais um processo do que um produto Não é o negócio - Não é imutável
14 Análise FLUXOGRAMA DO PLANO DE NEGÓCIOS Análise do setor Análise do mercado Informações s/ produto Informações s/ empresa Estratégia de mkting Projeto e Desenvol Produção Projeção financeira Análise dos riscos Levantamento de dados Formulação da estratégia Previsão de resultados
1 O ciclo do empreendimento Motivação do empreendedor Auto-realização $
2
3 Mercado
4 Necessidades
5 Oportunidades
6 Necessidades Oportunidades Caos-crises
7 Necessidades Idéia! Oportunidades Caos-crises
8 Necessidades Idéia! Oportunidades Caos-crises $
9 Idéia! Oportunidade ( )
10 Idéia! Teste de conceito ? O que pensa da idéia? O projeto é bom? O produto/serviço satisfaz ?
11 Teste de conceito ? Protótipo
12 Teste de conceito ? Protótipo Teste de utilidade Compraria o produto/serviço ? Quanto pagaria? Onde gostaria de comprar?
13 Teste de conceito ? Protótipo Teste de utilidade Teste de mercado
14 Teste de conceito ? Protótipo Teste de utilidade Teste de mercado Analise Financeira
15 Clientes Teste de mercado Quantas pessoas irão consumir? Quais os hábitos do consumidor? Qual o território de vendas? Qual o canal de distribuição? Como se comporta a concorrência?
16 Clientes Teste de mercado Territórios
1 Clientes Teste de mercado Territórios Concorrência
2 Clientes Estratégias Teste de mercado Territórios Concorrência
3 Estratégias Produção
4 Estratégias Organização Produção
5 Estratégias Organização Marketing Produção
6 Estratégias Previsões Organização Marketing Produção
7 Razoáveis Ruins Previsões OK!
8 Previsão OK! ? Plano de Negócios
9 Negociação Bancos/ investidores Serviços/ Consultores Sócios/parceiros /distribuidores/ Análise risco
10 Abertura da empresa
11 Posta em marcha
12 Lançamento do produto Início das vendas
O ciclo do empreendimento Motivação do empreendedor Auto-realização $