Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Marketing Digital. Comunicação no Terceiro Setor Qual a importância? É possível? Quem pode fazer? Quais os benefícios da comunicação? Como pode ser feito?
Advertisements

Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Progetec: Luzia Bento Soares Multiplicadora: Dirce Camilloti.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Aprendizagem autêntica, Tecnologia e Inovação em Ciências –
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Pet-Saúde graduaSUS - Enfermagem
Angelita Marçal Flores
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Práticas interativas de comunicação
NOVAS TECNOLOGIAS 4.4 COMUNICAÇÃO.
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
Visão geral do 2º semestre de 2015
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Ler e Escrever: Desafio de todos
O deslocamento do recuperar para o ver
desafio de pesquisar na rede
Metodologia do Ensino de Física I
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Diário de bordo Ana Beatriz Lemos
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
Mediação Tecnológica: ferramentas interativas utilizadas nos cursos profissionalizantes da UEMA Ilka Serra - UEMA.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
EDUCAÇÃO CORPORATIVA:
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Ferramentas da educação online
Uso das Ferramentas Tecnológicas
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Fórum - Unidade I - Sua experiência
REDE EDUCAR 2017.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
Ferramenta Pedagógica
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Centro Universitário Internacional Uninter
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO E NO TRABALHO
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
Titulo: Cidade da luz: Eletrificação do Rio de Janeiro Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)  Autores: Alessandro.
Tecnologias, Culturas, Linguagens, Empreendedorismo e Inovação. TEMA Novum Trivium Tecnologias, Culturas, Linguagens, Empreendedorismo e Inovação.
Orientações de estágio
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores

1 Apresentação Coletivo virtual de educadores interessados em estudar, debater e trocar experiências. Lançado em 2010, ambiente moodle, mediado por profissionais da área, incorpora redes/mídias sociais Disponibiliza materiais de apoio, fontes de pesquisa, atividades práticas e espaço para registro do aprendizado

GRUPO DE ESTUDOS ≠ CURSO INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS REFLEXÃO TÓPICOS TEÓRICOS DEBATE ATIVIDADES PRATICAS PERCURSOS VARIADOS FLEXIBILIDADE INTERESSE SIMULTANIEDADE EVENTOS ONLINE WEB 2.0 REDES SOCIAIS TEMAS GERADORES Conceito

MUNDO DIGITAL GERAÇÕES INTERATIVAS INOVAÇÃO PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO DE USO DAS TIC Sala de estudos – tópicos teóricos sobre o tema Atividades práticas – sugestões de projetos, mídias sociais, pesquisas e experiências para conhecimento e experimentação Sala de estar – debate entre os participantes (fórum) Espaço para registro – diário de bordo e questionário auto-avaliativo Estrutura

4 Idéia-chave pertencimento Grupo cria entre os participantes uma sensação de “pertencimento” membros Participantes são “membros” de um espaço coletivo permanente de reflexão e colaboração (analogia com núcleos de pesquisa presenciais) Cocriação - valorização dos saberes dos participantes. Oportunidade para reflexão e debate sobre os desafios que a sociedade digital traz para a educação.

Programa TV Web #ECDIGITAL TV Web – programa 1: “Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital” TV Web – programa 2: “Cultura Digital: O que é, como surgiu? TVWeb – programa 3: “Videogames: o que podemos aprender com eles?” TVWeb – programa 4: “Redes Sociais na escola” TVWeb – programa 5: “Gerações Interativas” Eventos online APOIO

2255 PARTICIPANTES EM 3 MESES FORTE ADESÃO DEMANDA NÃO ATENDIDA MOTIVAÇÃO Formação é um interesse pessoal Experimentação em redes sociais Valorização dos saberes dos educadores Proposicão de reflexão coletiva Encontro entre pares Agosto a novembro 2010

TODOS OS ESTADOS REPRESENTADOS Perfil e abrangência

“Espero aprender com os colegas, com os mediadores e principalmente me sentir inserida no mundo virtual, que para mim é um espaço complexo e ainda pouco explorado. Li um texto sobre o comitê gestor da Internet no Brasil e obtive algumas informações sobre a história da tecnologia. Eunice Dias Agati “Em três dias fiz twitter, facebook, you tube, muito mais tecnologia que em cinco anos. Só tinha e orkut.” Elisabeth Amaro de Souza Squio “Estou começando a interagir mais. No início do tema 1, pensei que não fosse conseguir realizar as atividades. Hoje consegui acessar a TV Web, estou melhorando no uso da tecnologia. Estou aprendendo muito. Ficou mais claro como é o comportamento dessa nova geração, e a diferença da minha. Tenho ainda muitas dúvidas de como ensinar na cultura digital.” Vera Brosso “Usar as novas tecnologias é uma forma de superar os impasses da educação atual, criando novas estratégias que motivem os alunos a aprender, no entanto, não é fácil sair de um espaço cômodo, de estratégias prontas, para adentrar um universo do qual ainda sou iniciante. As dicas foram bastante animadoras, agora preciso por as mãos à obra” Claudineia Barboza de Azevedo Depoimentos

Youtube: educulturadigital Facebook: educaredebrasil Execução Realização Obrigada! Priscila Gonsales