EMEF José Benigo Gomes. EMEF JOSÉ BENIGO GOMES PROJETO “PEDRAS” Todas as pedras são capazes de produzir fogo através do atrito?

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Transcrição da apresentação:

EMEF José Benigo Gomes

EMEF JOSÉ BENIGO GOMES

PROJETO “PEDRAS” Todas as pedras são capazes de produzir fogo através do atrito?

PROJETO “PEDRAS” Achamos interessante. Não imaginávamos que com duas pedras iria se produzir as faíscas, as pedras que não possuíam minerais não produziam as faíscas, pois os minerais são as fontes para o fogo. Aquelas pedrinhas pequenas de asfalto não produzem a faísca, porque não contém minerais. Grupo I Foi interessante, pois os alunos participaram e empenharam coletivamente, trouxeram material na data marcada, ficaram curiosos e exaltados quando conseguiram produzir faíscas com a pedra, e com grande perspectiva em conseguir o fogo. Professora Arlete

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ALUNOS CARACTERÍSTICAS  Envolvidos e compromissados;  Autônomos;  Colaborativos/Solidários;  Motivados;  Disciplinados;  Curiosos;  Questionadores;

DIFICULDADES E DESCOBERTAS

PROFESSOR/ DIFICULDADES ACEITAÇÃO PERGUNTA TESTÁVEL TEMA/ CURRÍCULO TEMA/ CURRÍCULO VARIÁVEIS SEGURANÇA ORGANIZAR REGISTROS Aceitar uma nova proposta /dinâmica de aula Se sentir preparado para desenvolver as atividades investigativas Trabalhar a investigação com um tema que atenda o currículo de sua turma e/ou disciplina Diferenciar uma pergunta testável de uma não testável Organizar os registros e materiais coletados Diferenciar a Dependente da Independente AVALIAR Aprender a avaliar de diferentes formas

PROFESSOR DESCOBERTAS  Existem outras formas de ensinar e avaliar;  Que o professor também aprende com aluno;  Que o aluno pode ser o protagonista de sua aprendizagem;  Que quando o aluno é instigado ele se torna participativo;  Que os alunos podem ser ou se tornar autônomos;  Que é possível trabalhar a interdisciplinaridade atendendo o currículo;  Que é preciso se manter informado – formação continuada;  Que planejar/replanejar se faz necessário;

FORMADOR DIFICULDADES  Apropriação da proposta – O que é “Atividade Investigativa”;  Segurança para transmitir a proposta ao grupo;  Convencer TODO o grupo a desenvolver uma “atividade investigativa”;  Tempo restrito para a realização dos projetos de investigação – após criação do plano;

FORMADOR DESCOBERTAS  Organizar e valorizar os registros;  Respeitar o tempo de aprendizado de cada um (aluno, professor, MEU);  Valorizar o contato, a afetividade com o aluno;  Aproximação com as famílias;  Aproximação com o ensino fundamental I – descobertas na alfabetização;  Aguçar a “Observação” – atentar aos detalhes;  Aceitar as mudanças – não há só um meio de se fazer ;  Correr riscos calculados – prever situações de conflito;  Aceitar o erro – RECOMEÇAR!!!

PLANOS FUTUROS

CONTINUIDADE Concluímos que o ABINV fez diferença em nossa escola, gerando um movimento diferente e um envolvimento maior por parte de todos. Sendo assim, PRETENDEMOS incluir o projeto na PROPOSTA PEDAGÓGICA da escola, de forma a GARANTIR que todos os professores desenvolvam, durante o ano letivo, ao menos uma atividade investigativa com seus alunos.