Conteúdo Local no ambiente regulatório de E&P. Regras de Conteúdo Local nas Rodadas de Licitações 20082007200620052004200320022001200019991998 Rodada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Regras de Conteúdo Local na Prática: Negócio ou Carga para o Empreendedor Local. Mossoró, 25 de Julho de 2013.
Advertisements

Conteúdo Local e o incentivo à indústria nacional
Exposição. PARTE I - COMENTÁRIOS 13ª RODADA - PARTE I – COMENTÁRIOS 13ª RODADA 1.CONTEÚDO LOCAL Conteúdo Local como critério de oferta geram riscos e.
Conteúdo Local como mecanismo de incentivo à indústria de bens e serviços Maio/2008.
José Carlos Frederice Coordenador de Conteúdo Local Salvador, 10 de novembro de Conteúdo Local e o incentivo à indústria nacional.
MODELAGEM DE CONCESSÕES AEROPORTUÁRIAS ATRÁVES DE OPÇÕES REAIS – UMA APLICAÇÃO A UM CASO BRASILEIRO Edson Gonçalves Centro de Regulação em Infraestrutura.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Cenário Internacional para o P&D Empresarial Crescimento do.
PROPRIEDADE INTELECTUAL 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Sessão IV: Instrumentos, Gestão e Regulação Centro de Convenções do Complexo.
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Projeto: Diagnóstico dos Arquivos do Governo do Distrito Federal. Rejane Soares Canuto.
Inserção de Pessoas Com Deficiência no mercado de trabalho.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
APRESENTAÇÃO: EMPRESA DE CONSULTORIA DE ENGENHARIA FOCADA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. OBJETIVO PRINCIPAL É REDUZIR OS VALORES DAS CONTAS DE ÁGUA E ENERGIA.
SEMINÁRIO - DISPOSITIVOS MÉDICOS 19 e 20 de outubro de 2016, Brasília, DF Visão da indústria nacional sobre manufatura aditiva de dispositivos médicos.
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
LICITAÇÃO LEI 8.666/93. LICITAÇÕES E CONTRATOS Objeto da licitação: Obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões.
Gestão do capital intelectual : A nova vantagem competitiva das organizações Acadêmica: Laraue Pommerening Gestão do conhecimento Autores: Florinda de.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
54º PAINEL TELEBRASIL: O Brasil que queremos em Guarujá/SP 19/08/2010.
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Sistemas de Incentivos
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL | A EMPRESA
10/27/2017 1:15 AM Prof. Edmar de Almeida Grupo de Economia da Energia Instituto de Economia- UFRJ Rio , 21 de março 2016.
O SIOPS é o registro eletrônico das receitas totais e as despesas em ações e serviços públicos de saúde para todas as esferas de governo.
Seminário Corrosão Interna A abertura e crescimento do mercado de óleo/gás versus monitoração da corrosão Interna - Requisitos legais e oportunidades.
Conteúdo Local e Competitividade
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Decisões sobre terceirização
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
CARREIRAS JURÍDICAS 2013 Direito Administrativo Matheus Carvalho.
Aprimoramento das Normas e Procedimentos Regulatórios
Comercialização de gás natural
Metodologia de Remuneração de taxas e diárias dos prestadores de oftalmologia a partir da qualificação da rede.
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
Desafios Para a Distribuição de Gás Natural no Brasil
Sistema de informação Questão 1
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Proposta MINUTA DE RESOLUÇÃO COEX
Kick Off Meeting Gestão de Empreendimentos
12 TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI
MACRO PROCESSO SANITÁRIO
Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil
para o dimensionamento de custos socioambientais
INICIATIVA DE START-UPS EM CIÊNCIAS DA VIDA
PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO RPPS - PRÓ-GESTÃO
Reunião CVM Reavaliação de processos que estejam sob a regulação da CVM e que enfrentam duplicidades e imponham custos ao  setor de intermediação Rio.
Agenda A Central de Compras O Projeto TáxiGov Contexto A solução
Espaço Agrário Mundial
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 30 ANOS universalidade e sustentabiliade
Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Programa de Gestão Comercial Policard (Planejamento e Implantação)
CARREIRAS JURÍDICAS 2013 Direito Administrativo Matheus Carvalho.
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
Abril / 2019 Belém - PA Abril / 2019 Belém - PA ANEEL e a Descentralização Luiz Carvalho Técnico em Regulação Eng. Eletricista e Civil Esp. Luiz Carvalho.
CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS
1º Congresso Brasileiro de Investimentos dos RPPS da ABIPEM
Cursos de Aperfeiçoamento para Não Associados
Seminário Internacional – OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho
MESA 2 SÃO VICENTE. MESA 2 SÃO VICENTE PFM-RF e Planejamento Estratégico A ferramenta pode ser um recurso adicional no processo de planificação estratégica.
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
Qualidade das informações divulgadas nos demonstrativos fiscais
52º Congresso Nacional da ABIPEM
IMPLANTAÇÃO E RESULTADO PARA O RPPS
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Transcrição da apresentação:

Conteúdo Local no ambiente regulatório de E&P

Regras de Conteúdo Local nas Rodadas de Licitações Rodada Zero CL no Contrato Rodada Zero CL no Contrato Rodadas 1 a 4 Livre ofertas de CL Rodadas 1 a 4 Livre ofertas de CL Rodadas 5 e 6 Limites mínimos para ofertas Rodadas 5 e 6 Limites mínimos para ofertas Rodadas 7 a 10 Ofertas mínimas e máximas Certificação de CL Metodologia de Medição (Cartilha) Rodadas 7 a 10 Ofertas mínimas e máximas Certificação de CL Metodologia de Medição (Cartilha) Contéudo Local – fator de oferta em todas as Rodadas

Regras de Conteúdo Local nos Contratos – Rodadas 1 a 6 Rodadas 1 a 6 Aferição de CL Bens > 60% de agregado nacional Serviços > 80% de agregado nacional Rodadas 1 a 6 Aferição de CL Bens > 60% de agregado nacional Serviços > 80% de agregado nacional

Compromissos de Conteúdo Local nos Contratos de Concessão * Somente blocos terrestres * *

Regras de Conteúdo Local nos Contratos – Rodadas 7 a Rodadas 7 a 10 Aferição de CL Bens e Serviços: Cartilha Comprovação: Certificação de CL Rodadas 7 a 10 Aferição de CL Bens e Serviços: Cartilha Comprovação: Certificação de CL

Ações tomadas – Rodadas 7 a Publicação regulamentação Nova regulamentação: Certificação Relatórios Investimentos Nova regulamentação: Certificação Relatórios Investimentos Início Certificação 7 certificadoras credenciadas Criação da Coordenadoria de Conteúdo Local Adaptação às novas regras

Fluxograma da Certificação Relatório Trimestral: Do Concessionário para ANP Cadastramento Envio & Análise da Documentação Credenciamento Certificação Certificados: Do fornecedor para concessionário ANP audita Certificadoras 2 2 Regulamento Certificação Regulamento Auditoria Regulamento Investimentos Regulamento Credenciamento Relatório Certificação: Da Certificadora para ANP

Certificados e dados: Concessionário para ANP Fluxograma da Fiscalização 2 2 Fiscalização do Contrato de Concessão C.L. contratual foi cumprido? Aplicação Penalidades Arquivamento Processo SIM NÃO Fiscalização

Onde estamos Total de 12 certificadoras credenciadas (RJ, SP e BA) Mínimo de 5 certificadoras em cada uma das 21 áreas de atividades Expressivos investimentos locais declarados, porém com reduzido volume de certificação Concessionários com suave exigência junto a fornecedores Fornecedores apresentando tanto conhecimentos superficiais de CL como severas restrições à certificação (confidencialidade) Questionamentos entre Concessionários e Fornecedores quanto a repasse de Custos

Desafios a serem enfrentados Incremento quantitativo de certificadoras (com foco no N e NE) Ampliar o diálogo e a interação com a indústria, construindo união de esforços para enfrentar questões controversas e avançar Potencializar as oportunidades criadas a partir da regulação, impulsionando um crescimento consistente capaz de gerar ganhos para a sociedade brasileira Injetar competitividade em todo o espectro de uma cadeia industrial ampla e sofisticada Responder às demandas por capacitação e avanços tecnológicos

OBRIGADO