1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.

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Transcrição da apresentação:

1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios

2 ANÁLISE SWOT (FOFA) É a essência de qualquer esforço de planejamento estratégico porque exige que os dirigentes avaliem as: Forças (pontos fortes), Oportunidades Fraquezas (pontos fracos), Ameaças Para poder identificar um nicho que a organização possa explorar. Deriva do inglês SWOT (Strenghts, Weakness, Opportunities e Threats).

3 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS REFEREM-SE AOS FATORES EXTERNOS À ORGANIZAÇÃO. OPORTUNIDADES: –São fatores externos previsíveis para o futuro que, se ocorrerem, afetarão positivamente as atividades da empresa. AMEAÇAS: –São fatores externos previsíveis para o futuro que, se ocorrerem, afetarão negativamente as atividades

4 Ambiente Externo Pode ser subdividido em: Ambiente Econômico Ambiente Político e Legal O Ambiente Social O Ambiente Tecnológico Ambiente Natural Forças da Sociedade Civil Forças Culturais Forças Setoriais

5 Ambiente econômico: –Fornecimento e disponibilidade de dinheiro –Política monetária –Taxa de emprego –Custos com energia –Renda pessoal disponível –Estágio do ciclo econômico Ambiente Externo

6 Ambiente político e legal –Leis Tributárias –Regulamentações de Comércio Internacional –Regulamentações de empréstimos a consumidores –Leis de proteção ambiental –Sanção de regulamentações antitruste –Leis trabalhistas –Controles de preços/salários Ambiente Externo

7 Ambiente social: –Atitudes em relação à inovação de produtos, estilos de vida, carreiras e ativismo dos consumidores; –Preocupação com a qualidade de vida; –Expectativas de vida; –Expectativas em relação ao local de trabalho; –Mudança na presença de mulheres na força de trabalho –Taxas de nascimento –Alterações populacionais Ambiente Externo

8 Ambiente tecnológico: –Gastos em pesquisa e desenvolvimento (do governo e do setor) –Enfoque em gastos com pesquisa e desenvolvimento –Taxa de introdução de novos produtos –Novas tecnologias etc. Ambiente Externo

9 Ambiente Natural –Os recursos naturais disponíveis para a organização se desenvolver –Os recursos naturais que podem ser afetados através de uma degradação ambiental –O clima etc. Ambiente Externo

10 Forças da Sociedade Civil: –Instituições –ONGs –sindicatos etc. Ambiente Externo

11 Forças Culturais: –os hábitos –gostos –costumes das pessoas Ambiente Externo

12 Forças setoriais São os atores microambientais importantes que afetam a capacidade da empresa de obter lucro: –Consumidores –Concorrentes –Canais de distribuição –Fornecedores Ambiente Externo

13 ANÁLISE EXTERNA OPORTUNIDADESAMEAÇAS / RISCOS Entrar em novos mercados ou segmentos?Provável entrada de novos concorrentes? Aumentar a linha de produtos?Aumento das vendas de produtos substitutos? Diversidade de produtos relacionados?Crescimento mais lento do mercado? Incluir produtos complementares?Política governamental adversa? Integração vertical?Crescente pressão competitiva? Capacidade de mudar para melhor grupo estratégico? Vulnerabilidade à recessão e aos ciclos do negócio? Complacência com empresas rivais?Crescente poder de barganha dos clientes ou fornecedores? Crescimento de mercado rápido?Mudança de necessidades e e gostos dos compradores? Outros?

Forças, Fraquezas e Pontos a Melhorar Análise do Ambiente Interno

15 O Ambiente Interno A análise da organização deve ser feita considerando-se os recursos que ela possui, a saber: Os recursos humanos –experiência, capacidades, conhecimentos, habilidades e julgamento de todos os funcionários da empresa, Os recursos organizacionais –os sistemas e processos da empresa, inclusive suas estratégias, estrutura, cultura, administração de compras/materiais, base financeira, marketing, sistemas de informação, patentes etc. Os recursos físicos –instalações e equipamentos, localização geográfica, acesso a matérias- primas, rede de distribuição e tecnologia Todos os recursos devem funcionar juntos e trazer para a empresa uma vantagem competitiva sustentada.

16 Pontos Fortes, Fracos e a Melhorar Forças (pontos fortes): –São aquelas características positivas de destaque, na instituição, que a favorecem no cumprimento do seu propósito. Fraquezas (pontos fracos): –São características negativas, na instituição, que a prejudicam no cumprimento do seu propósito. Pontos a Melhorar: –São características positivas na instituição, mas não em nível ou grau suficiente para contribuir efetivamente para o cumprimento do seu propósito