Teorias da Aprendizagem O que é uma teoria? O que é uma teoria da aprendizagem ? Teoria é discurso. É muito mais que uma explicação, descrição ou representação.

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Transcrição da apresentação:

Teorias da Aprendizagem

O que é uma teoria? O que é uma teoria da aprendizagem ? Teoria é discurso. É muito mais que uma explicação, descrição ou representação da realidade de um determinado objeto no contexto das relações entre homem natureza e sociedade. A teoria é um discurso que extrapola uma mera descrição da realidade, mas a própria construção do conhecimento e da realidade em um determinado espaço/tempo/histórico.Cada teoria apresenta os conceitos e questões relacionadas aos interesses do discurso ao qual está implicada.

Teorias da aprendizagem Bases: econômica sócio-histórico-cultural filosófica. Implicações para a Prática Pedagógica – Currículo.

Teoria behaviorista, comportamentalista ou condutivista Teoria S (stimulus) – R (reaction ). Origem: John Watson ( ) Consolidação: Anos 50 com Skinner em Harvard Aprender é condicionar de forma positiva ou negativa o indivíduo (animal ou humano) a operações provocadas pelo ambiente ou meio externo, reforçando e controlando a resposta do organismo. Autonomia Subjetividade Cultura Desejo Cidadania empirismo positivismo Estímulos: Positivos (premiação e recompensa para produzir o comportamento/resposta do organismo); Negativos (punição para neutralizar e extinguir o comportamento). Respostas: comportamentos determinados apriori pelo mecanismo de controle.

Implicações para a Educação Educação tecnicista centrado na técnica; Não é necessário a interatividade social-técnico, basta a memorização/repetição; O currículo é programa/disciplina (linear/seqüencial/fragmentado/modular seqüencial); Atividades baseadas em testes e múltipla escolha e preenchimento de lacunas (indução/controle/reforço). Behaviorismo e tecnologias digitais: contradição com a Geração NET?

Teoria Genética, Epistemologia genética,cognitivista, interacionista Teoria: estuda a origem lógica dos conhecimentos científicos, mas especificamente como essa lógica se origina e se desenvolve na criança. Origem: Jean Piaget ( ) Consolidação: Anos 30 Aprender é agir sobre o objeto do conhecimento e na relação construir o conhecimento. Forma/pensamento Matéria/ conteúdo relação Construção do conhecimento/aprendizagem interacionismo ação

Como ocorre a aprendizagem? Adaptação (equilíbrio) Assimilação Acomodação É a ação do sujeito sobre o objeto aplicando-lhe a “forma”. Coisas e fatos adquirem significação para o ser humano quando inseridos em uma estrutura. É a ação do objeto sobre o sujeito impondo-lhe a “matéria”. É a transformação de elementos já existentes em outros elementos. desequilíbrio

sensório-motor: a criança representa o mundo em termos de ações (chupar, olhar, deixar cair...). pré-operatório: a criança lida com imagens concretas e é limitada por problemas de concretude, irreversibilidade, egocentrismo e centralização. operações concretas: a criança tem capacidade recém- adquirida de operar mentalmente, ou de mudar uma situação concreta, e de realizar operações lógicas sem apresentar os problemas do estágio anterior. operações formais: a criança tem capacidade de lidar com múltiplas variáveis, já não se limita a operações com objetos concretos, lida com símbolos, hipóteses, possibilidades. Fases do desenvolvimento, condição para a aprendizagem. (0 a 2 anos) (2 a 7 anos) (7 a 11 anos) (11 em diante)

“Os conhecimentos não partem, com efeito, nem do sujeito (conhecimento somático ou introspecção) nem do objeto (porque a própria percepção contém uma parte considerável de organização), mas das interações entre sujeito e objeto, e de interações inicialmente provocadas pelas atividades espontâneas do organismo tanto quanto pelos estímulos externos”. (Piaget,1996). Interação Relação

“Cooperação é toda ação entre dois ou n indivíduos iguais ou acreditando-se como tal, dito de outro modo, toda relação social na qual não intervém qualquer elemento de autoridade ou de prestígio. (...). Cooperar na ação é operar em comum, isto é, ajustar por meio de novas operações (qualitativas ou métricas) de correspondência, reciprocidade ou complementaridade”. (Piaget, 1973). Cooperação

Obuchenie Mediador: pessoa, instrumento, signo LINGUAGEM Teoria Sócio-interacionista Teoria: estuda do pensamento como produto da história social ou reflexo das atividades interpessoais e das condições materiais, chamando essa psicologia de cultural e histórica. Origem: Lev Vygotsky ( ) Aprender: “ A aprendizagem é o aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas especificamente humanas”.

Pensamento Central Teoria Sócio-interacionista Relação entre aprendizagem e desenvolvimento Posição genética - origem e desenvolvimento dos processos psicológicos. Filogenético – desenvolvimento da espécie humana; Sociogenético – história dos grupos sociais; Ontogenético – desenvolvimento do indivíduo; Microgenético – desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico dos sujeitos

Zona de Desenvolvimento Proximal ZDP REAL POTENCIAL “O bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento”

Pensamento Linguagem A trajetória do desenvolvimento se dá “de fora para dentro” (imerso no grupo social) – internalização de processos interpsicológicos.

COMPLEXIDADE Sistêmico ou organizacional Holograma Recursividade Auto-eco-organização Dialógica (Re)introdução

“Os avanços não param por aí. A presença dos alunos é controlada por meio de leitores de cartões magnéticos. Trabalhos escolares em cartolina, nem pensar. Hoje, Cadu maneja com destreza o programa de apresentação PowerPoint, da Microsoft, ou cria sites na internet para mostrar o que aprendeu aos professores e colegas. “Gasto menos tempo, menos dinheiro e me divirto mais”, comemora. No recreio, nada de bagunça: é hora de checar os s nos computadores. Em casa, ninguém abre livros, mas CDs Rom para estudar. “Os alunos encontram agora as mesmas tecnologias com as quais vão se deparar no mercado de trabalho”. Interatividade? Cidadania? Sociabilidade?