Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

1 EducatuX – O projeto. O projeto EducatuX é um moderno método educacional que foi concebido com finalidade de promover uma integração pedagógica entre.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS AMBIENTES.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Classificação dos Métodos de Ensino:
ESCOLA ESTADUAL LUÍS VAZ DE CAMÕES. TECNOLOGIA NA ESCOLA.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Educação Superior em Ibero-américa
Aula 5 Imagens da Organização Cap
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Prof. M.Sc. Ednaldo N. Mascarenhas
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
Oficina de Internet na Escola
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Wikis, Wikipédia e Websites
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Ambiente Virtual de Aprendizagem
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Metodologia do Ensino Superior
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
EAD - Educação a Distância
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
inovação e design na educação
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Interatividade e Conectividade em Ambientes Virtuais
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Plano da Disciplina: Filosofia.
COMUNICAÇÃO NOVAS TECNOLOGIAS.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
O viés formativo do coordenador pedagógico
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Pesquisa de projetos Trabalho de Equipe.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Laboratório de Sistemas Integráveis – LSI - Poli - Universidade de São Paulo - USP * Secretaria Municipal Educação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Videoconferência e suas vantagens para o EAD.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
O controle do ensino em suas mãos
DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM

A Web 2.0 realmente veio para consolidar ainda mais a utilização dos objetos de aprendizagens, aprimorando através dos recursos tecnológicos já existentes, a função do professor transformando-o em elemento facilitador, junto ao ambiente de aprendizagem colaborativa.

A Web 2.0 é um instrumento que realmente tem o poder de levar o conhecimento e a motivação para o aprendizado, utilizando objetos de aprendizagens que envolvem os alunos na busca das informações pertinentes ao que está sendo estudado, formando cidadãos capazes de atuarem no mundo moderno e cheio de inovações.

Claro que tudo isso não depende apenas do aluno, e sim do preparo tecnológico e profissional que as instituições de ensino devem ter para oferecer este novo método de ensino, pois neste meio é fundamental que o professor esteja preparado, utilizando estratégias para a interaja o grupo e construa uma aprendizagem significativa, mas para todo este preparo intelectual há de haver o preparo tecnológico, para que tudo possa ser administrado sem problemas técnicos, fazendo que a Web 2.0 não seja apenas um projeto e sim uma realidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Como nos dizia Paulo Freire, ensinar e aprender estão tão intrinsecamente ligados que em um determinado momento a gente não percebe onde um começa e onde outro acaba; ainda mais nos tempos atuais, que temos a nossa disposição uma tecnologia para tornar esse processo muito mais dinâmico. Nas últimas décadas as TICs, juntamente com a aprendizagem colaborativa aumentaram positivamente para a construção do conhecimento, desfigurando a imagem que a EaD possuía, que concebia que a aprendizagem era feita de forma solitária. Constatamos que com a utilização de ferramentas como os fóruns de discussão, os chats, juntamente com os ambientes virtuais da aprendizagem (AVA) tornaram essa aprendizagem mais colaborativa.

(...) Ensinar inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que, historicamente, mulheres e homens descobriram que era possível ensinar. Foi assim, socialmente aprendendo, que ao longo dos tempos mulheres e homens perceberam que era possível – depois, preciso – trabalhar maneiras, caminhos, métodos de ensinar (...) Paulo Freire

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0.IX Simpósio Internacional de Informática Educativa (SIIE), COSTA, R. M. E. da; MARINS, V. Ferramentas da Web e as Comunidades de Prática – Aula 4. Curso PIAGEAD: Universidade Federal Fluminense FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 33.ed. São Paulo: Paz e Terra, GOUVEIA, L. M. B. Ambientes virtuais colaborativos: a procura de formas alternativas de interação. In: Revista politécnica. Edições da cooperativa de ensino politécnico, Porto: Dez.,

ALINE APARECIDA ANTONIOLLI CURSO: PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA EAD LANTE - UFF/UAB