Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth
Paisagem religiosa Universo Simbólico Religioso Texto Sagrado Conteúdo Básico Ritos Conteúdo Específico Ritos com caráter sagrado e ritos sem caráter sagrado
Diferenciar rito com caráter sagrado de rito sem caráter sagrado Identificar os rituais sagrados nas tradições religiosas e os ritos sem caráter sagrado na vida cotidiana. Relacionar conceitos de vida não religiosos com conceitos de vida religiosos enriquecendo a compreensão da realidade
Primeiro Passo TV pendrive: “Ritual de entrada na vida, cabelo comprido – China”, baixado do site para introduzir o conceito de ritos religiosos. TV pendrive: “Páscoa na Rússia”, para que os alunos fizessem comparação entre ritos religiosos. Eles assistiram aos vídeos e depois discutimos as questões oralmente. Essa metodologia não deu muito certo. Os alunos precisam de propostas de discussões escritas no quadro antes de cada vídeo.
Segundo Passo: Leitura em conjunto de trechos do texto “Ritos”, do Caderno Pedagógico de Ensino Religioso e atividades digitadas sobre: definição do conceito de ritos religiosos, tipologia dos ritos, ritos de passagem, ritos com caráter sagrado e ritos sem caráter sagrado. Nessas atividades foi abordado o rito do “batismo do nome indígena” e o “Bar Mitzvah” da religião judaica.
Terceiro passo: Com a finalidade de relacionar conceitos de vida não religiosos com conceitos de vida religiosos, os alunos fizeram um desenho sobre um rito com caráter sagrado e um outro, com um rito sem caráter sagrado. O desenho foi feito em folha A4 para ser exposto na escola. Os alunos ficaram livres para escolher a religião sobre a qual queriam fazer os ritos com caráter sagrado. Quarto Passo: Postagem dos trabalhos no blog e exposição no mural da escola.
Tv pendrive, vídeos, Caderno Pedagógico, folhas de sulfite, cartolina e internet.
Reflexão sobre os assuntos tratados, observando a participação, interesse e respeito pelos ritos praticados nas diferentes religiões. Observação contínua detectando possíveis mudanças de atitudes comportamentais. Compreensão e aplicação dos conteúdos estudados nas atividades propostas e na produção do desenho de um rito sem caráter sagrado e com caráter sagrado.
PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Ensino Religioso PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. O Sagrado no Ensino Religioso – Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba, 2008.