Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Estadual Angelina J
Advertisements

Específicos: Estrutura agrária e a distribuição de terras no Brasil
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Mitos de criação – textos orais
NRE/Foz do Iguaçu Colégio Estadual Castelo Branco Professora: Cleci Zat Conteúdo Estruturante: Paisagem Religiosa Conteúdo Básico: Lugares Sagrados Conteúdo.
PROJETO Navegando na Leitura
CONTEÚDOS Espaços Sagrados Símbolos Religiosos Tradições Religiosas
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO: CASCAVEL COLÉGIO ESTADUAL: Orlando Luiz Zamprônio. MUNICÍPIO: Santa Lúcia. PROFESSORA:
Diante da necessidade de promover o conhecimento sobre si para compartilhar e viver em Sociedade e sobre a importância do auto conhecimento para se respeitar,
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
 Professora: Erinalva Maria do Nascimento  Núcleo: Foz do Iguaçu  Colégio: Colégio Estadual Castelo Branco  Conteúdo Estruturante:Texto Sagrado/Universo.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
I FEIRA DA DIVERSIDADE RELIGIOSA Festas e Organizações Religiosas Prof. Dagoberto Ribeiro Neto Núcleo Regional de Educação de Paranaguá 2012.
A LEITURA DO RELIGIOSO NO HUMANO. Alguns princípios que as religiões te em comum:
ENSINO RELIGIOSO RELATO DE EXPERIÊNCIAS. NÚCLEO: GUARAPUAVA ESTABELECIMENTOS: COLÉGIO ESTADUAL VISCONDE DE GUARAPUAVA, MANOEL RIBAS E MOACYR J. SILVESTRI.
Multiculturalismo NRE Área Norte – C. E. L. Sebastião Baldo Professora Camila Arantes da Silva.
Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
FOLCLORE NA ESCOLA: UM RESGATE DA HISTÓRIA, DA ARTE E DA CULTURA.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
ORIENTAÇÕES SOBRE O TRABALHO
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.  OBJETIVO GERAL: OPORTUNIZAR AO ALUNO UMA VIVÊNCIA E DESCOBERTA, RELACIONANDO.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Informações importantes
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
MOSAICO ECOLÓGICO MOSAICO ECOLÓGICO.
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Segue quadro com sistematização e orientação para avaliação no Simec.
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Formação Livre II O Valor da Tecnologia e a Inovação
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
PRODUZIR TEXTOS E ESCREVER
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Profa. Dra. Marta Scarpato
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Leitura dos Resultados EXEMPLO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Campus de União da Vitória
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Caderno de Expectativas de Aprendizagem
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES 1º a 3º ano do Ensino Fundamental
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – SEAA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
ee. Profª clarice de magalhÃES CASTRO projeto: “matemática Na prática”
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Escola Estadual Presidente Arthur Costa e Silva – Ensino Fundamental Profª. Isete Stibbe Neiverth

 Paisagem religiosa  Universo Simbólico Religioso  Texto Sagrado Conteúdo Básico Ritos Conteúdo Específico Ritos com caráter sagrado e ritos sem caráter sagrado

 Diferenciar rito com caráter sagrado de rito sem caráter sagrado  Identificar os rituais sagrados nas tradições religiosas e os ritos sem caráter sagrado na vida cotidiana.  Relacionar conceitos de vida não religiosos com conceitos de vida religiosos enriquecendo a compreensão da realidade

 Primeiro Passo  TV pendrive: “Ritual de entrada na vida, cabelo comprido – China”, baixado do site para introduzir o conceito de ritos religiosos.  TV pendrive: “Páscoa na Rússia”, para que os alunos fizessem comparação entre ritos religiosos.  Eles assistiram aos vídeos e depois discutimos as questões oralmente. Essa metodologia não deu muito certo. Os alunos precisam de propostas de discussões escritas no quadro antes de cada vídeo.

 Segundo Passo: Leitura em conjunto de trechos do texto “Ritos”, do Caderno Pedagógico de Ensino Religioso e atividades digitadas sobre: definição do conceito de ritos religiosos, tipologia dos ritos, ritos de passagem, ritos com caráter sagrado e ritos sem caráter sagrado. Nessas atividades foi abordado o rito do “batismo do nome indígena” e o “Bar Mitzvah” da religião judaica.

 Terceiro passo: Com a finalidade de relacionar conceitos de vida não religiosos com conceitos de vida religiosos, os alunos fizeram um desenho sobre um rito com caráter sagrado e um outro, com um rito sem caráter sagrado. O desenho foi feito em folha A4 para ser exposto na escola. Os alunos ficaram livres para escolher a religião sobre a qual queriam fazer os ritos com caráter sagrado.  Quarto Passo: Postagem dos trabalhos no blog e exposição no mural da escola.

 Tv pendrive, vídeos, Caderno Pedagógico, folhas de sulfite, cartolina e internet.

 Reflexão sobre os assuntos tratados, observando a participação, interesse e respeito pelos ritos praticados nas diferentes religiões.  Observação contínua detectando possíveis mudanças de atitudes comportamentais.  Compreensão e aplicação dos conteúdos estudados nas atividades propostas e na produção do desenho de um rito sem caráter sagrado e com caráter sagrado.

 PARANÁ, Secretaria de Estado de Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica - Ensino Religioso   PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. O Sagrado no Ensino Religioso – Caderno Pedagógico de Ensino Religioso. Curitiba, 2008.