UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em pedagogia DISCIPLINA: EED 7133 Organização dos Processos Coletivos do Trabalho Escolar PROFESSORA: Drª Maria Aparecida L. Aguiar ACADÊMICOS: Aldo Flores Patrica Fistarol e Hellen Balbinotti
Página. 85 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO EIXOS ORIENTADORES Cecília Goulart 1 ________________________________ Doutora em Letras – Professora da Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).
SUMÁRIO Texto de Carlos Drummond de Andrade 1.INTRODUÇÃO 2.A Ênfase Na Criança De Seis Anos 3.A Escola Como Espaço Social Pedagogicamente Organizado 4.A Organização Discursiva Da Escola E Suas Implicações: A Impotância Do Reconhecimento De Diferentes Modos De Falar 5.O Letramento Como Horizonte Para A Organização Do Trabalho Pedagógico, A Relação Língua Oral-língua Escrita E A Aprendizagem Da Escrita
1. INTRODUÇÃO Segunda a autora. Perguntas de professores: -Para que serve a escola ? -Qual é o papel social da escola ? -O que fazer para aprendizagem ?
Perguntas de crianças: - Como é a escola ? - O que acontece lá dentro ? - Como acontece ? - O que fazer lá e o que não podemos ? - O que vamos aprender ?
Concepções de educação, dos professores: - Educar para que ? - Como educar ? Levar em consideração: - Fábrica/industrialização/conteúdos - Visão de mundo - Ser humano
Texto dialoga: - Organização do trabalho pedagógico nos anos/séries iniciais do ensino fundamental de nove anos. - Nesse mundo constante mudança. - Ligado diversos fatores : bairro, espaço, características professores(as), formação, história de vida.
“Às vezes, preocupadas em demasia com os conteúdos de ensino, não paramos para conhecer nossos alunos.” (GOULART, 2007, p. 87).
A ÊNFASE NA CRIANÇA DE SEIS ANOS Compreender a criança de seis anos : -Inquietude, não é uma pequena criança/não é ainda uma criança grande. -Transposição continua da educação infantil para o ensino fundamental sem rupturas. -Aprender ganha significado social. -Perspectiva de autonomia. -Interação como ensinar e aprender.
A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PEDAGOGICAMENTE ORGANIZADO “A organização do trabalho pedagógico caracteriza-se como uma dimensão muito importante para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola.” (GOULART, 2007, p. 88).
Escola é o espaço de organização dos conhecimentos para as crianças aprenderem [escolarização – língua escrita, MTM, outras áreas e visão de mundo para entender a realidade]. Descobrir conhecimentos prévios. Organização classes / turmas/ grupos /materiais / tempo / atividades/refeição. Planejamento de ensino, plano de aulas, projetos.
A ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES: A IMPOTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DE DIFERENTES MODOS DE FALAR “Pessoas de diferentes classes sociais, regiões geográficas, idades, e até mesmo de diferentes gêneros, utilizam a língua de maneiras diferentes.” (GOULART, 2007, p. 90).
Quando fazemos um bom trabalho usamos a linguagem escrita, oral e verbal. Todas estão corretas, mas nem tudo que se fala, está correta escrever. Porque o que se tem é uma sociedade desigual/língua marcador social Grandes variedades linguísticas. Esta variação acontece em todos os níveis da língua: Sintático, semântico, morfológico e fonológico.
O LETRAMENTO COMO HORIZONTE PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, A RELAÇÃO LÍNGUA ORAL-LÍNGUA ESCRITA E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA “Não se pode esperar que todas as crianças aprendam tudo o que lhes é falado, ao mesmo tempo.”(GOULART, 2007, p. 91).
Vários modos de falar, mas um modo de escrever ortograficamente. São diferentes modos de ler, mostrar e falar da realidade, apresentar a mesma questão de várias maneiras, em momentos e com recursos diferentes. Aprender a escrever sem medo de “errar”. Texto escrito pelas crianças, uma fonte de informação.
Todo professor de qualquer nível de ensino, é um professor de linguagem. Quanto a organização escolar, precisa-se pensar nas crianças de seis anos e sua inserção no mundo letrado. Crianças zona urbana grande contato com este mundo, porém as crianças da zona rural têm um grande afastamento.
“[...] a escola precisa ser séria, mas não precisa ser sisuda, [...].” (PAULO FREIRE, s/a, s/p, apud GOULART, 2007, p 95). “É importante conversar com as crianças sobre o que vai escrever, ler textos que contribuam para que elas possam expandir seus conhecimentos”. (GOULART, 2007, p. 93). “É preciso ter espaço para arriscar em consequência, é preciso ter espaço, não para expor hipóteses, dúvidas. (GOULART, 2007, p. 94).
REFERÊNCIA GOULART, C. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO EIXOS ORIENTADORES. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S.D.; NASCIMENTO, A. R. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.