UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.

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Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em pedagogia DISCIPLINA: EED 7133 Organização dos Processos Coletivos do Trabalho Escolar PROFESSORA: Drª Maria Aparecida L. Aguiar ACADÊMICOS: Aldo Flores Patrica Fistarol e Hellen Balbinotti

Página. 85 A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO EIXOS ORIENTADORES Cecília Goulart 1 ________________________________ Doutora em Letras – Professora da Faculdade Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

SUMÁRIO  Texto de Carlos Drummond de Andrade 1.INTRODUÇÃO 2.A Ênfase Na Criança De Seis Anos 3.A Escola Como Espaço Social Pedagogicamente Organizado 4.A Organização Discursiva Da Escola E Suas Implicações: A Impotância Do Reconhecimento De Diferentes Modos De Falar 5.O Letramento Como Horizonte Para A Organização Do Trabalho Pedagógico, A Relação Língua Oral-língua Escrita E A Aprendizagem Da Escrita

1. INTRODUÇÃO  Segunda a autora.  Perguntas de professores: -Para que serve a escola ? -Qual é o papel social da escola ? -O que fazer para aprendizagem ?

 Perguntas de crianças: - Como é a escola ? - O que acontece lá dentro ? - Como acontece ? - O que fazer lá e o que não podemos ? - O que vamos aprender ?

Concepções de educação, dos professores: - Educar para que ? - Como educar ? Levar em consideração: - Fábrica/industrialização/conteúdos - Visão de mundo - Ser humano

 Texto dialoga: - Organização do trabalho pedagógico nos anos/séries iniciais do ensino fundamental de nove anos. - Nesse mundo constante mudança. - Ligado diversos fatores : bairro, espaço, características professores(as), formação, história de vida.

“Às vezes, preocupadas em demasia com os conteúdos de ensino, não paramos para conhecer nossos alunos.” (GOULART, 2007, p. 87).

A ÊNFASE NA CRIANÇA DE SEIS ANOS  Compreender a criança de seis anos : -Inquietude, não é uma pequena criança/não é ainda uma criança grande. -Transposição continua da educação infantil para o ensino fundamental sem rupturas. -Aprender ganha significado social. -Perspectiva de autonomia. -Interação como ensinar e aprender.

A ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIAL PEDAGOGICAMENTE ORGANIZADO “A organização do trabalho pedagógico caracteriza-se como uma dimensão muito importante para o desenvolvimento do projeto político pedagógico da escola.” (GOULART, 2007, p. 88).

 Escola é o espaço de organização dos conhecimentos para as crianças aprenderem [escolarização – língua escrita, MTM, outras áreas e visão de mundo para entender a realidade].  Descobrir conhecimentos prévios.  Organização classes / turmas/ grupos /materiais / tempo / atividades/refeição.  Planejamento de ensino, plano de aulas, projetos.

A ORGANIZAÇÃO DISCURSIVA DA ESCOLA E SUAS IMPLICAÇÕES: A IMPOTÂNCIA DO RECONHECIMENTO DE DIFERENTES MODOS DE FALAR “Pessoas de diferentes classes sociais, regiões geográficas, idades, e até mesmo de diferentes gêneros, utilizam a língua de maneiras diferentes.” (GOULART, 2007, p. 90).

 Quando fazemos um bom trabalho usamos a linguagem escrita, oral e verbal.  Todas estão corretas, mas nem tudo que se fala, está correta escrever.  Porque o que se tem é uma sociedade desigual/língua marcador social  Grandes variedades linguísticas. Esta variação acontece em todos os níveis da língua: Sintático, semântico, morfológico e fonológico.

O LETRAMENTO COMO HORIZONTE PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, A RELAÇÃO LÍNGUA ORAL-LÍNGUA ESCRITA E A APRENDIZAGEM DA ESCRITA “Não se pode esperar que todas as crianças aprendam tudo o que lhes é falado, ao mesmo tempo.”(GOULART, 2007, p. 91).

 Vários modos de falar, mas um modo de escrever ortograficamente.  São diferentes modos de ler, mostrar e falar da realidade, apresentar a mesma questão de várias maneiras, em momentos e com recursos diferentes.  Aprender a escrever sem medo de “errar”.  Texto escrito pelas crianças, uma fonte de informação.

 Todo professor de qualquer nível de ensino, é um professor de linguagem.  Quanto a organização escolar, precisa-se pensar nas crianças de seis anos e sua inserção no mundo letrado.  Crianças zona urbana grande contato com este mundo, porém as crianças da zona rural têm um grande afastamento.

“[...] a escola precisa ser séria, mas não precisa ser sisuda, [...].” (PAULO FREIRE, s/a, s/p, apud GOULART, 2007, p 95). “É importante conversar com as crianças sobre o que vai escrever, ler textos que contribuam para que elas possam expandir seus conhecimentos”. (GOULART, 2007, p. 93). “É preciso ter espaço para arriscar em consequência, é preciso ter espaço, não para expor hipóteses, dúvidas. (GOULART, 2007, p. 94).

REFERÊNCIA  GOULART, C. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO EIXOS ORIENTADORES. In: BEAUCHAMP, J.; PAGEL, S.D.; NASCIMENTO, A. R. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.