AULA DE 14/09/2006 REVISÃO PARA PROVA DE A3 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DIREITO CONSTITUCIONAL -Aula 1 – Teoria da Constituição-
Advertisements

17/08/2011 PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA (
PODER JUDICIÁRIO JUSPODIUM PROF.: EDUARDO PELELLA.
Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Exercício de revisão para a prova 8º Ano. Questão 01 Qual é a definição de democracia? R.
AULA 7 – 14/09/2006 REVISÃO PARA PROVA DE A1 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
1 Unidade IV – Direitos e Garantias Fundamentais Bandeira Brasileira: Direito à Cultura.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Teoria Geral do Estado Poder Constituinte: Conceito Características
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2 semestre de 2016 FEUSP
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Atividade 7 - Estado e Governo
Direito da Infância e Adolescência
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
DIREITO DAS COISAS.
Universidade de Lisboa Faculdade de Direito Direito Constitucional I
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Profa. Nina Ranieri TGE II
FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 8)
O que é o Estado? «O Estado corresponde a uma certa forma – historicamente situada e amplamente consolidada – de convivência política, que se caracteriza.
Aprender Hoje, Lembrar Sempre!
TEMA 3: POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
Os institutos do direito processual coletivo
CONTROLE ABSTRATO E CONCENTRADO DE CONSTITUCIONALIDADE II
Estado, Nação e Governo Nação:
SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: FRANCILEI
DIREITOS HUMANOS Professor Doutor Guilherme Sandoval Góes.
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Constitucionalismo latino-americano
1. – SISTEMAS OU MECANISMOS ADMINISTRATIVOS
PRINCÍPIOS GERAIS DE DIREITO “FONTE FORMAL SECUNDÁRIA”
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
Efeito vinculante no controle difuso e proibição ao amianto – ADI’s 3
DIREITO ADMINISTRATIVO Direito de greve dos servidores públicos
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Cidadania: Perspectivas do conceito nas Constituições de 1937 e
Aula 4 Burocracia Weberiana.
Pós em Direito Público Disciplina: Direitos e Garantias Fundamentais
Florianópolis, SC, 13 de abril de 2018 Cassio Scarpinella Bueno
Direito Processual Constitucional
PROF. FRANCISCO BRAGA (PROCURADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO)
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
Direitos Fundamentais
Direito Constitucional
Direito Constitucional
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
NORMAS FUNDAMENTAIS E FUNÇÃO JURISDICIONAL
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
Cassio Scarpinella Bueno
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
AULA 4 – CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DOS TRIBUTOS
Marcelo Leonardo Tavares
Responsabilidade Realizado no âmbito da Disciplina, Deontologia Policial, 11º CFA da PSP Grupo 2 António Rasteiro Nº 97/ Carlos Magalhães Nº 123/
FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
14/05/2019 Práticas Judiciárias.
TEORIA GERAL DO PROCESSO uma introdução crítica
PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO ADMINISTRATIVO
Prof. Dr. Paulo Cesar Baria de Castilho
40 dias XXIX EOAB.
52º Congresso Nacional da ABIPEM
Direitos Humanos e Políticas Públicas
Transcrição da apresentação:

AULA DE 14/09/2006 REVISÃO PARA PROVA DE A3 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 1. ( ) O CONSTITUCIONALISMO ESTÁ LIGADO À LIMITAÇÃO E CONTROLE DOS ABUSOS DO PODER DO ESTADO E DAS AUTORIDADES. 2. ( ) A EXPANSÃO DOS REGIMES CONSTITUCIONAIS DEU-SE COM O CONSTITUCIONALISMO MODERNO.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 3.( ) A CARTA MAGNA E A DECLARAÇÃO DE DIREITOS SÃO DOCUMENTOS DO CONSTITUCIONALISMO MODERNO E INSTITUÍRAM NA INGLATERRA A SUBMISSÃO DA MONARQUIA AO PARLAMENTO E O DIREITO DE PETIÇÃO E JÚRI POPULAR, RESPECTIVAMENTE.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 4.( ) EUA E FRANÇA INAUGURAM O CONSTITUCIONALISMO MODERNO, SENDO QUE A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO É RESPONSÁVEL POR INSTITUIR O CONJUNTO DOS DIREITOS INDIVIDUAIS, CIVIS E POLÍTICOS.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 5.( ) O DIREITO CONSTITUCIONAL CONSTITUI-SE DE UMA PARTE TÉORICA (GERAL) E OUTRA QUE SE PREOCUPA COM AS NORMAS CONSTITUCIONAIS DE CADA ESTADO.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 6.( ) AS CONSTITUIÇÕES SÃO SEMPRE PRODUTO DE UM ÓRGÃO CONSTITUINTE E DA PARTICIPAÇÃO POPULAR. 7. ( ) O PODER CONSTITUINTE REPRESENTA A SOBERANIA DE UM POVO.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 8.( ) UMA NOVA CONSTITUIÇÃO É SEMPRE MANIFESTAÇÃO DO PODER CONSTITUINTE ORIGINÁRIO, QUE SE REVESTE DO CARÁTER DE ILIMITADO, INICIAL E INCONDICIONADO, ENQUANTO O PODER DERIVADO É REFORMADOR E DECORRENTE.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I A. TEMPORAIS B. CIRCUNSTANCIAIS C. MATERIAIS D. FORMAIS ( ) SITUAÇÕES DE CRISE ( ) CLÁUSULAS PETREAS ( ) PROCEDIMENTO PARA EMENDA ( ) REVISÃO DE LIMITAÇÕES DE REFORMA CONSTITUCIONAL:

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 10.( ) A ADOÇÃO DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO PROVOCA A REVOGAÇÃO TÁCITA DA ANTIGA E A RECEPÇÃO DAS LEIS INFRACONSTITUCIONAIS ANTERIORES, DESDE QUE NÃO CONTRARIE O NOVO TEXTO.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 11.( ) A HISTÓRIA CONSTITUCIONAL BRASILEIRA, INICIADA EM 1824 COM O IMPÉRIO, CARACTERIZA-SE PELA DEMOCRACIA. 12. ( ) OS DIREITOS SOCIAIS SEMPRE ESTIVERAM PRESENTES EM NOSSAS CONSTITUIÇÕES.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 13.( ) AS NORMAS CONSTITUCIONAIS PROGRAMÁTICAS CARECEM DE QUALQUER GRAU DE IMPERATIVIDADE, COMO O ART. 7º QUE GARANTE O DIREITO À SAÚDE.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 14.( ) O CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PODE SER PREVENTIVO (EXERCIDO PELO EXECUTIVO E LEGISLATIVO) OU REPRESSIVO (JUDICIÁRIO).

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 15.( ) QUALQUER JUIZ TEM O PODER DE APRECIAR EM TESE A INCONSTITUCIONALIDADE DE UMA LEI (SEM A EXIGÊNCIA DE UM CASO CONCRETO), CUJA DECISÃO POSSUI EFICÁCIA ERGA OMNES. É O CHAMADO CONTROLE DIFUSO DE CONSTITUCIONALIDE.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 16.( ) DAS MODALIDADES DE CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE, TANTO LEIS FEDERAIS, COMO ESTADUAIS E MUNICIPAIS, PODEM SER OBJETO DE ADI, A SER PROMOVIDA PERANTE O STF.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 17.( ) A CF/1988 POSSUI AMPLA ESTURUTURA FORMAL E MATERIAL. 18. ( ) DOS NOVE TÍTULOS QUE COMPÕEM O CORPO DA CF/1988, OS PRINCÍPIOS E OS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS INICIAM O TEXTO.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 19. A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA E SOLIDÁRIA E ERRADICAÇÃO DA POBREZA SÃO, ESPECIFICAMENTE: A) FUNDAMENTOS DO ESTADO. B) PRINCÍPIOS DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. C) OBJETIVOS DA REPÚBLICA.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 20. EMANADA DO POVO, O RESPEITO INTERNACIONAL ÀS LEIS, CULTURA E TERRITÓRIO DE UM ESTADO É FUNDADO NA: A) SOBERANIA; B) CIDADANIA; C) DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 21.( ) OS DIREITOS FUNDAMENTAIS PODEM SER INDIVIDUAIS, COLETIVOS, POLÍTICOS, SOCIAIS E DE NACIONALIDADE. 22. ( ) OS DIREITOS INDIVIDUAIS VISAM ASSEGURAR A LIBERDADE E A IGUALDADE DE TODOS.

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I A. AÇÃO POPULAR B. MANDADO DE SEGURANÇA C. HABEAS CORPUS D. HABEAS DATA ( )DIREITO DE IR E VIR ( ) ACESSO E RETIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS ( ) DIREITO LÍQUIDO E CERTO ( ) DEFESA DA COISA PÚBLICA 23. GARANTIAS CONSTITUCIONAIS

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 24. UM PACIENTE COM RISCO DE MORTE AGONIZA NO CORREDOR DO HOSPITAL PÚBLICO A ESPERA DE UMA VAGA NA FILA DE OPERAÇÕES. A) HABEAS CORPUS B) MANDADO DE SEGURANÇA

REVISÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL I 25. MUNICÍPIO QUE DECIDE PROIBIR FESTA POPULAR E TRADICIONAL SOB ARGUMENTO DE OFENSA À MORAL E BONS COSTUMES: A) AÇÃO POPULAR B) MANDADO DE INJUNÇÃO

BONS ESTUDOS E BOA PROVA! UM FINAL (E UM COMEÇO) DE ANO MARAVILHOSO PARA CADA UM DE VOCÊS.