Educação em Tempos de Comunicação. Adilson Citelli 2º. Semestre 2016 Epistemologia da Educomunicação FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCOMUNICAÇÃO-CCA-0287.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Didática Profa. Therezinha Conde Aula 06 Planejamento de ensino e os objetivos educacionais: específicos e geral.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Comunicação/educação: apontamentos 2º. Semestre 2016 Aula 1 Fundamentos Epistemológicos da Educomunicação (Licenciatura) - Prof. Dr. Claudemir E.Viana.
+ XIX Seminário internacional de aprendizagem e serviço solidário Bs. As. UCA.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
O impacto da tics na educação: Professor x educando
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Aluno: Rodrigo Pimentel
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Orientações curriculares – 3° Ciclo Ensino de História
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Metodologia do Ensino de Física I
Universidade Federal do Espírito Santo
Coordenação: Vani Kenski
Com base no texto de Rüdiger
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A escola como formadora do sujeito
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Abordagem Comportamentalista
Mostra Institucional de Resumos Científicos 30 E 31 DE OUTUBRO E 01 DE NOVEMBRO DE 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
Currículo Escolar, mudanças educacionais e as TIC (s)
Comunicação/educação: apontamentos
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Plano da Disciplina: Filosofia.
O QUE É O PEDAGOGO.
FUNDAMENTOS DA EUCOMUNICAÇÃO I
DISCENTE: KAROLINE BRITO
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
em Educação em Direitos Humanos
em Educação em Direitos Humanos
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
CURRÍCULO NA CRISE DE RACIONALIDADE E LEGITIMIDADE DO CAPITALISMO TARDIO Prof. Antonio da Silva Menezes Junior PPGE _PUC Goiás.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS Grupo: Celia; Edna Araújo; Eleni Lima; Izabel Shamylla.
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
A Comunicação e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Educação em Tempos de Comunicação. Adilson Citelli 2º. Semestre 2016 Epistemologia da Educomunicação FUNDAMENTOS EPISTEMOLÓGICOS DA EDUCOMUNICAÇÃO-CCA-0287 Responsável: Prof. Dr. Claudemir Edson Viana

Epistemologia da Educomunicação Aula: 01/09/15 Tema: Ciência e Educação / Teoria e Método / Reforma do Pensamento / Pensamento Complexo Módulo I – agosto: Epistemologia e Educomunicação - Ciência: definição e história - Ciência hoje e a ciência da comunicação - Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma? Objetivos: contextualizar as interfaces da comunicação e educação; mídia e educação forma, não-formal e informal; leitura crítica dos meios; experimentos com produções midiáticas; tratar de alguns aspectos sobre a constituição do campo de conhecimento comunicação/educação; a idéia de educomunicação. Material de apoio e de estudos: Vídeos : questão de tecnologia ou metodologia? – Capital Cultural (Bordieu)questão de tecnologia ou metodologia?Capital Cultural (Bordieu) Entrevista com o prof. Adilson Citelli – sobre a educomunicaçãoEntrevista com o prof. Adilson Citelli – sobre a educomunicação. TV CULTURA e UNIVESP - Leitura básica: -CITELLI. Adilson. Educação em Tempo de Comunicação. In: Comunicação e educação: a linguagem em movimento. São Paulo. SENAC, 2004.(livro). P

Epistemologia da Educomunicação - Contexto: Expansão dos mídias sec. XX = inquietudes / danos / emissor-receptor (funcionalistas ); - Teorias da recepção e mediação – múltiplos fatores convergindo para o desenvolvimento sujeito; - o poder de mediação dos diferentes agentes sociais (família, escola, mídia, grupos, etc): - 3 visões quanto às relações escola e mídia : - Criança/jovem vulnerável / educar para saber ler as mensagens - Contexto múltiplas mediações / força revitalizadora; - Mídia criadora de consensos e legitimadora de poder / leitura crítica da mensagens - Escola = instância mediadora que realiza a educação para a leitura da mídia. - Ações e reflexões voltadas à educação formal, não-formal, informal; - Saber usar criticamente as tecnologias de informação e comunicação; - Novo pensamento pedagógico = formação de educomunicadores (Mário Kaplun); - Educomunicador: profissional para pensar de forma articulada a comunicação e a educação; - aproximação dos fluxos comunicativos e das práticas pedagógicas escolares; - avanço das TIC e da mídia não é garantia de novos padrões de ensino-aprendizagem; - lógica dominante e impulsionadora da globalização capitalista ( Karl Marx – O Manifesto ) = progresso tecnológico / otimização dos processos produtivos; escola = reprodução desta lógica;

Epistemologia da Educomunicação - Escola = objeto e fornecedora dos recursos humanos; - aluno e professor – cultura midiática – espaço social mediatizado - alterações no comportamentos – discurso pedagógico; - Escola = co-responsável pelo sucesso profissional e social de seu aluno; - Redefinição de propósitos da educação escolar; - sala de aula na rota onde se cruzam as mensagens dos medias; das novas linguagens; - outros modos de sentir, ver e compreender; - ensino em diálogo crítico com as realidades comunicacionais e tecnológicos - fazer o aluno aprender a aprender – conhecimento socialmente construído; - ação educativa com sentido para formação do educando; - ativar as relações intersubjetivas dos jovens - idéia da produção dos sentidos / os modos de as escolas dialogarem com os media - aproximação “educomunicadora” responda a inquietudes teóricas e metodológicas - lugares interdiscursivos / camadas de significações em circulação social - sujeitos operam os múltiplos contornos dos signos recebidos, (re)configurando-os a partir de variáveis sociais e culturais

Epistemologia da Educomunicação - Experiências educacionais: - EDUCAR– papel crítico diante dos meios de comunicação; - alfabetização para os meios / leitura crítica da comunicação / educação perante os meios / comunicação educativa / pedagogia da imagem - anos 60/70: projetos educadores (não-formal) com camadas populares e adultas; - instituições religiosas (católicas): leitura crítica dos meios de comunicação. - Programa de Educação Alternativa para a Formação do Receptor a partir da Infância (Plan-Deni) – formar criticamente para a recepção – Brasil, Equador, Peru, Uruguai. Apoio da Secretaria do Latino-Americano da Oficina Católica Internacional de Cinema (OCIC); – trabalho com televisão nas escolas da periferia de Montevidéu; - entidades governamentais e não-governamentais implementam novas metodologias e práticas capazes de formar competências para a realização de produtos culturais apoiados nas linguagens dos meios; - Centro de Indagação e Expressão Cultural e Artística (Ceneca) e Centro Bellarmino (padres jesuítas) – Chile. União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC); - Níveis de conhecimento: questões operacionais / análise crítica das mensagens / reflexão sobre temas mais complexos / cidadania ativa.

Epistemologia da Educomunicação Tarefas próxima aula : -textos: SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação, o conceito, o profissional, a aplicação. São Paulo, Paulinas, 2011 (livro). (capítulos na pasta da xerox) _____________________. Educomunicação: As múltiplas tradições de um campo emergente de intervenção social, na Europa, Estados Unidos e América Latina. (PDF) (capítulos na pasta da xerox) Almeida,Argemiro Ferreira de ISMAR DE OLIVEIRA SOARES, MEDIADOR EDUCOMUNICACIONAL (PDF) publicado no grupo do facebook.