Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/fhmatsunaga)

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OBJETIVO Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional, aplicados ao ensino.

EMENTA Educação mediada por novas tecnologias. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Produção de Vídeo-Aulas: aulas teóricas, aulas experimentais e com uso de softwares de simulação computacional.

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Questão motivadora: Como abordar um fenômeno Físico em uma prática experimental utilizando um recurso tecnológico, sem roteiros pré-definidos, de modo que o estudante seja um sujeito ativo de uma constatação prática da relação entre grandezas que constituem o fenômeno Físico?

Recursos tecnológicos utilizados -Filmadora, máquina fotográfica e tablet. -Notebook ou computador (desktop) -Simulador ( -Applets (

TEORIAS DE APRENDIZAGEM

MOREIRA/AUSUBE L Aprendizagem significativa Subsunçores Aquisição de novo conhecimento

POZO E CRESPO conceituais atitudinais procedimentais requer a aprendizagem de conceitos e a superação das dificuldades de compreensão objetivo maior tornar os alunos partícipes dos próprios processos de construção e apropriação do conhecimento científico visam promover nos estudantes o gosto pelo rigor no qual o trabalho é feito, atitude crítica frente a situações problemas concebendo ao estudo científico mais como uma forma de fazer perguntas do que uma resposta já dada.

TPACK O Pedagogical Content Knowledge Technological Content Knowledge Technological Pedagogical Knowledge capacidade de ensinar um determinado conteúdo curricular saber selecionar os recursos tecnológicos mais adequados para trabalhar um conteúdo curricular saber usar esses recursos no processo de ensino e aprendizagem

Koehler e Mirsha (2008)

PRODUTO METODOLOGIA RECURSOS TECNOLÓGICOS

APPLETS 1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA VERIFICAR O SITE NO QUAL O APLLET SE ENCONTRA Verificar se o computador esta preparado para utilizar o applet (versão do java) Utilizar o applet de forma que o conteúdo não fique perdido durante a aula.

SIMULADOR 1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA Verificar em que sistema operacional o simulador pode ser usado. Verificar as condições de operação do simulador. Desenvolver as tarefas as serem usadas na aula.

ATIVIDADE 1º ETAPA 2º ETAPA 3º ETAPA Escolher o Tema a ser abordado e montar o plano de aula. Escolher o aplicativo a ser utilizado para ilustrar sua aula Desenvolver a aula em PPT.