Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Indicadores para a Avaliação da Prática de Tutoria
Advertisements

O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Educação a Distância como estratégia de educação permanente para profissionais do SUS Profa. Dra. Rita Maria L. Tarcia
EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
Fórum dos Cursos de Graduação-2017
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Graduação em Enfermagem - EAD
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
Introdução a Educação a Distância
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
Introdução a Educação a Distância
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
1.
Foco do artigo: Este artigo foca na importância da inter-relação e formação continuada no atuar da tutoria e da equipe de coordenação de conteúdo. Fonte:
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
A importância da operação na EAD: Como criar as bases para ofertar EAD com qualidade em escala
POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULAÇÃO DE
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Nivelamento de Componentes Curriculares e
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro do Sul Virtual

No modelo de tutoria adotado nas IES da Cruzeiro do Sul Educacional, estão presentes os três componentes que compreendem, segundo Garrison, Anderson e Archer (2000), a Comunidade de Inquirição (COI):  Presença Social  Presença de Ensino  Presença Cognitiva CONCEPÇÕES PARA A PRÁTICA TUTORIA

 Dominar o conteúdo específico da área em que atua, promover situações de reflexão e aprofundamento (presença de ensino e cognitiva).  Ser dinâmico, gerenciar relações interpessoais e promover a inclusão dos estudantes na turma (presença social).  Auxiliar o estudante a estabelecer conexões e otimizar os recursos disponíveis (presença de ensino).  Além de exercer o papel de motivador da participação dos estudantes (presença social), o tutor é responsável em aprofundar a relação do estudante com o conhecimento (presença cognitiva e de ensino). Essa possibilidade de aprofundamento será construída na interação entre tutor, estudante e a proposta da disciplina ou do curso. AÇÕES PARA A PRÁTICA DA TUTORIA

Graduação EaD Ofertas Mensal Semestral (Estágio) (Práticas) Pós Graduação Oferta Mensal DOL Oferta em Dois Ciclos no semestre Técnico Oferta em dois módulos no semestre ORGANIZAÇÃO - TUTORIA

Os profissionais do setor de tutoria:  De diferentes áreas do conhecimento com experiência acadêmica e/ou do mercado profissional;  Formação em pós-graduação lato e/ou stricto sensu.  Organizados por área de conhecimento e aderência a sua formação.  Atuam com jornadas presenciais;  Atendem os estudantes e acompanham o desempenho deles nas disciplinas, exclusivamente por meio do AVA Blackboard. ORGANIZAÇÃO - TUTORIA

A Prática de Tutoria contempla um conjunto de ações norteadas por:  modelo de oferta mensal  tecnologia do AVA e suas funcionalidades,  protótipos que estabelecem a trajetória pedagógica a ser vivenciada pelo estudante  pressupostos teóricos da Comunidade de Inquirição (COI). Para tanto, a supervisão de tutoria implementou o chamado “Ciclo de Vida da Tutoria” que possibilita relacionar as ações e práticas educativas com as presenças definidas pela COI. CICLO DE VIDA DA TUTORIA

Modelo de Oferta:  “Modelo Mensal” no qual a matrícula e o ingresso dos estudantes podem ser efetivados mensalmente, assim como a temporalidade das disciplinas.  Oferta de cada disciplina: do 1º ao 30º dia de cada mês CICLO DE VIDA DA TUTORIA

O “Ciclo de Vida da Tutoria” se constitui por dois momentos distintos:  mensal que envolve a atribuição das disciplinas ao tutor (recepção, orientação, acompanhamento e finalização da disciplina)  diário que envolve ações pontuais que devem ser realizadas diariamente, Cada uma das etapas apresentadas no “Ciclo de Vida da Tutoria” tem relação direta com as presenças de ensino, social e cognitiva, de acordo com o contexto, a demanda e a tarefa a ser realizada no processo de trabalho do tutor. CICLO DE VIDA DA TUTORIA

FÓRUM DE DÚVIDAS FORUM TEMÁTICO MENSAGENS ALUNOS AUSENTES DEMANDAS DA SUPERVISÃO CICLO DE VIDA DA TUTORIA

Com o objetivo de acompanhar e orientar a prática de tutoria, na Cruzeiro do Sul Educacional, são utilizados indicadores que permitam acompanhar não só o acesso do tutor, ao AVA - Blackboard, de forma quantitativa, mas, sobretudo, ações do tutor que permitam estabelecer as presenças sociais, de ensino e cognitiva no ambiente. Os indicadores estão divididos em três classes:  Fluxo de Acesso  Presença no Ambiente  Interação Que presumem: Presença de Social, Cognitiva e de Ensino. INDICADORES