PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011
AULA 8 conhecer o conceito de aprendizagem; associar o processo à resolução de problemas; avaliar a importância das aprendizagens para o meio corporativo. TEORIAS DE APRENDIZAGEM E OS PROCESSOS DE TRABALHO
AULA 8 Na vida humana a aprendizagem se inicia com o nascimento, ou até antes, e se prolonga até a morte. Logo que o indivíduo nasce, começa aprender e continua a fazê-lo durante toda sua vida. A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende, desenvolvendo os comportamentos que o possibilitam viver. Todas as atividades e realizações humanas são o resultado da aprendizagem. APRENDIZAGEM
AULA 8
Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente e se refere à aquisição de conhecimentos ou ao desenvolvimento de habilidades e atitudes em decorrência de experiências educativas, tais como aulas, leituras, pesquisas etc. O QUE É APRENDIZAGEM?
AULA 8 Aprendizagem envolve a aquisição e manutenção de comportamentos específicos Não se enquadra em aprendizado o caso do estudante que memoriza conteúdo e que os esquece em pouco tempo. APRENDIZAGEM E MEMORIZAÇÃO
AULA 8 Os fatores que podem influenciar na aprendizagem são: Internos ao próprio indivíduo, inclusive em relação aos estágios do seu desenvolvimento, que variam conforme a idade. Externos, ou seja, a influência exercida pelo meio em que se encontra. FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM
AULA 8 COGNITIVOS Percepção Atenção Memória COGNITIVOS Percepção Atenção Memória EMOCIONAIS BIOLÓGICOS Neurofisiológicos Genéticos BIOLÓGICOS Neurofisiológicos Genéticos FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM SOCIOCULTURAIS Família Grupos de pertença Comunidade Sociedade (valores, representações, estereótipos)
AULA 8 A APRENDIZAGEM ENVOLVE TRÊS PONTOS CONTROVERSOS O que e como aprendemos ( que resulta na manutenção ou extinção de algo aprendido) Como mantemos um aprendizado (a frequência de uso e treinos estão fortemente associados a essa questão) Como transferimos aprendizados já realizados para a resolução de problemas novos (na transferência de conhecimentos, efetivamos os aprendizados como aquisições, de fato, úteis na resolução de problemas)
AULA 8 TEORIAS CONDICIONAMENTO Ênfase no comportamento como resposta aos estímulos ambientais que nos são apresentados. COGNITIVISTA Ênfase na organização interna do conhecimento humano.
AULA 8 A aprendizagem é uma modificação do comportamento provocado por um estimulo proveniente do meio envolvente. A aprendizagem implica uma conexão necessária entre estímulos e respostas. Aprender é adquirir reflexos condicionados entre estímulos e respostas, e perceber a sua conexão. CONDICONAMENTO CLÁSSICO
AULA 8 A aprendizagem pode ser obtida pela utilização de recompensas, denominados "reforços positivos" e por punições denominados "reforços negativos". O indivíduo adota um comportamento que lhe permite evitar os reforços negativos e aumentar as probabilidades de conseguir reforços positivos. CONDICIONAMENTO OPERANTE
AULA 8 Depende da atenção do observador das atividades ou demonstrações do modelo (o que pratica a ação). Depende da codificação simbólica e respectiva retenção. Os observadores que transformam a atividade observada em códigos verbais ou imagens aprendem ou retém a informação muito melhor, do que aqueles que se limitam a observar. Depende da apreensão dos processos de produção. Aspectos motivacionais. APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL
AULA 2 APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES
AULA 8 O aprendizado pode se dar de forma programada, em determinados períodos e com objetivos específicos. Estes casos ocorrem nos programas de treinamento, que possuem métodos de avaliação que quantificam o aprendizado para o desempenho de uma série de atividades na organização.
AULA 8 Conhecimento: É a captação de informações relativas ao trabalho, incluindo-se as tarefas propriamente ditas e a dinâmica interacional do grupo; Alteração de atitude: Neste estágio, a desconstrução de procedimentos e posturas é a marca forte; Novas formas de ação: Nesse caso admite-se que as ações grupais resultam do consenso, o que tende a inibir a atitude individualista APRENDIZAGEM DA COOPERAÇÃO
AULA 8 Na organização, o investimento em pessoal se dá por processos de treinamento, que propiciam o aprendizado e viabiliza a educação profissional O treinamento constitui-se de um processo sistematizado e organizado que proporciona desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades, com vista ao alcance de objetivos específicos. TREINAMENTO
AULA 8 A transmissão de informações: O conteúdo é o elemento essencial; O desenvolvimento de habilidades: As habilidades, diretamente relacionados com o desempenho do cargo; MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
AULA 8 O desenvolvimento ou modificação de atitudes: Mudanças de atitudes negativas para atitudes favoráveis, aumento de motivação, desenvolvimento de novos hábitos e atitudes, entre outros; O desenvolvimento de conceitos: Elevar o nível de abstração e filosofias, para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa.
Efeito: Conforme os efeitos, há a continuação ou descontinuação do comportamento; Estímulos: Repetições de comportamentos podem levar a condicionamentos; Intensidade: Determina a qualidade dos aprendizados; Frequência: Serve como reforço para aprendizagem como reforço; CONDIÇÕES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM
Recenticidade: Espaço de tempo entre a aprendizagem e o desempenho; Descongelamento: Substituição de comportamentos antigos por comportamentos novos aprendidos; Complexidade crescente: Iniciação do processo de aprendizagem pelos aspectos mais simples.
SERGIPE Teatro Carlos Gomes SANTA CATARINA Alagoas- Maceió - Praia Ponta Verde Mato Grosso do Sul