PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Iêda Freire de Carvalho. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA COMUNICAÇÃO.
Advertisements

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM. Moisés Severo Teólogo – Formado pelo STBNB Psicólogo – CRP: 02/16405 Graduado pela ESTÁCIO-FIR Pós-Graduação (Especialização):
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
INTRODUÇÃO À RELAÇÃO PSICOLOGIA – EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE Profª. Ms. Janaina Andrade Tenório Araújo.
Disciplina: Psicologia Professora: Tatiana Burrhus Frederic Skinner.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
Prof. Priscila Tamiozzo.   Modo pelo qual recorremos as experiências passadas com a finalidade de utilizá-las no presente. Enquanto processo, refere-se.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
O que são doenças não transmissíveis?
Piscologia da Aprendizagem I Profª. Letícia Wilke Franco Martins
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Introdução ao Comportamento Organizacional
Influências organizacionais no gerenciamento de projetos
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O que é a Educação Física?
ESCOLA HUMANISTA MATEUS FERNANDO LEONARDO DA SILVA GUILHERME DE MATOS
Comportamento Humano nas Organizações
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
PERCEPÇÃO E TOMADA DE DECISÕES
APRENDIZAGEM PELAS CONSEQUÊNCIAS: O REFORÇO
GRUPOS OPERATIVOS PICHON-RIVIERE.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
EPIDEMIOLOGIA.
Avaliação Algumas questões para pensar
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Pontos importantes para a discussão
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Estresse e Doença Crônica
O que é Educação Ambiental?
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
A postura profissional é formada por aspectos como 
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Faculdade Municipal Professor Franco Montoro
EAC Tópicos em contabilidade gerencial Profa. Luciane Reginato
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Comportamento do Consumidor
I Encontro de Licenciaturas da
O QUE É COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL?
Comportamento Organizacional
Saúde Mental Profª. Cely de Oliveira
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Avaliar desempenho de servidores
Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
“Viver para o trabalho é penoso; viver sem trabalho é pior ainda”.
COMUNICAÇÃO Parte 1.
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
A SAÚDE BUCAL NO PRÉ NATAL
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Avaliar desempenho de servidores
Dias, JM; Machado, DCS; Nunes, LI
GESTÃO E PROCESSOS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
As organizações vistas como Sistemas Políticos
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Metodologia do Ensino de Física I
Transcrição da apresentação:

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL EAD 2011 – PROFESSORA CARMO CISNE Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2011

AULA 8  conhecer o conceito de aprendizagem;  associar o processo à resolução de problemas;  avaliar a importância das aprendizagens para o meio corporativo. TEORIAS DE APRENDIZAGEM E OS PROCESSOS DE TRABALHO

AULA 8  Na vida humana a aprendizagem se inicia com o nascimento, ou até antes, e se prolonga até a morte.  Logo que o indivíduo nasce, começa aprender e continua a fazê-lo durante toda sua vida.  A aprendizagem é, afinal, um processo fundamental da vida. Todo indivíduo aprende, desenvolvendo os comportamentos que o possibilitam viver.  Todas as atividades e realizações humanas são o resultado da aprendizagem. APRENDIZAGEM

AULA 8

 Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.  Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente e se refere à aquisição de conhecimentos ou ao desenvolvimento de habilidades e atitudes em decorrência de experiências educativas, tais como aulas, leituras, pesquisas etc. O QUE É APRENDIZAGEM?

AULA 8 Aprendizagem envolve a aquisição e manutenção de comportamentos específicos Não se enquadra em aprendizado o caso do estudante que memoriza conteúdo e que os esquece em pouco tempo. APRENDIZAGEM E MEMORIZAÇÃO

AULA 8 Os fatores que podem influenciar na aprendizagem são:  Internos ao próprio indivíduo, inclusive em relação aos estágios do seu desenvolvimento, que variam conforme a idade.  Externos, ou seja, a influência exercida pelo meio em que se encontra. FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM

AULA 8 COGNITIVOS  Percepção  Atenção  Memória COGNITIVOS  Percepção  Atenção  Memória EMOCIONAIS BIOLÓGICOS  Neurofisiológicos  Genéticos BIOLÓGICOS  Neurofisiológicos  Genéticos FATORES QUE INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM SOCIOCULTURAIS  Família  Grupos de pertença  Comunidade  Sociedade (valores, representações, estereótipos)

AULA 8 A APRENDIZAGEM ENVOLVE TRÊS PONTOS CONTROVERSOS O que e como aprendemos ( que resulta na manutenção ou extinção de algo aprendido) Como mantemos um aprendizado (a frequência de uso e treinos estão fortemente associados a essa questão) Como transferimos aprendizados já realizados para a resolução de problemas novos (na transferência de conhecimentos, efetivamos os aprendizados como aquisições, de fato, úteis na resolução de problemas)

AULA 8 TEORIAS CONDICIONAMENTO Ênfase no comportamento como resposta aos estímulos ambientais que nos são apresentados. COGNITIVISTA Ênfase na organização interna do conhecimento humano.

AULA 8  A aprendizagem é uma modificação do comportamento provocado por um estimulo proveniente do meio envolvente.  A aprendizagem implica uma conexão necessária entre estímulos e respostas.  Aprender é adquirir reflexos condicionados entre estímulos e respostas, e perceber a sua conexão. CONDICONAMENTO CLÁSSICO

AULA 8  A aprendizagem pode ser obtida pela utilização de recompensas, denominados "reforços positivos" e por punições denominados "reforços negativos".  O indivíduo adota um comportamento que lhe permite evitar os reforços negativos e aumentar as probabilidades de conseguir reforços positivos. CONDICIONAMENTO OPERANTE

AULA 8  Depende da atenção do observador das atividades ou demonstrações do modelo (o que pratica a ação).  Depende da codificação simbólica e respectiva retenção. Os observadores que transformam a atividade observada em códigos verbais ou imagens aprendem ou retém a informação muito melhor, do que aqueles que se limitam a observar.  Depende da apreensão dos processos de produção.  Aspectos motivacionais. APRENDIZAGEM OBSERVACIONAL

AULA 2 APRENDIZAGEM NAS ORGANIZAÇÕES

AULA 8 O aprendizado pode se dar de forma programada, em determinados períodos e com objetivos específicos. Estes casos ocorrem nos programas de treinamento, que possuem métodos de avaliação que quantificam o aprendizado para o desempenho de uma série de atividades na organização.

AULA 8  Conhecimento: É a captação de informações relativas ao trabalho, incluindo-se as tarefas propriamente ditas e a dinâmica interacional do grupo;  Alteração de atitude: Neste estágio, a desconstrução de procedimentos e posturas é a marca forte;  Novas formas de ação: Nesse caso admite-se que as ações grupais resultam do consenso, o que tende a inibir a atitude individualista APRENDIZAGEM DA COOPERAÇÃO

AULA 8  Na organização, o investimento em pessoal se dá por processos de treinamento, que propiciam o aprendizado e viabiliza a educação profissional  O treinamento constitui-se de um processo sistematizado e organizado que proporciona desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades, com vista ao alcance de objetivos específicos. TREINAMENTO

AULA 8  A transmissão de informações: O conteúdo é o elemento essencial;  O desenvolvimento de habilidades: As habilidades, diretamente relacionados com o desempenho do cargo; MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

AULA 8  O desenvolvimento ou modificação de atitudes: Mudanças de atitudes negativas para atitudes favoráveis, aumento de motivação, desenvolvimento de novos hábitos e atitudes, entre outros;  O desenvolvimento de conceitos: Elevar o nível de abstração e filosofias, para facilitar a aplicação de conceitos na prática administrativa.

 Efeito: Conforme os efeitos, há a continuação ou descontinuação do comportamento;  Estímulos: Repetições de comportamentos podem levar a condicionamentos;  Intensidade: Determina a qualidade dos aprendizados;  Frequência: Serve como reforço para aprendizagem como reforço; CONDIÇÕES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM

 Recenticidade: Espaço de tempo entre a aprendizagem e o desempenho;  Descongelamento: Substituição de comportamentos antigos por comportamentos novos aprendidos;  Complexidade crescente: Iniciação do processo de aprendizagem pelos aspectos mais simples.

SERGIPE Teatro Carlos Gomes SANTA CATARINA Alagoas- Maceió - Praia Ponta Verde Mato Grosso do Sul