Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

EAD/Ensp/Fiocruz É por meio do VIASK que o aluno da EAD:
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Introdução a Educação a Distância
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO ENADE
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Prof. Me. Christiano Lima Santos
EAD - Educação a Distância
Educação Profissional EaD Senac/SC:
Nnnnnneee CONTRIBUIÇÕES PARA AUXILIAR NO CREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL PARA OFERTA DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Gurias, arrumar com os dados de.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
O QUE É O PEDAGOGO.
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
EXPERIÊNCIA DE GOVERNANÇA DIGITAL: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS. Autores Samuel Bräuer.
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
OBJETIVO Avaliar o desempenho dos alunos com relação aos conteúdos, competências e habilidades, necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
COMPETÊNCIAS, ATRIBUIÇÕES E FORMAÇÃO CONTINUADA PARA COORDENADORES DE CURSO A PARTIR DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Janes Fidélis Tomelin – UniCesumar.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
VIII Fórum Institucional de Ensino
Nivelamento de Componentes Curriculares e
Transcrição da apresentação:

Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira 13º SENAED Experiência da Rede Senac na Avaliação EAD Otacília da Paz Pereira Senac São Paulo

Rede Senac EAD Criada em 2013, a Rede Senac EAD tem como principal objetivo ampliar, por meio da EAD, o atendimento às necessidades do setor de comércio de bens, serviços e turismo. Oferece cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão universitária. É composta pelo Departamento Nacional (DN) e 26 Departamentos Regionais, sendo quatro deles sedes de desenvolvimento de cursos e da gestão da oferta.

Departamentos Regionais Sede Senac Paraná e Santa Catarina: cursos na modalidade Formação Inicial e Continuada/FIC (qualificação profissional, aprendizagem, aperfeiçoamento e instrumental); Senac Rio Grande do Sul: cursos de educação profissional técnica de nível médio (habilitação, qualificação e especialização Técnica); Senac São Paulo: cursos de Educação Superior (graduação, pós-graduação e extensão universitária). Responsáveis por centralizar o desenvolvimento, produção e tutoria dos cursos.

Departamentos Regionais Polo Os 26 DRs são polos e recebem alunos dos cursos ofertados. Oferecem as instalações físicas em atendimento às demandas presenciais dos cursos e atuam na divulgação dos programas e captação de alunos.

Dinâmica da EAD Educação a distância pode ser definida como um modelo no qual professor e aluno estão separados no espaço e/ou no tempo, sendo que a interação entre eles ocorre de modo indireto, mediada pelo uso de alguma tecnologia. Na Rede Senac EAD, essa mediação é realizada com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem.

Dinâmica da EAD Mas será que o que ensinamos está ficando claro? As ferramentas oferecidas para favorecer a aprendizagem está sendo eficaz? Daí a importância de se buscar instrumentos que nos possibilite monitorar todo esse processo. Daí a importância da avaliação.

Perfil do aluno O aluno com um perfil de sucesso para o estudo a distância é aquele que: tem acesso a computador e modem ou conexão de alta velocidade e sabe usá-los; compartilha suas experiências e consegue trabalhar de maneira colaborativa em comunidades de aprendizagem expressa-se de maneira eficaz utilizando textos tem automotivação e autodisciplina sabe gerenciar seu tempo para a construção do seu conhecimento trabalha bem em equipe busca o aprendizado e consegue gerenciá-lo.

Papel do tutor O tutor de cursos a distância exerce os seguintes papéis: conselheiro e mentor, orientador da aprendizagem avaliador. Como avaliador, suas funções são: acompanhar e registrar as atividades e produção dos alunos; analisar o desempenho dos alunos e propor procedimentos que melhorem o seu rendimento; Estimular a autoavaliação.

Maneiras de se avaliar PRESENCIAL: feita por meio de uma prova, na presença do professor ou de outra pessoa responsável, para garantir legitimidade. É realizada com hora, data e local predeterminados. A DISTÂNCIA, COM APLICAÇÃO DE TESTES ON-LINE: feita por meio de mecanismos de testes on-line a serem respondidos pelos alunos diretamente no ambiente virtual. Nesse caso, há datas limites para entregar os trabalhos e atividades. AVALIAÇÃO AO LONGO DO CURSO (CONTÍNUA): baseada em componentes que forneçam subsídios para o professor avaliar seus alunos de modo processual, tais como atividades realizadas, comentários postados, participações em grupos de discussão etc.

Cursos de formação continuada CH Abaixo de 160h Acima de 160h Cursos Webtv e títulos do eixo Informação e Comunicação Qualificações Profissionais e Aprendizagem Avaliação Avaliação na participação de atividades propostas + desempenho nas atividades avaliativas. Menções avaliativas. Avaliação processual. Ferramentas / Instrumentos Fóruns, diários, questionários, tarefas.

Cursos de formação continuada Tipo de curso Aperfeiçoamento Qualificação profissional Avaliação Avaliação na participação de atividades propostas + desempenho nas atividades avaliativas de múltipla escolha. Indicadores de competência – Unidades Curriculares. Realização de projeto integrador. Avaliação processual. Ferramentas / Instrumentos Testes de múltipla escolha. Testes, Fóruns de discussão, Produções textuais dissertativas.

Ferramentas / Instrumentos Cursos técnicos Tipo de curso Cursos técnicos Avaliação Indicadores de competência – Unidades Curriculares. Realização de projeto integrador. Avaliação processual. Ferramentas / Instrumentos Testes, Fóruns de discussão, Produções textuais dissertativas, Projeto Integrador.

Extensão Universitária Tipo Dinâmica Quantidade Testes com resposta automática   Exercícios com respostas automáticas, voltadas à mensuração do alcance das competências (aos moldes do ENADE). 10 questões de múltipla escolha Produção Individual (textual, gráfica, artística, audiovisual) Avalia o desempenho do aluno não só nas competências, mas também na construção de textos, articulação de ideias, pesquisa e autonomia. Produção contendo entre 1 e 2 páginas. 1 atividade

Graduação Tipo Dinâmica Quantidade Testes com resposta automática   Exercícios com respostas automáticas, voltadas à mensuração do alcance das competências (aos moldes do ENADE). Ocorrendo resultados abaixo da média esperada, serão criadas estratégias de reforço ou recuperação, garantindo os pressupostos da avaliação diagnóstica. 4 testes de múltipla escolha por disciplina. Produção Individual (textual, gráfica, artística, audiovisual) Avalia o desempenho do aluno não só nas competências, mas também na construção de textos, articulação de ideias, pesquisa e autonomia. Essa atividade deve ser ofertada, preferencialmente, até a metade da disciplina para que o aluno tenha oportunidade/tempo hábil de refazê-la, a título de recuperação. Produção contendo entre 1 e 2 páginas. 1 atividade por disciplina Avaliação Presencial Interdisciplinar Elaboração individual, de uma atividade avaliativa, com questões de múltipla escolha e 1 questão dissertativa multidisciplinar. 1 por semestre abrangendo todos os componentes realizados.

Pós-graduação Tipo Dinâmica Quantidade Testes com resposta automática   Exercícios com respostas automáticas, voltadas à mensuração do alcance das competências (aos moldes do ENADE). Ocorrendo resultados abaixo da média esperada, serão criadas estratégias de reforço ou recuperação, garantindo os pressupostos da avaliação diagnóstica. 10 questões de múltipla escolha Produção Individual (textual, gráfica, artística, audiovisual) Avalia o desempenho do aluno não só nas competências, mas também na construção de textos, articulação de ideias, pesquisa e autonomia. Essa atividade deve ser ofertada, preferencialmente, até a metade da disciplina para que o aluno tenha oportunidade/tempo hábil de refazê-la, a título de recuperação. Produção contendo entre 1 e 2 páginas. 1 atividade Avaliação Presencial Interdisciplinar Elaboração individual, de uma atividade avaliativa, com questões de múltipla escolha e 1 questão dissertativa multidisciplinar. 1 por semestre abrangendo todos os componentes realizados

Atividades Mediação Tipo Quantidade Dinâmica Fórum permanente de comunicação    1 por componente Espaço para comunicação do aluno com o professor quanto as questões de ordem pedagógica do curso, como por exemplo: esclarecimento de dúvidas referente ao conteúdo ou as atividades, solicitação de complementação de leitura etc. Fórum Temático Não avaliativo, não obrigatório Mínimo 1 por componente Espaço para reflexão e expressão dos alunos acerca dos conteúdos trabalhados. Possibilidade de observar e auxiliar os alunos quanto a apresentação de ideias, argumentação, criticas, exposição de defesas e ponto de vista, de acordo com as turmas em específico. Webconferência Mínimo 2 por componente Interação em tempo real entre professor e alunos. Professor/mediador previamente elabora o material (PPT) para embasar sua fala no encontro, que tem duração de até 1 hora. A interação entre alunos, normalmente, acontece ao final da palestra por meio de chat escrito. Palestra virtual com especialistas de mercado Opcional Realizada em tempo real, contará com a participação de convidado externo, professores e alunos. Objetiva promover atualização por meio de apresentação de praticas de mercado ou de situação de relevância para a formação profissional dos alunos. As palestras não necessariamente acontecerão em todos os componentes, pois serão criadas estratégias pela coordenação de acordo com a possibilidade de agenda e da realidade das turmas.

Avaliação e EAD Mas será que o que ensinamos está ficando claro? Será que as ferramentas oferecidas para favorecer a aprendizagem está sendo eficaz? Será que a avaliação realizada está em consonância com aquilo que é pregado em relação ao perfil dos estudantes e a flexibilidade de tempo-espaço?

Otacília da Paz Pereira Obrigada! Otacília da Paz Pereira otacilia.ppereira@sp.senac.br Senac São Paulo