C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A importância dos alimentos
Advertisements

FUNÇÕES DE NUTRIÇÃO Funções dos Alimentos
C I Ê N C I A S Cap. 1 – Os alimentos Por que comer?
OS ALIMENTOS E SEU PAPEL
Colégio Maria Imaculada
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
CONSTITUIÇÃO QUÍMICA DOS SERES. COMPONENTES INORGÂNICOS ÁGUA E SAIS MINERAIS ÁGUA E SAIS MINERAIS COMPONENTES ORGÂNICOS CARBOIDRATOS, LIPÍDIOS, PROTEÍNAS.
8º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?
Módulo 4.: A composição química da célula 1. Os componentes químicos da célula Conteúdo celular possui: componentes inorgânicos e orgânicos. Componentes.
BIOQUÍMICA CELULAR 1. TODA CÉLULA É COMPOSTA POR SUBSTÂNCIAS DIVERSAS. ESSES COMPONENTES QUÍMICOS PODEM SER DIVIDIVOS EM DOIS GRUPOS INORGÂNICOS CARBOIDRATOS.
BIOLOGIA Professora Cristiane C. Camargo. BIOLOGIA Capítulo 10: Nutrição.
Camilo Piran João Pedro Machado Luiz Felipe Pimentel.
VITAMINAS. São compostos orgânicos necessários para promover o crescimento e garantir o funcionamento adequado do organismo. As vitaminas são classificadas.
O que vais ser amanhã, depende das escolhas que vais fazer hoje! “Diz-me o que comes, dir-te-ei a saúde que tens” (Dr. Emídio Peres)
Profa. Denise E. Moritz CARBOIDRATOS I Nutrição Profa. Denise Esteves Moritz 2016.
SISTEMA ENDÓCRINO. INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que, juntamente com o sistema nervoso, coordenam as funções do organismo. São classificadas.
Nutricionista Grace B. dos Reis Klu  Sedentarismo  Alimentação  Hereditários  Problemas médicos (hormonais, uso de medicamentos)  Emocionais.
Como nosso corpo está organizado Os alimentos FOTOS: FABIO YOSHIHITO MATSUURA / ARQUIVO DA EDITORA Os alimentos fornecem energia para nossas atividades.
Quais os sais minerais mais importantes para nossa saúde?
Compostos inorgânicos
Alimentação Saudável e Sustentável
Colégio Maria Imaculada
Projeto NutriBem Desportivamente
O SISTEMA DIGESTÓRIO A DIGESTÃO Prof. Branca 8°E.F - Ciências.
Carne bovina A carne bovina traz vários benefícios para a saúde se
Lipídeos Parte II.
Grupos Alimentares Joice Behenck Evaldt.
Sistema Esquelético.
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Carboidratos Prof. Rafael Barbosa.
Compostos inorgânicos e orgânicos
LIPÍDIOS Gorduras Ceras Óleos Colesteróis Estruturais Hormônios
Carboidratos Nutrientes mais abundantes; Fonte primária de energia;
Recomendações nutricionais para gestantes
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
Comer bem, para viver melhor!
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS
CITOQUÍMICA DA CÉLULA Profª. Andréa Roveré Biologia.
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Profa. Denise Esteves Moritz
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
Vitaminas Prof. Daniel Venâncio.
Vitaminas. Não podem ser sintetizadas pelo nosso organismo em quantidades adequadas Vitaminas.
Vitaminas Compostos orgânicos que atuam como coenzimas - ativando as enzimas responsáveis pelo metabolismo celular. Agem em pequenas quantidades. Obtidas.
Lipídios Prof. Marcelo Correa.
A ÁGUA SOLVENTE UNIVERSAL – DISSOLVE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS (SAIS, GASES, AÇÚCARES, ETC...)
Unidade básica de formação do ser vivo Membrana, citoplasma e núcleo
Profa. Dra. Rosane Pilot Pessa Nutricionista – CRN-3: 2172
Alimentação Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC/Joinville
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
PROTEÍNAS, Nitrogênio e CIA
COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS SERES VIVOS
O que você deve saber sobre
Carboidratos e Proteínas
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
Aminoácidos.
CARBOIDRATOS.
Alimentação humana Cap. 6.
Características Gerais Dos Seres Vivos.
CARBOIDRATOS E EXERCÍCIO FÍSICO
Paula Costallat Cantão
Saturadas e insaturadas
ALIMENTAÇÃO E DIGESTÃO
CARBOIDRATOS.
Definições Alimento: qualquer substância que possa ser ingerida por humanos e fornecer nutrientes para manutenção da vida. Alimentos não processados:
Greenhealth É um alimento multifuncional, constituído de uma microalga verde de água doce. É utilizado como suplemento pelos astronautas da NASA Considerada.
Alimentação e Saúde Alimentação e Saúde. O que é alimento? Alimento é aquilo, Alimento é aquilo, que serve para comer ou beber, e que dá ao corpo da gente.
Transcrição da apresentação:

C I Ê N C I A S Nutrientes e Sistema Digestório Por que comer?

E N E R G I A Elétrica automóvel seres vivos Brasil gasolina / produtores, Hidrelétrica álcool autótrofos SOL consumidores, Heterótrofos (predadores e parasitas)

INGREDIENTES substâncias com as quais o produto foi feito. Ex. leite, estabilizante e NUTRIENTES substâncias químicas presentes nos alimentos. É deles que sai a energia para a realização de nossas tarefas diárias, manutenção e funcionamento do nosso organismo e substâncias que nos fazem crescer fabricando novas células e regulando as funções do organismo. Ex: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, ferro e sódio.

A L I M E N T O S NUTRIENTES contém usados para que que crescimento e reparo de machucados (CONSTRUTORES ) fornecem energia (ENERGÉTICOS) regulam o funcionamento saudável do corpo (REGULADORES) carboidratos (açúcares) e lipídeos (gorduras) vitaminas e sais minerais proteínas e lipídeos

A – Carboidratos ou Glicídios Função: fornecer energia Encontrados: arroz, feijão, batata, pão, leite, frutas. Exemplos de carboidratos

MONOSSACARÍDEOS DISSACARÍDEOS CLASSIFICAÇÃO: glicose frutas, cereais, verduras, mel frutose frutas MONOSSACARÍDEOS galactose (leite) DISSACARÍDEOS sacarose (gli + fru) açúcar da cana lactose : leite gli + gal maltose gli + gli : cevada

GALACTOSEMIA Alimentos que devem ser evitados Leites, queijos, iogurtes, coalhadas, requeijão, creme de leite; Manteigas e margarinas que contenham leite como ingrediente; Soro do leite; Sorvete; Chocolate; Molho de soja fermentado; Grão de bico; Vísceras de animais: rins, coração, fígado; Carnes processadas ou enlatadas, como salsichas e atum, pois normalmente contêm leite ou proteínas do leite como ingrediente; Proteína hidrolisada do leite: normalmente encontrada em carnes e peixes enlatados, e em suplementos proteicos; Caseína: proteína do leite adicionada em alguns alimentos como sorvete e iogurte de soja; Suplementos proteicos à base de leite, como lactoalbumina e caseinato de cálcio; Glutamato monossódico: aditivo utilizado em produtos industrializados como molho de tomate e hambúrguer;

POLISSACARÍDEO amido reserva dos vegetais celulose (várias moléculas de glicose) batata trigo milho celulose parede das células vegetais fibras (várias moléculas de glicose) glicogênio reserva animal várias moléculas de glicose (fica nos músculos e fígado)

B – Lipídios ou Gorduras  Função: - energéticos de reserva - conserva o calor - construtores  membrana das células  produção de hormônios - protege de choques mecânicos Encontrados: animal: leite e derivados gema de ovo banha toucinho carnes e derivados (presunto, bacon, lingüiça e salsicha) vegetal: óleos e azeites amêndoas nozes pinhão abacate

Problemas: o excesso pode causar  problemas cardíacos (entope as coronárias)  obesidade

C – Proteínas Funções: - constroem e reparam nosso corpo repondo as células - participam da produção de hormônios, enzimas, anticorpos, hemoglobina. - fonte de energia na falta de carboidratos e lipídios. Composição: + de 70: aminoácidos Encontrados: vegetal feijão, lentilha, soja, ervilha, grão-de-bico, arroz. (combinação: arroz e feijão. é fonte de proteínas) animal carnes leite e derivados clara de ovo

D - VITAMINAS

vit A vit complexo B cegueira noturna (nictalopia) ressecamento da pele retardar o crescimento vit complexo B anemia fraqueza muscular alterações nos ossos problemas gastrointestinais

vit C vit D vit K escorbuto inflamação das mucosas retardar o crescimento vit D raquitismo vit K dificuldade de coagulação

O que é Escorbuto   Escorbuto é uma doença desencadeada pela carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo.    Sintomas do escorbuto   Seus sintomas são sangramento e inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros. Esta doença, pode, inclusive, desencadear quadro de anemia, devido a pequenas hemorragias.

O que é Raquitismo? Raquitismo é uma condição que afeta o desenvolvimento dos ossos em crianças. Isso faz com que os ossos se tornem suaves e fracos, o que pode levar a deformidades ósseas. Raquitismo em adultos é conhecido como osteomalacia ou ossos moles. A causa mais comum de raquitismo é a falta de vitamina D e cálcio. A vitamina D é obtida em grande parte a partir da exposição da pele à luz solar, mas também é encontrado em alguns alimentos, tais como óleo de peixe e ovos. Já o cálcio é encontrado em alimentos como leite e seus derivados.

E – Sais Minerais Nutrientes reguladores SÓDIO e POTÁSSIO regulam a quantidade de água no organismo atuam nas funções do S.N. e contração muscular sal de cozinha (Na) banana laranja verdura feijão

CÁLCIO e FÓSFORO FERRO entram na composição de ossos e dentes atuam no funcionamento do S.N. e músculo leite e queijos, hortaliças verdes (brócolis, espinafre) e ovos. FERRO ▪faz parte da hemoglobina do sangue  sua falta: ANEMIA feijão, carne vermelha, fígado, gema de ovo e hortaliças de folhas verdes

IODO FLÚOR A anemia provoca fraqueza, mal estar, cansaço. é adicionado ao sal de cozinha e encontra-se nos alimentos marinhos regula a glândula tireóide. Sua falta provoca o BÓCIO FLÚOR participa na formação de ossos e dentes é adicionado à água tratada.

F – Água solvente universal participa dos processos vitais transporta nutrientes e gases solvente universal participa dos processos vitais regula a temperatura interna a maioria das reações que ocorrem no nosso organismo, é em meio aquoso.

G – Fibras São encontradas nos vegetais, é o carboidrato CELULOSE que não conseguimos digerir, por isso é eliminado nas fezes. FUNÇÕES:  absorvem água tornando as fezes mais fáceis de serem eliminadas  absorvem o colesterol e substâncias cancerígenas eliminando-as com as fezes.

CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS, QUANTO ÀS FUNÇÕES ENERGÉTICOS REGULADORES CONSTRUTORES fornecem energia lipídeos carboidratos regulam as reações químicas vitaminas e sais minerais crescimento e reposição proteínas