UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
CMDI- Comunicação mediada por dispositivo indutor: Elemento novo nos processos educativos.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA POR DISPOSITIVO INDUTOR: ELEMENTO NOVO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ACADÊMICOS DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMATICA NO PROCESSO EDUCACIONAL Danice Betania de.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Formação de Professores nas Realidades de Ibero-América
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Tecnologias na Educação:
Aluno: Rodrigo Pimentel
AULA 1 Introdução à Pesquisa em Ensino de Física Monografia para a Licenciatura em Física Profa. Cristina Leite ramal 7004, sala.
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
13º SEMINÁRIO NACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Aula 09: Economia da informação, conhecimento e aprendizagem
"O Planejamento escolar: desafios e perspectivas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
Introdução a Educação a Distância
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Mostra Institucional de Resumos Científicos 30 E 31 DE OUTUBRO E 01 DE NOVEMBRO DE 2017 A EDUCOMUNICAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA TENDO O TEXTO LIVRE.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
CMDI Discente: Alice Moreira Anapolis, 28 de Agosto de 2013.
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
inovação e design na educação
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
PROJETO COSTA NORTE ESCOLA PARCERIA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BERTIOGA SISTEMA COSTA NORTE.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
Introdução à Metodologia Científica Prof. Ms. Rafaela Pinheiro Lacerda Curso Técnico Subsequente em Meio Ambiente.
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. Autor: TOSCHI, M. S. CMDI – Comunicação Mediada por Dispositivo Indutor: elemento novo nos processos educativos. In: LIBÂNEO, J. C. e SUANNO, M. V. R. Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: CEPED, Editora da PUC-Goiás, 2011. Acadêmica:Érica de Barros Silva Disciplina: Novas Tecnologias da Educação Prof. Adda Daniela Anápolis, 2013

Introdução O conceito de CDMI é apresentado a partir dos termos que o compõem, analisando assim o conceito de dupla mediação e como os dispositivos tecnológicos que hoje está presente nas escolas modificam as formas de ensinar e aprender, e ainda na relação do uso da tecnologia entre professores e alunos.

Como seres sociais e comunicadores, temos de aceitar nossa interdependência com o outro. Não comunicação sem respeito ao outro. Assim, a comunicação refere-se à capacidade de reconhecimento do outro A comunicação, esta é importante na vida humana e fundamental no processo social, para se comunicar é necessário respeitar o direito de expressão.

Centro do processo educativo Anteriormente : Alunos Centro do processo educativo

A Comunicação como ato social: Dimensões da comunicação: A normativa: estão os atos de informar, dialogar, compartilhar, compreender. A dimensão funcional: mostra o quanto a comunicação é absolutamente necessária para o funcionamento das relações humanas e sociais.

No processo pedagógico a mediação é dupla No processo pedagógico a mediação é dupla. Ou seja, no processo de relação dos alunos com os conteúdos há mediação do professor e a do dispositivo a que o estudante tem acesso. Fonte: organizado pela autora, 2011. Figura 1 – Espiral da dupla mediação na rede de informações

Toschi (2011) : “Daí se falar em dupla mediação no processo de aprender, a mediação do professor e a mediação do dispositivo conectado à virtualidade. Assim, aos professores cabem tarefas mais complexas do que a transmissão de saberes. Compete-lhes fazer mediações neste espaço de relações entre o estudante, o conhecimento e os meios divulgadores do saber, ou que possibilitam acesso às diferentes informações.”

Espaços Híbridos e os Celulares A possibilidade de conexão constante, possibilitada pelo celular e por outros dispositivos, transforma a experiência de espaço e inclui tanto interações sociais e físicas quanto as conexões ao espaço informacional, à virtualidade.