FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
HABILIDADESECOMPETÊNCIAS Adaptado de Nap Lorena. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Prof. Everson José Fernandes
Prof. Vasco Moretto Prof. Gustavo Moretto
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
O ensino de História: teoria e prática
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
M9 - Gestão de procedimentos de manutenção
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Planejamento.
Universidade Federal do Espírito Santo
Definição da Estratégia Organizacional
Aprendizagem Organizacional
A questão da Formação Profissional.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Desenvolvimento Organizacional
Profa. Mestre Marta Ajej
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Oficina de Proteção Infantil
Conhecimentos Habilidades Atitudes
Treinamento.
Gestão das Organizações
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso Técnico em Agroecologia
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Avaliação continuada.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Proposta para Discussão do Plano de Carreira dos Funcionários da USP
Origens e estruturação das escolas e teorias da administração Professora: Rosemary Gomes CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA, ENGENHARIA SANITARIA E ANBIENTAL.
Melhorar a Qualidade do Clube
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
GESTÃO DE PROJETOS - 3 Escola de Engenharia de Lorena
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
Em 1999 – por meio do Projeto Estratégico Nacional – iniciou a elaboração de um conjunto de métodos que fossem capazes de subsidiar a formação com base.
“APRENDER É GRAVAR” Decorrências:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS EQUIDEOCULTURA ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE

PROGRAMA DE FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA EM EQUIDEOCULTURA

EVOLUÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO RURAL NO BRASIL Por evolução do mercado de trabalho se entende basicamente a mudança na base técnica da produção. É um processo que ganha dimensão nacional com a introdução de máquinas, de elementos químicos (fertilizantes, defensivos etc.), mudanças de ferramentas, culturas ou novas variedades. É uma mudança na base técnica que transforma a atividade artesanal do trabalhador, numa atividade moderna, intensiva, mecanizada, enfim, numa nova maneira de produzir.

MERCADO DE TRABALHO Formação por Competências Grandes Tendências Globais Aprendizagem centrada na pessoa e na sua atuação na sociedade como agente social. Necessidade de Profissionais Diferenciados Novo tipo de Aprendizagem

COMPETÊNCIAS As competências pressupõem o agir em determinada situação, mobilizando de forma integrada os conhecimentos, as atitudes e os procedimentos. COGNITIVA - capacidade de percepção do que está acontecendo, avaliar a situação, discernir e identificar o que precisa ser feito. ATITUDINAL - capacidades de saber ser/conviver, o que implica assumir posturas em relação ao próprio desenvolvimento e assumir posturas na relação com as outras pessoas. OPERACIONAL - capacidade de aplicação de um saber na prática, de se colocar em movimento frente a uma necessidade.

Formação por Competência OBJETIVO Preparar jovens, trabalhadores e produtores rurais para desenvolver competência técnica, profissional e de gestão, bem como competências gerais e habilidades interpessoais.

O PARTICIPANTE - Jovens do Ensino Médio, de Escola Agrotécnica, com vínculo no meio rural. - Trabalhadores e Produtores Rurais, mínimo 18 anos É sujeito da produção do saber; Precisa ter mais consciência de seu papel na sociedade, de como afeta e é afetado por ela, para que possa fazer escolhas mais responsáveis de atuação no meio em que vive; Aprende por necessidade. Busca soluções se tem um problema. Enquanto a necessidade não surge, não há porque mover-se para aprender; Cada pessoa é constantemente construída nas e a partir das relações que estabelece com outras pessoas; Deve relacionar o conteúdo em estudo com a sua realidade, sua prática

MÉTODO Participante: centro do processo – importante perguntar O ensino é planejado por intermédio de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, Método Participativo Todos podem desenvolver seus talentos, em sintonia com seu desejo de ser A experiência vivida de cada um e a consciência dela é que fundamenta todo o processo de aprendizagem O aprendizado é um processo que demanda uma constante resolução de conflitos.

O CONTEÚDO Só fará sentido se for capaz de estabelecer relações, vínculos entre os participantes e a realidade em que vivem, de modo a perceber em que medida este conteúdo se relaciona com sua prática cotidiana, perguntando-se: o que isto tem a ver comigo? Deste modo, o indivíduo desenvolve a capacidade de empreender uma busca de alternativas para o passo que deseja dar.

COMPETÊNCIA PROFISSIONAL Conjunto identificável e avaliável de conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser e conviver) que, mobilizados, permitam desempenho autônomo e eficaz no campo de atuação profissional.

Abrangência da Competência Profissional Competências Básicas Competências Específicas Competências de Gestão

COMPETÊNCIA GERAL É representada pelo objetivo-chave da qualificação. Expressa, de forma global, as funções principais que caracterizam a qualificação profissional e as capacidades que permitem exercê-las de modo eficaz. Pode ser definida com uma ou mais frases.

UNIDADE DE COMPETÊNCIA Decorre da Competência Geral, explicitando as grandes funções requeridas para o desempenho profissional. Cada Unidade de Competência representa uma parte significativa do desempenho profissional, gerando produtos ou serviços.

ELEMENTO DE COMPETÊNCIA (Atividade) Decorre da Unidade de Competência e descreve as atividades profissionais que os profissionais devem ser capazes de realizar, explicitando os resultados esperados.

PADRÃO DE COMPETÊNCIA É o referencial que indica a qualidade do desempenho de cada Elemento de Competência. Permite verificar se o profissional alcança ou não o resultado descrito no Elemento de Competência.

ATUAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO SETORIAL EQUIDEOCULTURA

PERFIL PROFISSIONAL Descrição pormenorizada das competências profissionais; Referência para a elaboração de estratégias educacionais de formação e avaliação; Descrição do que é idealmente necessário saber realizar para o exercício da ocupação escolhida; Referencial para o desenvolvimento profissional; Indica competência ou não para atuação no ambiente de trabalho.

Questões O que fazem esses profissionais que estão no mercado de trabalho rural? O que esses profissionais deveriam fazer? O que eles farão no futuro?

A - Fatores tecnológicos e organizativos do campo profissional Inovações tecnológicas - métodos e ou sistemas de trabalho Novos meios de produção (máquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos e material Novas técnicas de controle de qualidade e análise Novos procedimentos de manutenção e reparação Mudanças na organização do trabalho Mudanças na legislação – segurança, meio ambiente, qualidade e ou identidade

B – Mudanças ocorridas no campo profissional 1- Atividades que: tendem a se tornar mais importantes tendem a perder a importância tendem a desaparecer 2- Atividades novas

Obrigada! Mírian Rocha Sônia Rodrigues