QUESTÕES AVALIATIVAS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina COMO FORMULAR UM PROBLEMA DE PESQUISA? Antonio Carlos.
Advertisements

EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
Profa. Therezinha Conde
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE OLIVAL Decreto-Lei n.º 3/2008.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Sistema de avaliação de ensino
AUTOAVALIAÇÃO.

Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Docência do Ensino Superior
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Avaliação Algumas questões para pensar
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
Avaliação da aprendizagem
Relatório de Autoavaliação Institucional
Planejamento de estratégias:
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
SINAES ENADE.
A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
30anos CENPEC.
CONHECENDO A DIDÁTICA O que é Didática? De que assuntos ela trata?
Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
Métodos e Técnicas de Exploração Diagnóstica
Avaliar desempenho de servidores
Plano de Ação Enade Implementação
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
Avaliar desempenho de servidores
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
SINAES Mudança de paradigmas
MAPA CONCEITUAL Mapas conceituais e avaliação formativa: tecendo aproximações Nadia Aparecida de Souza e Evely Boruchovitch.
PROFESSOR REFLEXIVO EM UMA ESCOLA REFLEXIVA
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Orientações de estágio
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

QUESTÕES AVALIATIVAS DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR NOELI PRESTES PADILHA RIVAS JUNHO DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/DEDIC/FFCLRP/USP

Art 24 (...) V- A verificação do rendimento escolar observará os seguintes critérios: avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do período sobre os de eventuais provas finais; possibilidade de aceleração de estudos para alunos com atraso escolar;

Aproveitamento de estudos concluídos com êxito; Obrigatoriedade de estudos de recuperação, de preferência paralelos ao período letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituições de ensino em seus regimentos; Possibilidade de avanço nos cursos e nas séries mediante verificação do aprendizado.

Discutindo conceito de avaliação da Aprendizagem A avaliação da aprendizagem, portanto, deve ser entendida, como “[...] um juízo de qualidade sobre dados relevantes para uma tomada de decisões” (LUCKESI, 1915, p. 9). A avaliação da aprendizagem assim concebida implica o redimensionamento dos papeis do educador e do educando. A avaliação da aprendizagem pressupõe um conceito de ensino e de aprendizagem que resulte em entendimento de aula como processo relacional entre o político, o pedagógico, o científico e o sociocultural.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Época de transição e de crise paradigmática da ciência: as universidades não podem mais continuar avaliando os educandos a partir do julgamento da soma de fragmentos cognitivos. Nem continuar insistindo em avaliar e, em muitos casos, medir a simples capacidade de armazenamento e de memória instrumental dos seus estudantes. O momento histórico em que vivemos requer que a assimilação passiva seja substituída pela assimilação crítica do conhecimento.

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM Está presente durante todo o processo de aquisição, problematização, elaboração e recriação do saber. Esse processo se caracteriza como uma relação dialética entre os que ensinam e os que aprendem. O grande desafio posto ao educador atual é materializá-la pedagógica e cientificamente, não se esquecendo, porém, que qualquer método avaliativo tem, ao lado de sua dimensão pedagógica e científica, uma dimensão política.

Taxonomia de Bloom ressignificada (Ferraz e Belhot, 2010)

Como avaliar (instrumentos)? O que fazer com os dados obtidos? Algumas Questões Por que avaliar? Quando avaliar? Como avaliar (instrumentos)? O que fazer com os dados obtidos?

Por que avaliar? Toda intervenção educativa na aula se articula em torno de alguns processos de ensino/aprendizagem que podem ser analisados desde diferentes pontos de vista. Sujeitos da avaliação: professor, estudante, grupo/classe. Objeto da avaliação: Processo de ensino e processo da aprendizagem.

Alguns Problemas Condições de trabalho e jornada docente; Número excessivo de alunos; Desconhecimento do professor dos instrumentos e perspectivas de avaliação; Falta de liderança da instituição (curso) em relação à condução do processo avaliativo; Falta de envolvimento dos estudantes nas discussões sobre PPC, currículo e avaliação; Falta de reflexão profunda dos professores sobre os objetos da formação: preparação profissional e cidadania.

Avaliação como medida ou Avaliação formativa??

Avaliação Formativa A finalidade da avaliação é ser um instrumento educativo que informa e faz uma valoração do processo de aprendizagem seguido pelo aluno, com o objetivo de lhe oportunizar, em todo o momento, as propostas educacionais mais adequadas.

Conhecimento e avaliação de todo o percurso do estudante. Avaliação Somativa Conhecimento e avaliação de todo o percurso do estudante. Avaliação Final: Resultados obtidos e conhecimentos adquiridos pelo aluno.

RETRATOS DA AVALIAÇÃO NA ATUALIDADE “Prova um momento privilegiado de estudos e não um acerto de contas” (MORETTO; VASCO, 2005)

“Acúmulo de informações solicitadas, através da memorização, em momentos estanques do processo de avaliação” (MORETTO; VASCO, 2005)

Valorização do Pseudo-sucesso – “Quando o aluno apenas repete o que o professor ensina”

FUNÇÃO DIAGNÓSTICA Início Final PERFIL DO ALUNO E DA TURMA Com que conhecimentos e atitudes o aluno(a) inicia o processo de aprendizagem? Até que ponto o aluno aprendeu ou cumpriu as metas estabelecidas para o período? Início Final PERFIL DO ALUNO E DA TURMA Conhecimentos prévios e sistematizados Dificuldades Possibilidades Progressos Planejamento de atividades e estratégias didáticas adequadas

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO Dimensão formativa Fonte de informação para formulação das práticas pedagógicas mediante registros Compreender e descrever os desempenhos e aprendizagens dos alunos O processo de avaliação deve ocorrer durante o processo de ensino e aprendizagem

REDIMENSIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Planejamento metas e ações FUNÇÃO DE ACOMPANHAMENTO AMPLIA a possibilidade de perceber os avanços e rupturas no processo de ensino-aprendizagem ORIENTA A AÇÃO DOCENTE REDIMENSIONAMENTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Planejamento metas e ações (RE)ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDANTES

Como avaliar? Garantindo participação ativa dos estudantes, para que se sintam responsáveis pelo seu próprio aproveitamento (avaliação formativa). Por meio de instrumentos que possibilitem a análise do processo de ensino e de formação de cidadão e não apenas a certificação e aferição de resultados.

Buscando refletir a prática pedagógica. Como avaliar? Por meio de instrumentos que possibilitem obter dados e reorientar o processo se necessário. Buscando refletir a prática pedagógica.

Instrumentos de avaliação Observação e registro; Provas diagnósticas; Auto avaliação, avaliação pelos pares; Portfólio; Atividades em grupo; Produção de relatórios e arguição; Defesa de tese ou projeto; Outros (estratégias de ensino e avaliação).

Objetivos de habilidades Quadro 2. Domínio dos objetivos de aprendizagem e as respectivas técnicas avaliativas. O que avaliar Técnicas avaliativas Objetivos cognitivos Prova discursiva ou dissertativa Prova objetiva (Lacuna, verdadeiro/falso combinação ou correlação, associação, ordenação, complemento) Entrevista Prova com consulta Dissertação e monografia Solução de casos Pré e pós-teste Portfólio Objetivos de habilidades Observação com roteiro e registro Provas práticas Relatórios Objetivos de atitudes Observação Objetivos de um programa de ensino Indicadores de aproveitamento Questionários Debates Objetivos de um curso de graduação ou instituição Debates Observação Questionários Entrevistas Desempenho do professor Debate com os alunos Conselho de classe, de turma Fonte: Adaptado de Masetto, 1997.