Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP

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Transcrição da apresentação:

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP APOIO: Sub-projeto: Filosofia Coordenador do projeto: prof. Douglas Garcia Bolsista: Daniela Aparecida da Cruz Silva   Ações Afirmativas são mesmo necessárias? No segundo semestre de 2014, os bolsistas do pibid sub-projeto Filosofia, desenvolveram na Escola Estadual Ouro Preto atividades relacionadas ao tema “Ações Afirmativas no Brasil: cotas em universidades”. O ponto de partida do trabalho foi a filosofia política de John Rawls e de Robert Nozick. A partir de material didático elaborado pelos bolsistas foram apresentados alguns conceitos-chave das ideias compartilhadas pelos autores, como, por exemplo, "meritocracia", "igualdade de oportunidade" e "loteria do nascimento". O conteúdo foi apresentado em duas aulas expositivas com a finalidade de preparar os alunos para a terceira e última aula do projeto onde foi aplicada uma avaliação escrita e realizado um debate sobre o tema. Pôde-se ao final perceber a ampliação dos horizontes de muitos que não tinham conhecimento do acesso à universidade através das cotas e algum desenvolvimento das habilidades argumentativas entre os alunos. A importância dessa abordagem politico-filosófica para a formação do aluno no ensino médio é a quebra do imediatismo que os alunos enxergam a escola através da demanda do mercado de trabalho, possibilitando assim uma reflexão do sujeito enquanto aluno da instituição sobre politicas sociais e etnico-racias. Palavras-chave: filosofia política, John Rawls, Robert Nozick, ensino de filosofia.