MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Teoria de Sistemas Maurício Serva Origem da Teoria Geral dos Sistemas l Autor principal: Ludwig von Bertalanffy (anos 40) l Proposta de um novo paradigma.
FORMACAO SINDICAL SOBRE O REFORCO DAS CAPACIDADES EM MATERIA DE ORGANIZACAO Centro Internacional de Formação – Turim - Itália 13 de setembro a 08 de outubro.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Profª Ana Paula SpolonPlanejamento Físico e Urbanístico de Meios de Hospedagem Espaço urbano, espaço arquitetônico, edifício hoteleiro HOTEL.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
2º Pré Congresso Circulista Região Nordeste Natal - RN 27 à 29 de novembro de 2015 Luis Stephanou Coord. Equipe Técnica FCORS.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Jogos de Empresas UNIP. Ambiente de negócios Num cenário de rupturas e descontinuidades torna-se imprescindível reconhecer a complexidade do processo.
Gestão de Pessoas - Nadja Guitton Comportamento organizacional/psicologia aplicada à Administração Gestão Por COMPETÊNCIA Como entender competência? INTEGRAÇÃO.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL Claudio Paris – Magrão 06/10/2010 twitter.com/prof_magrao MÓDULO 13 APOSTILA 4.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
Territórios sustentáveis
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Disciplina: Sistemas de Informação
Prof. José Paulo Hernandes
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SUSTENTÁVEL
Controladoria Financeira
Laboratório de Gestão Luís Moretto Neto Professor Associado II
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Planejamento de Sistemas Complexos
Caroline Maria Danubia Alves Hudson Santos Henrique Cabral
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
PLANEJAMENTO E GESTÃO PÚBLICA Alunos: Gustavo Brandão Luciana Padovez.
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Região Centro
Sistemas de Informação EM MARKETING
Estratégia em Corporações Multinacionais
Organização de eventos II
Ordenamento e Planeamento Territorial
A QUESTÃO AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Sistema sócio técnico aberto
Globalização.
Professor Norival Carvalho Cunha
Teoria da Contingência
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Professor Norival Carvalho Cunha
Estratégia Internacional
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
PROF. DR. MARCOS AURÉLIO TARLOMBANI DA SILVEIRA
Aula 08: Ambiente do Suprimento
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
Consequências do consumismo: Socioeconômico e socioambientais
Instrumentos de Gestão Territorial
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Gestão da Logística de Distribuição
Planejamento Urbano e Plano Diretor
GESTÃO AMBIENTAL – TENDÊNCIAS (ECOPRODUÇÃO) Prof. Dr. Francisco Chaves
A experiência brasileira na construção de Índices de Qualidade de Vida Urbana: planejamento e gestão urbana Fabio Santos Historiador, Mestre em Relações.
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Análise de Demandas Regionais
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
Programa de Desenvolvimento Gerencial
DOCENTE: UGO LIMA DISCENTE: José Jérfferson Rodrigues Luana Gonçalves Torres Robevânia da Silva Souza CONJUNTO DE INDICADORES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL.
Transcrição da apresentação:

MESTRADO ACADÊMICO EM TURISMO E HOTELARIA PLANEJAMENTO E GESTÃO DE TERRITÓRIOS TURÍSTICOS São Luis (MA), Dezembro de 2013

CENÁRIO ATUAL - EXIGENCIAS Complexo período de mudanças gerado pela revolução tecnológica e social, advindas da mundialização do capital e das relações globais entre os diversos atores socioeconômicos que configuram a nova ordem mundial. “num mundo não-linear apenas as idéias não lineares criarão novas riquezas” (Hamel 2001, p. 121)

TURISMO E TERRITÓRIO Turismo importante atividade social e econômica fenômeno sócio-econômico da atualidade mais representativo destes novos tempos. Equilíbrio entre a conservação ambiental e cultural, a viabilidade econômica e a justiça social. Território - espaço como a variável principal, mesmo que inclua variáveis políticas, econômicas, sociais, culturais e ambientais.

TURISMO E TERRITÓRIO É preciso compreender o turismo como processo dinâmico e complexo. A complexidade do turismo está ligada as suas dimensões ecológicas, econômicas e sociais. A dinamicidade está relacionada ao contexto sócio-cultural inerente ao turismo.

PLANEJAMENTO E GESTÃO TERRITORIAL Separação artificial entre gestão e planejamento O planejamento é continuado na gestão, na medida que começa a por em prática o que foi determinado pelo plano. Gestão como etapa interativa, cujas informações retro-alimentam o processo de planejamento.

PLANEJAMENTO E GESTÃO DO TURISMO O planejamento e a gestão do turismo têm sido associados ao zoneamento do solo ou ao programas de desenvolvimento em termos de governo local ou regional (setorizados).

PLANEJAMENTO DO TURISMO planejamento e gestão estratégicos; necessidade de desenvolvimento de um sistema de informações pertinentes aos objetivos; sistema de indicadores amplo e integrado; processo colaborativo com viés altamente político; caráter sistêmico e processual.

PRESSUPOSTOS Visão Sistêmica Gestão por Processos Sustentabilidade e Turismo Integração entre Planejamento e Gestão Território e Participação

VISÃO SISTÊMICA A tradicional idéia de que os sistemas vivos são abertos em relação ao ambiente é produto de uma tentativa de abstrair os sistemas a partir de uma visão externa. Os sistemas vivos são organisticamente autônomos e fechados, fazendo referência apenas a eles mesmo. As respostas que os sistemas vivos dão as perturbações do ambiente externo alteram seu comportamento no futuro, assim, o sistema que é ligado ao ambiente externo por um vínculo estrutural é um sistema que aprende.

VISÃO SISTÊMICA A Teoria de Santiago defende a idéia de que o comportamento futuro dos sistemas não é determinado pelas interações com o ambiente, mas pela sua própria estrutura, sendo, portanto auto-referenciado e livre. Se for livre, portanto não pode ser controlado, apenas perturbado.

VISÃO SISTÊMICA SIGNIFICADO FORMA PROCESSO MATÉRIA

GESTÃO POR PROCESSO Processo como uma ação que recebe uma entrada (input), transforma (agregando valor) e gera uma saída (output), agregando valor a cada ou sub-processo. O cliente se coloca como o propósito do processo de produção. O gerenciamento deve estar voltado principalmente para os processos que agregam valor ao longo da cadeia. A agregação de valor ocorre durante os processos, e pode ser vista como uma fase de transformação, onde atuam diversas variáveis buscando atingir valores cada vez mais expressivos.

SUSTENTABILIDADE E TURISMO Emerge nas décadas finais do século passado a discussão sobre ecodesenvolvimento, desenvolvimento sustentável e sustentabilidade. No turismo, a ampliação das discussões a respeito da sustentabilidade, também contribui para construir um sistema de indicadores com contornos sociais e econômicos, indispensáveis para monitoramento e avaliação do sistema.

INTEGRAÇÃO ENTRE PLANEJAMENTO E GESTÃO Superação da dicotomia entre planejamento e implementação, ou de uma forma mais prática, entre projeto e execução. O planejamento precisa ser flexível o suficiente para garantir que a gestão de cada processo aconteça de forma contínua e sistêmica, resultando em estratégias eficientes e eficazes (social, ecológica e econômica).

TERRITÓRIO E PARTICIPAÇÃO Como nos sistemas humanos a participação dos elementos que pertencem ao sistema são indispensáveis, entende-se que o planejamento e a gestão territorial deve ter base na participação da comunidade que integra o sistema embora necessite incorporar aspectos coordenativos, interativos, integrativos e estratégicos. A participação da comunidade tem dupla função: decidir as estratégias de ação e se comprometer na execução do projeto.

PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO

PROCESSO DE COMPREENSÃO

SISTEMA TERRITORIAL TURÍSTICO

DIVISÃO VERTICAL E HORIZONTAL DO SISTEMA TERRITORIAL TURÍSTICO Sub-sistema dos fixos: compreende os elementos naturais, como solo, água, clima, vegetação e fauna, e os elementos construídos pelos homens, como as edificações e as infra-estruturas urbanas (rede viária, rede de água e esgoto, redes de comunicação e energia, espaços públicos de lazer);

DIVISÃO VERTICAL E HORIZONTAL DO SISTEMA TERRITORIAL TURÍSTICO Sub-sistema dos fluxos: compreende as dinâmicas sócio-culturais (renda, trabalho, lazer, escolaridade, organização e comportamento social) e as dinâmicas econômicas (produção, distribuição, consumo e acumulação).

PROCESSO DE ESTRATÉGIA

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO

PROCESSO DE MONITORAMENTO