Marketing na era Digital

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Transcrição da apresentação:

Marketing na era Digital

Conceito Gabriel (2010, p. 104) conceitua o termo marketing digital como “o marketing que utiliza estratégias em algum componente digital no marketing mix – produto, preço, praça ou promoção”.

Estratégia de Marketing Estratégia de Marketing Digital   Estratégia de Marketing Estratégia de Marketing Digital Ações táticas e operacionais Tecnologias e plataformas empregadas atualmente Comunicação corporativa Relações Públicas Marketing de Conteúdo Geração de conteúdo Marketing de busca Blogs SEO/SEM SEM – Search Engine Marketing – Marketing de Otimização de Buscadores SEO – Search Engine Optimization – Otimização de sites para Mecanismos de Busca Marketing de Relacionamento Marketing nas mídias sociais Ações em redes sociais Ações com blogueiros Orkut, Twitter, Facebook, You Tube, Linkedin etc. Marketing direto E-mail marketing Newsletter Promoções Lançamentos E-mail SMS Publicidade e propaganda Marketing de guerrilha Marketing viral Postagem de vídeos, Animações e músicas Publicação de widgets Redes Sociais You Tube Widgets virais Publicidade e propaganda Branding Publicidade on-line Banners Podcast e videocast Widgets Jogos on-line Sites e blogs Mídias sociais Google AdWords Pesquisa de mercado Branding Pesquisa on-line Buscas e clipping Monitoramento de marca Monitoramento de mídias Google Clipping

Ações estratégicas do Marketing Digital Marketing de Conteúdo: conteúdo publicado em site, visando torna-lo visível na internet e atraente ao consumidor; Marketing nas mídias sociais: as mídias sociais são sites na internet construídos para permitir a criação colaborativa de conteúdo, interação social e o compartilhamento de informações em diversos formatos; Marketing Viral: efeito de espalhar uma mensagem por meio do boca-a-boca, com o envio de uma mensagem de uma pessoa a outra, com a finalidade de transmitir uma mensagem de marketing;

E-mail marketing: as empresas adaptaram a velha mala-direta ao e- mail, procurando garantir que a mensagem de fato atinja o consumidor; Publicidade on-line: iniciou-se a partir de banners publicados em sites, com o tempo os banners ganharam animação, interação, som, vídeo, entre outros recursos; Pesquisa on-line: a pesquisa é a base da atividade de marketing, sendo que a pesquisa on-line pode ser apoiada por programas de computador, os chamados robôs ou “spiders”. Monitoramento: é a ação estratégica que integra os resultados de todas as outras ações estratégicas, táticas e operacionais.

8 P´s do Marketing Digital 1º P, de pesquisa: envolve a questão de a empresa buscar fatos sobre seu consumidor, como hábitos, preferências, etc; 2º P, de planejamento: nessa fase as informações levantadas com a pesquisa sobre o consumidor, são usadas para a elaboração de estratégias de marketing, como por exemplo, a criação de websites; 3º P, de produção: envolve a execução das ações elaboradas no planejamento; 4º P, de publicação: envolve o conteúdo que será disponibilizado pela empresa para o consumidor no mercado;

5º P, de promoção: está relacionado à criação de campanhas, hotsites promocionais, entre outros; 6º P, de propagação: está relacionado ao trabalho envolvendo redes sociais, fóruns, blogs que possibilitam a propagação do conteúdo da empresa de consumidor para consumidor; 7º P, de personificação: envolve o relacionamento com o cliente, utilizando e-mail e redes sociais para fidelizar o mesmo e consequentemente divulgar as promoções da empresa; 8º P, de precisão: consiste na mensuração dos resultados obtidos através da utilização do marketing digital pela empresa.

E-commerce O comércio eletrônico ou e-commerce precisa do auxílio do marketing digital para divulgar os seus produtos e atrair os clientes através da internet. Um bom exemplo é o da empresa de aviação da Gol que revolucionou o mercado de passagens aéreas através do seu bilhete on- line. Com sua entrada no comércio eletrônico a Gol quebrou vários paradigmas, além de diminuir seus custos operacionais.

As vantagens do Marketing Digital Comunicação Alcance Global Interatividade Vantagem Competitiva Tempo real Segmentação