Endomarketing: Uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas By Christine S. Schröeder.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
COMUNICAÇÃO E IMAGEM: VISÃO INTEGRADA E ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS COM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO E MARKETING SOB A MESMA DIREÇÃO.
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Endomarketing História
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Endomarketing. O que veremos por aqui
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
LUGAR DAS RP NO MARKETING
ENDOMARKETING.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
COMUNICAÇÃO E QUALIDADE
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kunsch Escola.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Ferramenta de gestão para motivar e conquistar o cliente interno
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
ENDOMARKETING.
A conquista do sucesso depende do bom atendimento!
Profissional de GC / Função de GC
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
ENDOMARKETING.
Gestão por Competências
“Cultura Organizacional e Comunicação Interna“
Endomarketing e Comunicação Interna
Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.
PROJETO RH SÃO PAULO COMUNICAÇÃO INTERNA.
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a sua equipe de trabalho. É a utilização de modernas ferramentas.
Apresentação da Síntese do Trabalho
Marketing para o cliente interno
GESTÃO DA DIVERSIDADE NA SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL
Aula: 03 Prof. Júlio Freschi
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
PROCESSOS DE TREINAMENTO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Comunicação Integrada Organizacional (CIO): estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção Profª Patricia Nascimento (62)
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Consultoria Empresarial
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Desempenho Organizacional e melhorias
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
FERRAMENTAS DE MARKETING
GESTÃO CLIMA ORGANIZACIONAL – AULA 6 EAD – PROFª MARIA CRISTINA COSTA
A importância da comunicação integrada
MARKETING INTERNO.
O que é marketing “Função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Dr. Silvio Bertoncello.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Recursos Humanos Profª Sandra Neitzer.
Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
Comunicação Integrada: estratégias empresariais e ações de comunicação e marketing sob a mesma direção.
MISSÃO A Air Plus Voos Aéreos é considerada uma das maiores linhas aéreas do país, tendo grande número de empregados e movimentação de passageiros. É a.
Gestão da Qualidade em Serviços Mudança Cultural ???
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

Endomarketing: Uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas By Christine S. Schröeder

Endomarketing – “marketing interno” ou “marketing para dentro” “Um conjunto de práticas introduzidas e aprimoradas na organização, e que tem por objetivo obter, ou elevar, o comprometimento de seus funcionários”, decorrendo, desse comprometimento, “mudança nas atitudes e comportamentos que se refletem, positivamente, tanto no público interno, quanto no externo” (Cerqueira, 1994; Nicklas e Wood, 1999) “Uma tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores.” (Kotler, 1998) Marketing interno+ Treinamento+Motivação: Clientes bem atendidos. Promoção de valores destinados a servir o cliente (Bekin, 1995) “Conjunto de ações que a empresa deve utilizar adequadamente para vender a sua imagem aos funcionários e seus familiares” (Brum, 1994)

Endomarketing – “marketing interno” ou “marketing para dentro” Conceitos-síntese: motivação dos funcionários, comunicação, comprometimento, valores, instrumentos de marketing e satisfação do consumidor Comunicação interna mais eficaz, não só para os clientes internos, mas também para os externos (clientes) – ganhos em produtos, serviços e atendimento O marketing interno proporciona, realmente, os resultados que dele se espera? Os instrumentos utilizados são eficazes e sinérgicos entre si?

Endomarketing – “marketing interno” ou “marketing para dentro” Deve-se avaliar a utilização do endomarketing: - Sob o ponto-de-vista dos dirigentes (processo, resultados, dificuldades, custos...) - Sob o ponto-de-vista dos colaboradores da organização (de que forma eles sentem-se “sensibilizados” pelas políticas de endomarketing)

Importância do Endomarketing Importância do marketing interno, segundo Bohnenberger (2002): Promovendo a melhoria no relacionamento interno da equipe, a agilização e transparência dos fluxos de comunicação, a introdução de mudanças nas atitudes e comportamentos, as práticas de marketing interno favorecem o desenvolvimento, nos funcionários, de uma consciência de que todas as suas ações devem voltar-se para a satisfação das necessidades dos clientes onde, segundo Bekin (1995), reside toda a sua importância. Desta forma, o marketing interno pode contribuir para a formação de uma vantagem competitiva para as empresas, pois formar uma equipe motivada e comprometida com os resultados da organização e com a satisfação do cliente gera vantagem competitiva de difícil imitação (Porter).

Desenvolvimento e Coordenação das Atividades de Endomarketing Diversas perspectivas: - a partir da área de RH - a partir da área de Marketing - a partir de um trabalho conjunto entre as duas áreas - a partir de um setor independente... Independentemente da área responsável pela coordenação do projeto, é importante destacar que as diretrizes, as estratégias de implementação e o seu desenvolvimento devem originar-se a partir: - da MISSÃO - da VISÃO - dos OBJETIVOS GERAIS da empresa

Instrumentos de Endomarketing São vários os instrumentos à disposição das empresas; todavia, convém destacar que: - os instrumentos devem ser adaptados à realidade organizacional - os instrumentos não produzem resultados isoladamente - os instrumentos devem ser parte de um PROJETO, antecedido de um DIAGNÓSTICO, preferencialmente, conduzido pela própria empresa (Alguns) instrumentos: Folders, manuais, revistas em quadrinhos, jornais internos, painéis (murais), cartazes motivacionais Grife interna (roupas, acessórios, objetos) – material promocional Vídeos, vídeo-jornal, comerciais, rádio interna, Intranet Canais diretos (reuniões com a diretoria, ouvidorias), palestras internas, convenções internas (equipe interna) Memória (resgate da história da empresa) Atividades festivas (com ou sem a participação de clientes)

Instrumentos de Endomarketing A seleção dos instrumentos depende: - dos objetivos da empresa - do planejamento de custos do projeto - do nível de envolvimento da coordenação - da abrangência (grupo de funcionários) - da durabilidade (necessidade de atualização)

Instrumentos de Endomarketing

Projetos em Endomarketing Difusão cultural: divulgam os valores essenciais da empresa e propiciam a formação de um clima adequado para a promoção das relações interpessoais; Desenvolvimento cultural: Consolidam a base cultural desenvolvida e aceleram qualitativamente, por meio do reconhecimento e da valorização do ser humano, o comprometimento; Segurança cultural: Fazem com que a chefia, que está somente envolvida e não comprometida, seja identificada, pois é ela que garante a divulgação dos projetos básicos de difusão cultural; Projetos suplementares de RH: Facilitam e melhoram o grau de comprometimento das pessoas; Projetos avançados: Trabalham a combinação da motivação psicológica e material.

Percepções do Processo de Endomarketing (Delta)

Avaliação - Instrumentos de Endomarketing (Delta)

Avaliação - Instrumentos de Endomarketing (Delta)

Endomarketing Considerações Finais A eficácia de um processo de endomarketing resulta não só dos instrumentos utilizados, mas, também, da própria gerência do processo. Os instrumentos de endomarketing variam de empresa para empresa e, de certa forma, diferentes instrumentos sensibilizam de forma diferente funcionários conforme a idade, grau de instrução, tempo de empresa, função, estado civil, etc.

Referências Endomarketing BOHNENBERGER, Maria Cristina; PINHEIRO, Ivan. Endomarketing: uma ferramenta a ser explorada para obter vantagens competitivas. READ- Revista Eletrônica de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 8, n. 4, set. 2002.Disponível em: http://read.adm.ufrgs.br/read28/artigos/Artigo 05.pdf . Acesso em: 07. nov. 2003. ENDOMARKETING.COM. http://www.endomarketing.com. Acesso em: 13.nov. 2003.