Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? TÓPICO 5 – 61% TÓPICO 4 – 58% TÓPICO 2 – 56% 5 – Quais tópicos apresentam.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Significado Etimológico
Curso - Avaliação e Aprendizagem
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
OS na Educação da Paraíba
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Base Nacional Comum Curricular
Total de Escolas: escolas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Plano Estratégico de Ação do PAAEB
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
1º semestre Plano de Formação
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Tenham Um Dia Maravilhoso!
Orientações aos Alunos
AVALIAÇÃO DO CONTRATO DE AUTONOMIA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
SISTEMA DE CADASTRO DE ALUNOS
Curso - Avaliação e Aprendizagem
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
Linha do Tempo 1960-Fundação Getulio Vargas produziu material avaliativo para o Ensino Médio em todas as áreas Criada a Prova Brasil.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
CURRICULARIZAÇÃO/CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE
Orientações aos Alunos
1.
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Apoio aos parceiros para sucesso na prova Brasil
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Estratégias Pedagógicas a partir do resultado do Ideb
Maria Zilvaneide de Paula Lima
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 1°Encontro de Formação
PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho

Propostas para o mês de junho Na atividade do mês de maio vocês ampliaram a discussão e análise do IDEB da sua rede e planejaram algumas ações para serem desenvolvidas com foco na melhoria da aprendizagem dos alunos, tendo em vista que na maioria dos casos, o indicador de fluxo já estava resolvido. Para o mês de junho, propomos para a equipe da secretaria um aprofundamento das análises com foco nos resultados de Língua Portuguesa ( habilidades de leitura avaliadas na Prova Brasil). Para isso vocês consultarão a plataforma Qedu Redes. O produto dessa etapa será um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas no desenvolvimento de um projeto institucional de leitura. Nos próximos slides apresentaremos todos os passos para a realização das atividades. Bom trabalho!!!

Roteiro das atividades Atividade 1 – Inscrever o município na plataforma Qedu redes (ver o passo a passo no slide XX) para fazer o levantamento de resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013. Atividade 2 – Analisar os resultados de Língua Portuguesa da Prova Brasil 2013, considerando as questões nos slides 4 a 7. Essa atividade ajudará sua equipe a fazer a análise de 2015 assim que os resultados forem disponibilizados. Atividade 3 – Plano de Ação da Secretaria Fórum: considerando os contextos atuais para a aprendizagem de leitura apontados pela autora, quais desafios se colocam para sua rede no ensino e aprendizagem da leitura nas escolas?

Acesso ao Qedu Redes 1- Acesse a plataforma do Qedu redes no link http://redes.qedu.org.br/ e faça seu cadastro. Veja imagem abaixo: 2- A plataforma enviará um email com um código para o cadastro. Fórum: considerando os contextos atuais para a aprendizagem de leitura apontados pela autora, quais desafios se colocam para sua rede no ensino e aprendizagem da leitura nas escolas?

Analisando dados na plataforma Qedu Redes 1 - Na aba Painel da Rede, copie o resultado da proficiência em Língua Portuguesa. 2 – Relacione esse resultado ao nível descrito na Matriz de Referência do SAEB, disponível no link http://download.inep.gov.br/educacao_basica/prova_brasil_saeb/escala/escala_pr oficiencia/2013/escalas_ensino_fundamental_2013.pdf e responda: Qual a descrição da proficiência média da sua rede em LP? NOTA DE PROFICIÊNCIA DA REDE 199, NÍVEL 3. 3 – Agora, acesse a aba Painel do Aprendizado e identifique a proficiência dos alunos de sua rede em cada descritor. Para entender melhor os dados desse painel assista ao vídeo disponível no link http://redes.qedu.org.br/minha- rede/aprendizado

Analisando dados 4 – Quais tópicos apresentam os maiores percentuais de acerto? TÓPICO 2 COM 59% DE ACERTOS E TÓPICO 4 COM 64% DE ACERTOS. 5 – Quais tópicos apresentam os menores percentuais de acerto? TÓPICOS 3 E 6 AMBOS COM APENAS 46% DE ACERTOS.

Analisando dados 6 – Analise o desempenho das escolas em cada tópico e identifique a quantidade de escolas em cada faixa: 7 – Com base na tabela acima, quais decisões que precisam ser tomadas em sua rede? Tópico/quantidade de escolas Melhores escolas Desempenho mediano Necessitam atenção Tópico 1 1 Tópico 2 Tópico 3 Tópico 4 Tópico 5 Tópico 6

Analisando dados 8 – Considerando os diferentes tópicos, identifique: se há escolas que aparecem mais vezes na faixa Necessitam Atenção. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? NÃO HÁ ESCOLA NESTA FAIXA. b) se há escolas escolas que aparecem mais vezes na faixa Desempenho Mediano. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? SIM A ÚNICA ESCOLA DO MUNICÍPIO ENCONTRA-SE NESTA FAIXA EM TODOS OS TÓPICOS. DESENVOLVER PROJETOS NA REDE QUE CONTEMPLEM OS DESCRITORES DA PROVA BRASIL, AFIM DE MELHORAR A PORCENTAGEM DE ACERTOS DOS ALUNOS EM AMBOS OS TÓPICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA .

c) se há escolas escolas que aparecem mais vezes na faixa Melhores Escolas. Quais decisões precisam ser tomadas pela secretaria em relação a elas? NÃO HÁ ESCOLA NESTA FAIXA. 9 – Agora que você já consolidou esses resultados, como envolver as escolas da sua rede nessa discussão e na tomada de decisões? AS EQUIPES GESTORAS DAS UNIDADES ESCOLARES DEVEM MOBILIZAR TODOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A FIM DE CONSCIENTIZA-LOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA MELHORIA DESSES RESULTADOS QUE JÁ FORAM CONSOLIDADOS. DCONT/SCHF

Agora chegou a hora de planejar! Considerando que esses descritores de leitura são aprendidos ao longo da escolaridade e que não são aprendidas por meio de treinos, mas pelas experiências e oportunidades de práticas de leitura planejadas intencionalmente no cotidiano escolar, sugerimos o estudo de um Projeto Institucional de Formação de Leitores desenvolvido pela gestão escolar no livro O que revela o espaço escolar – Um livro para diretores de escola, da Comunidade Educativa CEDAC. Link disponível na Plataforma. Ao analisar o projeto, descreva quais seriam as ações da equipe de secretaria para apoiar sua realização em todas as escolas da rede. Sugerimos que sua equipe elabore um plano de ação da secretaria para apoiar as escolas da rede na implementação desse projeto institucional. Para saber mais sobre Projeto Institucional, acesse o link http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/o-que-e-um-projeto-institucional-786076.shtml