Interface entre Motivação e Autonomia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS AMBIENTES.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
Fractais Geometria. Características Fractais são objetos que podem ser obtidos geometricamente ou aleatoriamente, através de processos recursivos apresentando.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Matemática Emocional (os afetos na aprendizagem matemática
Carlos Eduardo Rodrigues
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Apresentação Multimédia #28 Tema V | Problemas e conceitos teóricos estruturadores da psicologia Capítulo 1 | Os grandes autores da história da psicologia.
Unidade 3 Educação a Distância: Conceitos Básicos
Disciplina: Organização e Métodos
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
MAPAS CONCEITUAIS César Ferreira Soares IAG-USP
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
Correntes Motivacionais Diretas (DMCs)
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
1. As pessoas nas organizações
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Prática pedagógica informada pela complexidade
Dez ‘Lições’ da Teoria dos Sistemas Dinâmicos Complexos
Os Projetos de Trabalho e a necessidade de mudança na educação e na função da Escola.
Instituto Paulo Freire Introdução às Teorias de Aprendizagem
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens Disciplina: Motivações para ensinar e aprender.
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS
Aline Bernardi Capriolli
Teoria da Contingência
Desenvolvimento Organizacional
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Socialização e herança cultural
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
Modelagem de Sistemas I Aula 1 – Introdução à UML
Prof. Me. Christiano Lima Santos
GERONTECNOLOGIA Núcleo de Apoio à Inclusão Digital
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Articulação estratégica e intervenção profissional Estratégias e trajetórias REFERÊNCIA Faleiros, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 10.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
1º Dia 2º Dia Ciências Humanas e suas Tecnologias: Questões de 1 a 45 História, Geografia, Filosofia e Sociologia Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Psicologia Social: uma reflexão. Prof. Ms. Gerson Heidrich
Flavia Pinto.
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Currículos e Programas
Profª. Luciana Eliza dos Santos
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Seminário Educação Informal e Não-Formal. A educação de modo geral prepara o ser humano para o desenvolvimento de suas atividades no percurso de sua vida.
O homem e a Cultura Capítulo do Livro : O desenvolvimento do Psiquismo
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SOB A ÓTICA DA TEORIA GERAL DOS SISTEMAS
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
1 POSTURA ÉTICA E AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR Profa. Gilvanete Correia Bezerra.
O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO Marta Maria Pontin Darsie Anna Maria Pessoa de Carvalho.
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Mercados consumidores e comportamento de compra do consumidor
Gostar de ler, gostar de aprender:
Transcrição da apresentação:

Interface entre Motivação e Autonomia Paiva (2011,p.57-72) Bambirra (2009,p.24-30/41-47) Apresentação:Flávia Assis Carvalho

Identidade, Motivação e Autonomia na aquisição de segunda Língua a partir da perspectiva de sistemas complexos adaptativos Neste capítulo, Paiva(2011), investiga o que motiva a Dinâmica do Sistema SLA, e como a construção e autonomia da identidade influência suas trajetórias e mudanças. Tem a intenção de demonstrar que pequenas mudanças na identidade, motivação e autonomia podem desencadear desenvolvimentos importantes em SLA. “ Pequenas entradas podem desencadear enormes consequências.” (metáfora sobre o efeito Borboleta)- Lorenz (2001) A complexidade é uma metáfora que permeia diferentes campos do conhecimento.

Sistemas Adaptativos Complexos “A autonomia deve ser entendida como um sistema sócio –cognitivo complexo que compõe a rede de conexões constituintes da aprendizagem de uma língua estrangeira. Por se tratar de um sistema complexo.” De acordo com Paiva (2005)e Bambirra (2009). “A complexidade de um sistema complexo surge de Componentes e subsistemas que são interdependentes e interagem um com o outro de várias maneiras diferentes.” ( Larsen- Freeman e Cameron (2008:29)

Sistemas Adaptativos Complexos

De acordo com Lorenz (2001:8), existem dois tipos de sistemas: -> aqueles que variam de forma determinista, à medida que o tempo avança. -> aqueles que variam com uma inconsequente quantidade de aleatoriedade. ( parece ser o caso da linguagem e aquisição da linguagem)

Quando os sistemas exibem propriedades que são encontradas em diferentes escalas ou estágios dizemos que eles exibem dimensões do fractal . O Sistema Move ou evolui no tempo muda

Aquisição de idioma como sistemas adaptativos complexos O comportamento dos falantes baseia-se nas suas interações passadas e nas interações atuais e passadas se encaminham para o comportamento futuro. O comportamento de um falante é a consequência da competição e fatores que variam de restrições perceptivas a motivações sociais. Como o idioma está em evolução, também o SLA e qualquer mudança em um subsistema, pode afetar outros elementos da rede. Desenvolve-se através da interação dinâmica e constante entre os subsistemas alternando momentos de estabilidade com momentos de turbulência. Aprender é o resultado de complexas (e contingentes) interações entre individuo e meio ambiente (Van Lier)

Identidade Aprender uma língua também é um processo de construção de identidade. É um sistema complexo que exibe um processo fractalizado. Motivação A motivação humana para aprender é um fenômeno complexo envolvendo um número de fontes e condições diversas. ( Dornyei & Csizér,2002:424) Autonomia É um sistema sócio cognitivo aninhado no sistema de SLA. Envolve não apenas o estado mental do individuo e processos, mas também dimensões políticas, sociais e econômicas. ( Paiva 2006)

Evidências tirada de um corpus de histórias de aprendizado de língua Inglesa (ELLHS) Estudante Brasileira: “Aprendeu inglês com sua avó” “No ensino médio aprendeu a odiar o inglês, as aulas eram chatas” Estudante Japonês: Saiu com os amigos, leu livros, assistiu filmes... Imitava um primo que usava fotos para ensinar... Percebe-se entre os japoneses e brasileiros, que as práticas sociais de linguagem fora da escola são agentes importantes para funcionar o sistema SLA. Algumas dessas prática surgiram como experiências.

Aprender uma língua envolve lidar com as dimensões fractals do sistema complexo de identidade. Além de ser um aprendiz , um tem outras identidades, como gênero, e identidades de classe social, e adicionais podem surgir ao longo do processo de SLA.

Pontos de mudança e Auto-Organização O Corpus de ELLHS brasileiros e japoneses demonstraram que o sistema SLA está sempre aberto a mudanças, para aprender os contextos que estão sempre mudando e as identidades, motivações e autonomia. Os principais pontos de mudança identificados no corpus ELLHS são: 1- Conhecimento agradável e uma condição inicial de ambiente familiar. 2- Um segundo ponto de mudança tem a ver com movimentos autônomos. 3- Novas mudanças e novas construções de identidade.

O LLHS forneceu provas suficientes para afirmar que resultados de aquisição do que emerge da interação entre elementos diferentes em um sistema SLA e que a construção de identidade, a motivação e a autonomia são três dos elementos mais importantes que contribuem para o surgimento de pontos de mudança, auto- organização e consequentemente para SLA.

In the world, nothing is permanent except change. ( proverbio americano) Obrigada!!