O que é a Educação Física?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A História mostra que a princípio os objetivos eram diferentes do que é visto atualmente, sendo na maioria das vezes voltado para a preparação dos guerreiros,
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
ÉTICA. Código de Ética da Farmácia diz: O exercício da profissão não pode, EM HIPÓTESE ALGUMA, ser feito com INTERESSES COMERCIAIS, pois a farmácia.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
PROGRAMA 5S Treinamento 5S.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
O significado de “actividade”
Área dos conhecimentos 2º período 7º ano
Sistema Muscular.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Bruno César Saldanha CREF 5522-G/MG
ORIENTAÇÕES SOBRE: Práticas e Soluções para melhor Servir.
Blog Match Point
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
A criatividade como uma mais-valia na construção do conhecimento
Seleção e organização de conteúdos
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
+ S.E.R. Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades
Docência do Ensino Superior
Currículo e planejamento
(Ministério da Educação e Cultura)
Projeto Multiplicadores
Dança e teatro para pessoas com deficiência
ROTINA DO CLIENTE Avaliação Prescrição individualizada
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Sistema Muscular.
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
COMO MONTAR UM PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO FÍSICA
EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EQUILÍBRIO DO PESO
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Diploma do Currículo dos Ensinos Básico e Secundário
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
O que você deve saber sobre : ALONGAMENTO MUSCULAR. Educação Física
O Desenvolvimento Psicomotor
Aula Inaugural - Formare 2009
Reunião de divulgação do orçamento participativo
BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA
  Compartilharemos um ano de convivência coletiva e almejamos por um ambiente escolar acolhedor, amigável com liberdade responsável visando o bem-estar.
“Viver para o trabalho é penoso; viver sem trabalho é pior ainda”.
HÁBITOS ALIMENTARES E ATIVIDADE FÍSICA
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
A PSICOLOGIA NA EMPRESA
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Por que fazer educação física?
SEIRI = Utilização SEITON = Ordenação SEISO = Limpeza SEIKETSU = Saúde
Reflexividade e formação de professores
Tópicos Especiais para Educação Profissional
Projeto Integrado - Gestão Financeira -
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
Condições fundamentais para um estudo eficaz
Metodologia do Ensino de Física I
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

O que é a Educação Física?

O que é a Educação Física? A educação física é uma disciplina para todos, independentemente da habilidade ou das qualidades físicas de cada um: abrange um leque diversificado de modalidades e atividades físicas e desportivas; contribui para o desenvolvimento integral do indivíduo nas suas várias dimensões – quer a nível físico/motor, quer a nível psíquico, favorecendo a construção da personalidade e promovendo uma atitude ética responsável e saudável perante os outros e a sociedade.

O que é a Educação Física? Conceito de Educação Física Qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulte em dispêndio energético. Área do conhecimento humano ligada ao estudo e às atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e da mente do ser humano. Fundamental no desenvolvimento do ser como um todo.

O que é a Educação Física? A aula de Educação Física é composta por três partes 1.ª Parte - Aquecimento e instrução inicial Saudação e apresentação das atividades a desenvolver na aula. Preparação do organismo do aluno para a atividade física/esforço para melhorar a elasticidade dos ligamentos e dos tendões, assim como a lubrificação das articulações. Esta preparação provoca uma melhoria na fluidez e na eficácia do gesto, prevenindo os problemas de articulações.

O que é a Educação Física? A aula de Educação Física é composta por três partes (cont.) Realização de vários exercícios gerais e de dificuldade gradual, com uma duração entre os 5 e os 10 minutos, para elevar-se gradualmente os batimentos cardíacos (frequência cardíaca), trabalhando os músculos e as articulações que serão mais usados durante a aula. Exemplos de exercícios: corridas variadas, jogos e alongamentos.

O que é a Educação Física? A aula de Educação Física é composta por três partes (cont.) 2.ª Parte - Parte principal Objetivo: aprendizagem e aperfeiçoamento de uma ou várias modalidades e desenvolvimento das capacidades motoras. Realização de exercícios variados, iniciando sempre com os mais simples e com uma movimentação de menor intensidade, e aumentando gradualmente a sua dificuldade. Duração entre os 30 e os 40 minutos. Exemplos de exercícios: exercícios de dribles, passes, exercícios em grupo.

O que é a Educação Física? A aula de Educação Física é composta por três partes (cont.) 3.ª Parte - Parte final Objetivo: fazer o relaxamento. Tempo de duração entre 5 a 10 minutos. Exemplo de exercícios: alongamentos.

O que é a Educação Física? O que é uma boa aula de Educação Física? Antes, durante e após a aula de Educação Física tem de se cumprir, respeitar, organizar, ajudar. Cumprir as regras de assiduidade, de bom comportamento, de organização do espaço de aula, de segurança e higiene associadas às atividades físicas. Respeitar os colegas, os professores, os auxiliares, o manuseamento dos materiais e as instalações desportivas. Organizar o equipamento, o plano de estudo e as rotinas de realização das tarefas. Ajudar os colegas a cumprir as regras.

O que é a Educação Física? A aula de Educação Física deve: decorrer num local apropriado, limpo e espaçoso; ser atrativa, motivante, interessante, socializadora, cativante, saudável, organizada e com um ambiente harmonioso; ser agradável, desafiadora, divertida e permitir o crescimento como ser humano; permitir que se adquira o gosto pela atividade física, pelo exercício físico e pelos desportos; ter competição, para que seja possível aprender a perder e a ganhar, a descobrir-se os limites e a testar-se a força de vontade;

O que é a Educação Física? A aula de Educação Física deve (cont.): estimular o espírito crítico, a oportunidade de falar, o afeto, o conforto, a segurança, a paz, o diálogo, a disciplina e o respeito mútuo; permitir aprender consigo próprio, com o professor e com os colegas, e despertar a curiosidade e a criatividade; proporcionar ensinamentos úteis para a vida; ensinar, reforçar e zelar pelos princípios da moral, da ética e dos bons costumes; favorecer a descoberta da mente e do corpo (as nossas capacidades) e dominá-los.