Educação a Distância - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS
Rede de Polos: comunicação, atendimento e capacitação
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Objetivo Alinhar as ações com a perspectiva de agilizar a produção e otimizar a execução dos cursos.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
PPGCIMES UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Introdução a Educação a Distância
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCEIRAS PARA O SUCESSO NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Introdução a Educação a Distância
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Orientações aos Alunos
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
4ª TEMA CADERNOS DO CURRÍCULO
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
PAUTAS Elaboração do TCC Tipo de TCC Sala virtual de TCC.
Educação Profissional EaD Senac/SC:
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Educação a Distância - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Educação a Distância - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Tutoriais do AVA UNIUBE ON-LINE
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
MÔNICA NOGUEIRA DA COSTA FIGUEIREDO - INCA -
PAS 2018 Sala dos Professores. A Sala dos Professores é um evento cujo objetivo é avaliar as provas aplicadas nos processos seletivos da UnB. Neste ano,
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
TUTORIAL – PORTAL DO ALUNO
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
E. M. Dr. Leandro Franceschini
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Engajamento Estudantil da Educação a Distância por meio do Programa
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
Transcrição da apresentação:

Educação a Distância - Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Indicadores de Qualidade EaD: Material Didático Institucional Tutor a Distância Indicadores de Qualidade EaD: Uma Avaliação dos Atores Envolvidos nos Cursos de Graduação EaD Profa. Ma. Jacqueline de Oliveira Lameza Docente Responsável pela Disciplina

Objetivos O presente trabalho tem como objetivo discutir a aplicação dos Indicadores de Qualidade EaD como estratégia para garantir a eficácia do trabalho realizado pelos principais atores envolvidos nos cursos de graduação, na modalidade a distância, por meio do cumprimento da Metodologia de Ensino e do Design Instrucional adotados.

Indicadores EaD Indicadores Avaliado Peso 16 Ao todo foram desenvolvidos 32 Indicadores de Qualidade EaD, sendo: Indicadores Avaliado Peso 16 Docente Responsável pela Disciplina 4 8 Tutor a Distância 3 Material Didático Institucional Total Coordenação do Curso 10

Indicadores EaD Nota Interpretação 1 Não atende. 2 Insuficiente. 3 Os Indicadores de Qualidade EaD seguem o padrão utilizado pelo Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância (2012). Os itens avaliados seguem a escala de 1 a 5: Nota Interpretação 1 Não atende. 2 Insuficiente. 3 Suficiente. 4 Muito bem. 5 Excelente.

Docente Responsável pela Disciplina CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Material Didático Institucional Tutor a Distância Docente Responsável pela Disciplina CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Docente Responsável pela Disciplina

Docente Responsável pela Disciplina 1. (Slides Aula ao Vivo) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, os critérios estabelecidos para a elaboração dos slides, como tamanho da fonte, animações slide a slide, língua portuguesa utilizada corretamente etc. 2. (Aula ao Vivo) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, às demandas didático-pedagógicas em relação ao domínio do conteúdo e metodologia de ensino EaD, bem como postura, fala e vestuário. 3. (Fórum Aula ao Vivo) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, aos questionamentos do Fórum da Aula Satélite, o que inclui respostas ao vivo e seu efetivo registro no AVA. 4. (Aula Narrada) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, os critérios estabelecidos para a elaboração dos slides e gravação do conteúdo, como animações personalizadas em sincronia com a voz, acessibilidade por meio da explicação em texto, entonação da voz e qualidade da explicação. Conceito 3

Docente Responsável pela Disciplina 5. (Aula Backup) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, os critérios estabelecidos para a gravação da Aula Backup, como a atemporalidade e a pertinência do tema. 6. (Cumprimento de Prazos) Quando o Docente Responsável pela Disciplina cumpre, de maneira suficiente, os prazos determinados pelo Calendário Acadêmico e Agenda da Disciplina. 7. (Acompanhamento do Tutor a Distância) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, os critérios de acompanhamento do Tutor a Distância. Em uma análise sistêmica e global, corresponde o esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo das atividades e do conteúdo, via Correio. 8. (Acompanhamento do Tutor Presencial) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, os critérios de acompanhamento do Tutor Presencial. Em uma análise sistêmica e global, corresponde ao esclarecimento de dúvidas sobre o conteúdo do Caderno de Atividades, via Correio. Conceito 3

Docente Responsável pela Disciplina 9. (Afetividade) Quando o Docente Responsável pela Disciplina utiliza-se da afetividade em suas postagens, de maneira suficiente, para que o aluno possa se sentir acolhido e pertencente ao grupo. 10. (Tempestividade) Quando o Docente Responsável pela Disciplina responde de, maneira suficiente, aos questionamentos dos alunos, Tutores a Distância e Tutores Presenciais. As respostas são enviadas pelo Correio. 11. (Mapa de Atividades) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende, de maneira suficiente, os critérios para a elaboração do Mapa de Atividades. Em uma análise sistêmica e global, corresponde ao correto preenchimento, distribuição adequada do conteúdo, utilização de material complementar como artigos e/ou vídeos, ao detalhamento das atividades propostas, bem como clareza nos critérios adotados para as atividades propostas. 12. (Atividades Avaliativas) Quando o Docente Responsável pela Disciplina elabora, de maneira suficiente, as atividades avaliativas. Em uma análise sistêmica e global, corresponde desde a concepção da atividade com foco no aprendizado do aluno, grau de dificuldade compatível com o prazo para sua realização e pontuação, descrição da atividade, critérios de avaliação. Inclui, ainda, os critérios de correção detalhados para o Tutor EaD. Conceito 3

Docente Responsável pela Disciplina 13. (Caderno de Atividades) Quando o Docente Responsável pela Disciplina elabora, de maneira suficiente, o Caderno de Atividades. Em uma análise sistêmica e global, corresponde desde a concepção da atividade com foco no aprendizado do aluno, grau de dificuldade compatível com o prazo para a sua realização, estar atrelada à Aula ao Vivo do dia, ou à Aula ao Vivo anterior. Inclui, principalmente, o passo a passo do Caderno de Atividades do Tutor Presencial, garantindo, assim, que ele possa acompanhar os alunos. 14. (Elaboração da Prova) Quando o Docente Responsável pela Disciplina elabora, de maneira suficiente, as questões das Provas Presenciais. Em uma análise sistêmica e global, corresponde desde a elaboração das questões em termos de conteúdo, grau de dificuldade, mensuração de acordo com o tempo que o aluno dispõe para realizar a prova, bem como o correto uso da língua portuguesa. Compreende a revisão das questões e da prova gerada, garantindo, assim, que nenhuma questão necessitará ser anulada. Conceito 3

Docente Responsável pela Disciplina 15. (Organização da Sala Virtual) Quando o Docente Responsável pela Disciplina atende,de maneira suficiente, os critérios para a organização da sala de aula virtual.Em uma análise sistêmica e global, corresponde à abertura de pastas em Material de Apoio, com a disponibilização dos respectivos textos de orientação, bem como mensagem de boas-vindas, preenchimento do Perfil, disponibilização da Agenda da Disciplina etc. 16. (Revisão do Material Didático Institucional) Quando o Docente Responsável pela Disciplina cumpre, de maneira suficiente, a revisão do Material Didático Impresso. Em uma análise sistêmica e global, corresponde desde a verificação do objetivo proposto, linguagem dialógica, resumo, atividades propostas, respostas comentadas, elementos periféricos, profundidade, densidade, bem como se contempla toda a ementa. Conceito 3

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Tutor a Distância Material Didático Institucional Tutor a Distância CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Docente Responsável pela Disciplina

Tutor a Distância 1. (Formação) Quando a formação do Tutor a Distância atende, de maneira suficiente às demandas didático-pedagógicas necessárias à disciplina em que está alocado. Em uma análise sistêmica e global considera-se a graduação e a pós-graduação. 2. (Interatividade) Quando as ações de interatividade atendem, de maneira suficiente, às demandas didático-pedagógicas para a construção colaborativa do conhecimento. Quando o número de postagens do Tutor EaD correspondem entre 20% e 30% do total das participações. 3. (Afetividade) Quando o Tutor EaD utiliza-se da afetividade em suas postagens, de maneira suficiente, para que o aluno possa se sentir acolhido e pertencente ao grupo. 4. (Cumprimento de Prazos) Quando o Tutor EaD cumpre, de maneira suficiente, os prazos determinados pelo Calendário Acadêmico e Agenda da Disciplina. Conceito 3

Tutor a Distância Conceito 3 5. (Tempestividade) Quando o Tutor EaD responde de, maneira suficiente, aos questionamentos dos alunos. As respostas são enviadas, no caso do Correio, ou comentadas no caso dos fóruns de discussão em prazo igual a 48 horas. 6. (Feedback) Quando o Tutor EaD fornece de, maneira suficiente, feedback aos alunos. Em uma análise sistêmica e global, nos fechamentos dos fóruns e nas demais atividades de correção manual, como listas de exercícios, resenhas, resumos etc. 7. (Correção das Provas) Quando o Tutor EaD realiza a correção das provas, de maneira suficiente. Os erros dos alunos precisam estar claros, bem como o caminho para o acerto. 8. (Cumprimento do Modelo) Quando o Tutor EaD cumpre, de maneira suficiente, o modelo de educação a distância proposto. Em uma análise sistêmica e global, corresponde desde a mensagem de boas-vindas no Mural, o preenchimento do Perfil, a abertura dos fóruns. Conceito 3

Material Didático Institucional CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Tutor a Distância Material Didático Institucional CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Docente Responsável pela Disciplina

Material Didático Conceito 3 1. (Conteúdo) Quando o Material Didático Institucional atende, de maneira suficiente, o conteúdo da disciplina. Em uma análise sistêmica e global considera-se como conteúdo mínimo aquele apresentado na ementa da disciplina. 2. (Objetivo) Quando o Material Didático Institucional atende, de maneira suficiente, a apresentação do objetivo. Em uma análise sistêmica e global considera-se a clareza da proposta. 3. (Densidade) Quando o Material Didático Institucional atende, de maneira suficiente, a densidade necessária. Em uma análise sistêmica e global considera-se a quantidade de páginas para o desenvolvimento do conteúdo, carga horária e complexidade do assunto. 4. (Textualidade e Interpretabilidade) Quando o Material Didático Institucional atende, de maneira suficiente, a textualidade e interpretabilidade necessárias. Em uma análise sistêmica e global considera-se a profundidade em como o assunto é desenvolvido. Se é suficiente para a compreensão do aluno, considerando-se as especificidades de cada curso. Conceito 3

Material Didático Conceito 3 5. (Dialogicidade) Quando o Material Didático Institucional utiliza, de maneira suficiente, a linguagem dialógica. Em uma análise sistêmica e global considera-se a linguagem dialógica no início do texto, durante o desenvolvimento do conteúdo, nos resumos apresentados e, ainda, nas atividades propostas e suas respectivas respostas comentadas. 6. (Elementos Periféricos) Quando o Material Didático Institucional utiliza, de maneira suficiente, os elementos periféricos. Em uma análise sistêmica e global consideram-se como elementos periféricos as caixas de atenção, curiosidade, multimídia, dicionário e saiba mais. A melhor forma de utilizá-los é por meio do bom senso, não poluindo a apresentação gráfica. Devem complementar o conteúdo, jamais apresentar aquilo que deveria ter sido definido no conteúdo. Conceito 3

Material Didático Conceito 3 7. (Atividades Propostas) Quando o Material Didático Institucional apresenta, de maneira suficiente, as atividades propostas. Em uma análise sistêmica e global considera-se a qualidade das atividades propostas, de acordo com o conteúdo desenvolvido em cada capítulo. As atividades devem funcionar como autoavaliações, assim o aluno poderá decidir se está apto ou não para ir para o próximo capítulo. 8. (Respostas Comentadas) Quando o Material Didático Institucional apresenta, de maneira suficiente, as respostas comentadas paras as atividades propostas. Em uma análise sistêmica e global as respostas comentadas funcionam como elementos de feedback, que indicam os acertos e possíveis erros do aluno. Em geral, após passar pela 1ª atividade, está apto a fazer as próximas, considerando que o nível de dificuldade das mesmas pode ser elevado gradualmente. Conceito 3

Prévio Processo Posterior Controle de Qualidade Prévio Processo Posterior

A nota mínima deve ser 3, mas deve-se trabalhar num processo de capacitação contínua, e, por meio da avaliação, encaminhar os profissionais envolvidos para a respectiva capacitação, uma reciclagem, um reforço da formação inicial que cada profissional deve receber ao ser contratado.   Seguem alguns cursos específicos de capacitação (20 horas cada): As Relações Interpessoais e a Afetividade na EaD. O Feedback na EaD. Como Criar Atividades Criativas na EaD. Administração do Tempo. Tutoria e Mediação Pedagógica em EaD. O ABC da Sala de Aula Virtual. Arquitetura da Informação: Elementos Periféricos e Dialogicidade. Mapa de Atividades Passo a Passo. Elaboração de Material Didático Passo a Passo. Como Produzir e Roteirizar Videoaulas. Expressão Oral e Corporal nas Videoaulas.

Considerações Finais Constatou-se que o conteúdo – Indicadores de Qualidade EaD – é denso e de muita importância para o debate quanto ao tipo de crescimento que deseja-se para a EaD. Neste trabalho, pretendeu-se oferecer subsídios para análise dos procedimentos necessários para o desenvolvimento do processo de ensino com a qualidade que a EaD precisa para continuar expandindo-se nacionalmente, também, objetivou-se fornecer conteúdo que possibilite a discussão sobre os Indicadores de Qualidade, quanto à eficácia junto aos profissionais da educação. É de suma importância a conscientização em manter pesquisas e relatos de experiências quanto à implantação dos Indicadores de Qualidade EaD, mas é indiscutível que a proposta já tem se mostrado uma implantação de sucesso e transformação, já que a aceitação foi satisfatória e percebeu-se um grande interesse dos Professores Responsáveis pelas Disciplinas e dos Tutores a Distância na profissionalização de seus papéis por meio da busca de cursos internos de formação e capacitações específicas.

LAMEZA, Jacqueline de Oliveira LAMEZA, Jacqueline de Oliveira. Indicadores de Qualidade EaD: Uma Avaliação dos Atores Envolvidos nos Cursos de Graduação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/239.pdf Acesso em: 01 de Set de 2016.

Agradecimento Muito obrigada! jacqueline.lameza@belasartes.br