PIAGET Vida, Obra e Conceitos
Vida -> Jean Piaget (1896-1980) -> Psicólogo e Filósofo suiço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. -> Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. -> Jean Piaget nasceu o dia 9 de agosto de 1896 , em Neuchâtel, na Suiça. -> Publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino, aos 11 anos de idade.
-> Piaget frequentou a Unversidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Recebendo seu doutorado em Biologia em 1918 aos 22 anos de idade. -> Após formar-se, Piaget foi para Zurique, onde trabalhou como psicólogo experimental,. Lá ele frequentou aulas lecionadas pelo psicólogo Carl Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. -> Em 1919, Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet. -> “O Pensamento lógico se desenvolve gradualmente”. -> Considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.
-> Em 1921, Piaget voltou à Suiça e tornou-se diretor de estudos no instituto J.J. Rousseau da Universidade de Genebra. -> Em 1923, publicou “A Linguagem e o Pensamento da Criança”. Nesse mesmo ano casou-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas. -> Piaget, além de prosseguir com suas pesquisas e publicações de trabalhos, ainda lecionou em diversas universidade européias. -> Piaget morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.
Ideias Principais -> As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos.
Obra 1907: Primeiro relato sobre um pardal albino. 1911: Primeiros artigos sobre “taxonomia malacológica” para revistas. 1918: Romance filosófico autobiográfico: Recherche
1923: publicação do livro “A Linguagem e o Pensamento na Criança”.
1924: publicação do livro “O Raciocínio na Criança”.
1926: publicação do livro “A Representação do Mundo na Criança”.
1927: publicação do livro “A Causalidade Física na Criança”.
1932: publicação do livro “O julgamento moral na Criança”.
1950: publicação do livro “A Psicologia na Criança”.
Conceitos Epistemologia genética -> Como os homens constroem o conhecimento? -> Quais são os processos? -> Quais são as etapas?
O que é inteligência? -> Adaptação ao meio; -> Organização de processos. -> Reorganizações mentais (ESQUEMAS)
Abstração Empírica -> Informações físicas retiradas do objeto. -> Dedução prática.
Abstração Reflexiva -> Reflexão sobre relações não observáveis; -> Inferências e deduções lógicas.
Origem do conhecimento -> Assimilação e Acomodação: Processos complementares e, por vezes, simultâneos.
Assimilação -> Incorporação de elementos do meio externo; -> Capta o ambiente e o organiza; -> Ampliação de seus esquemas; -> Interpretação do mundo.
Acomodação -> Modificação de um esquema em função das particularidades do objeto a ser assimilado. -> Duas formas: 1. Criação de um novo esquema, 2. Modificação de um já existente.
Equilibração -> Passagem: situação de menor equilíbrio situação de maior equilíbrio -> Constante adaptação ao mundo exterior.
Aprendizado -> Processo gradual; -> Envolve as fases da infância e da adolescência; -> Desenvolvimento a partir do contato com o mundo.
Desenvolvimento Humano -> 4 estágios do processo evolutivo:
1. Sensório motor (0 – 2 anos) -> Percepções sensoriais; -> Conquistas cotidianas; -> Construção do mundo; -> Inteligência prática; -> Construção da noção do objeto.
2. Pré-operacional (2 – 7 anos) -> Estágio da representação; -> Capacidade de pensar um objeto através de outro; -> Pensamento simbólico; -> Início da linguagem oral (imitação); -> Raciocínio imediato (ao pé da letra); -> Pensamento egocêntrico.
3. Operatório concreto (7 – 12 anos) -> Egocentrismo intelectual e social; -> Capacidade de interiorizar ações; -> Decalagem horizontal; -> Diferenciação entre o real e o fantástico.
4. Operacional formal (12 anos em diante) -> Lógica dedutiva e indutiva; -> Construção dos valores morais; -> Pensamento abstrato; -> Realidade concreta e possível; -> Alcance do padrão intelectual que persistirá na vida adulta.
Piaget e Moral -> Construção a partir da interação do sujeito com os ambientes sociais; -> Desenvolvimento da moral abrange 3 fases: 1. Anomia 2. Heteronomia 3. Autonomia
Autonomia intelectual e moral como finalidade da educação contemporânea. CONSTRUTIVISMO
Raquel Cesana 3166159-9 Bruna Marques 4148610-2 João B Raquel Cesana 3166159-9 Bruna Marques 4148610-2 João B. Junior 3158636-8 Larissa R. Bertolin 3162131-7 Natasha A. Piche 3161249-0 Aline V. Quiqueto 3138706-3 Bruna C. Galvão 3158933-2