PIAGET Vida, Obra e Conceitos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Advertisements

A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Didática: organização do trabalho pedagógico
Resultados POC – PRODEL
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Jean Piaget (Neuchâtel, 9/08/1896 – Genebra, 16/09/1980)
JEAN PIAGET n Biografia –nasceu em 9 de agosto de 1896, na Suíça –interessou-se pelas ciências muito cedo –realizou seu primeiro trabalho científico com.
Profª: Marina de Oliveira Semestre: 2009/02
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
HENRI WALLON Gleydson Rocha
Estágios do Desenvolvimento Cognitivo segundo Jean Piaget
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil. Jean Piaget ( ) foi um renomado psicólogo e filósofo suíço, conhecido por.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Seminário de Teorias da Aprendizagem Henri Wallon Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – CEFET / RJ Maio de 2005 Prof.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA 1896 – Nasce Lev Semmenovick Vygotsky; 1934 – Morre de Tuberculose; 1962 – Publicação do livro Pensamento e Linguagem.
Jean Piaget ( ) Um pioneiro no estudo da inteligência infantil.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
Aristóteles - Sua vida, obras e pensamentos
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
Psicologia da Educação
Carlos Eduardo Rodrigues
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA PERSPECTIVA PIAGETIANA
Profª. Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
ESTUDO DIRIGIDO PSI Profª Flaviany Ribeiro
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET E A aprendizagem
A TEORIA EPISTEMOLÓGICA GENÉTICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O desenvolvimento cognitivo da criança.
Aula 6: Outros capitais: capital cultural - Bourdieu
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Psicologia do Desenvolvimento I
A escola como formadora do sujeito
Vygotsky - conceitos Luigi granizo Mariana abatayguara Mayara santos
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
Coleção Vitória-Régia
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA Licenciatura em Biologia modalidade EAD.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Constructos Básicos Me. João Camilo de Souza Jr..
ESTUDO DO DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS NA INFÂNCIA
Aget.
Introdução à Psicopedagogia. EDUCAÇÃOSAÚDE Pedagogia, Didática, Teorias do desenvolvimento Psicanálise, Psicologia, Neurologia PSICOPEDAGOGIA.
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
E DUCADORES QUE INFLUENCIARAM A E DUCAÇÃO I NFANTIL NO B RASIL 1.
As contribuições da Psicologia para Educação: teoria genética e aprendizagem escolar Legenda.
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Piaget, Vygotsky e Wallon
ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO SEGUNDO PIAGET
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Teorias da Aprendizagem Professor. Gleydson Rocha.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Campos Conceituais: A Teoria de Vergnaud Diana Mary Moura Nogueira.
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Interações sociais e significação no aprendizado das crianças PEDAGOGIA A interação social entre crianças e entre crianças e adultos/educadores, promove.
COMO NÓS APRENDEMOS? LES 129 – SOCIOLOGIA E EXTENSÃO
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

PIAGET Vida, Obra e Conceitos

Vida -> Jean Piaget (1896-1980) -> Psicólogo e Filósofo suiço, conhecido por seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. -> Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e Pedagogia. -> Jean Piaget nasceu o dia 9 de agosto de 1896 , em Neuchâtel, na Suiça. -> Publicou seu primeiro trabalho sobre sua observação de um pardal albino, aos 11 anos de idade.

-> Piaget frequentou a Unversidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia e Filosofia. Recebendo seu doutorado em Biologia em 1918 aos 22 anos de idade. -> Após formar-se, Piaget foi para Zurique, onde trabalhou como psicólogo experimental,. Lá ele frequentou aulas lecionadas pelo psicólogo Carl Jung e trabalhou como psiquiatra em uma clínica. -> Em 1919, Piaget mudou-se para a França, onde foi convidado a trabalhar no laboratório de Alfred Binet. -> “O Pensamento lógico se desenvolve gradualmente”. -> Considerou-se um epistemólogo genético porque investigou a natureza e a gênese do conhecimento nos seus processos e estágios de desenvolvimento.

-> Em 1921, Piaget voltou à Suiça e tornou-se diretor de estudos no instituto J.J. Rousseau da Universidade de Genebra. -> Em 1923, publicou “A Linguagem e o Pensamento da Criança”. Nesse mesmo ano casou-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas. -> Piaget, além de prosseguir com suas pesquisas e publicações de trabalhos, ainda lecionou em diversas universidade européias. -> Piaget morreu em Genebra, em 17 de setembro de 1980.

Ideias Principais -> As ideias de Piaget estão presentes em diversos colégios do mundo todo. Suas teorias buscam implantar nos espaços de aprendizagem uma metodologia inovadora que busca formar cidadãos criativos e críticos.

Obra 1907: Primeiro relato sobre um pardal albino. 1911: Primeiros artigos sobre “taxonomia malacológica” para revistas. 1918: Romance filosófico autobiográfico: Recherche

1923: publicação do livro “A Linguagem e o Pensamento na Criança”.

1924: publicação do livro “O Raciocínio na Criança”.

1926: publicação do livro “A Representação do Mundo na Criança”.

1927: publicação do livro “A Causalidade Física na Criança”.

1932: publicação do livro “O julgamento moral na Criança”.

1950: publicação do livro “A Psicologia na Criança”.

Conceitos Epistemologia genética -> Como os homens constroem o conhecimento? -> Quais são os processos? -> Quais são as etapas?

O que é inteligência? -> Adaptação ao meio; -> Organização de processos. -> Reorganizações mentais (ESQUEMAS)

Abstração Empírica -> Informações físicas retiradas do objeto. -> Dedução prática.

Abstração Reflexiva -> Reflexão sobre relações não observáveis; -> Inferências e deduções lógicas.

Origem do conhecimento -> Assimilação e Acomodação: Processos complementares e, por vezes, simultâneos.

Assimilação -> Incorporação de elementos do meio externo; -> Capta o ambiente e o organiza; -> Ampliação de seus esquemas; -> Interpretação do mundo.

Acomodação -> Modificação de um esquema em função das particularidades do objeto a ser assimilado. -> Duas formas: 1. Criação de um novo esquema, 2. Modificação de um já existente.

Equilibração -> Passagem: situação de menor equilíbrio situação de maior equilíbrio -> Constante adaptação ao mundo exterior.

Aprendizado -> Processo gradual; -> Envolve as fases da infância e da adolescência; -> Desenvolvimento a partir do contato com o mundo.

Desenvolvimento Humano -> 4 estágios do processo evolutivo:

1. Sensório motor (0 – 2 anos) -> Percepções sensoriais; -> Conquistas cotidianas; -> Construção do mundo; -> Inteligência prática; -> Construção da noção do objeto.

2. Pré-operacional (2 – 7 anos) -> Estágio da representação; -> Capacidade de pensar um objeto através de outro; -> Pensamento simbólico; -> Início da linguagem oral (imitação); -> Raciocínio imediato (ao pé da letra); -> Pensamento egocêntrico.

3. Operatório concreto (7 – 12 anos) -> Egocentrismo intelectual e social; -> Capacidade de interiorizar ações; -> Decalagem horizontal; -> Diferenciação entre o real e o fantástico.

4. Operacional formal (12 anos em diante) -> Lógica dedutiva e indutiva; -> Construção dos valores morais; -> Pensamento abstrato; -> Realidade concreta e possível; -> Alcance do padrão intelectual que persistirá na vida adulta.

Piaget e Moral -> Construção a partir da interação do sujeito com os ambientes sociais; -> Desenvolvimento da moral abrange 3 fases: 1. Anomia 2. Heteronomia 3. Autonomia

Autonomia intelectual e moral como finalidade da educação contemporânea. CONSTRUTIVISMO

Raquel Cesana 3166159-9 Bruna Marques 4148610-2 João B Raquel Cesana 3166159-9 Bruna Marques 4148610-2 João B. Junior 3158636-8 Larissa R. Bertolin 3162131-7 Natasha A. Piche 3161249-0 Aline V. Quiqueto 3138706-3 Bruna C. Galvão 3158933-2