Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas

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Transcrição da apresentação:

Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas Profª Drª Adriana Clementino Rede Senac EAD

A comunicação é inerente à educação. Reflexões iniciais A comunicação é inerente à educação.

Reflexões iniciais Pode-se dizer que uma das principais vantagens que a Educação a Distância via internet apresenta sobre as formas anteriores (correspondência, rádio etc.), é a possibilidade de interação e comunicação humana entre os participantes de um curso, oferecida por meio de diferentes recursos tecnológicos já incorporados à internet. E o que estamos fazendo com essa vantagem? Os cursos EAD via internet consideram e valorizam o processo comunicacional? Há espaço para mediação efetiva neles?

Mediação Referência Feuerstein Piaget O mediador (H) aparece entre o estímulo e o organismo aprendiz e depois entre este e a resposta O organismo aprendiz interage diretamente com os estímulos e dá uma resposta. S = estímulos O = organismo aprendiz H = humano R = resposta Piaget Feuerstein

A mediação é um ato de interação entre um mediador e um mediado. A aprendizagem se dá por intermédio de alguém que serve de mediador entre o estudante e o conteúdo/material.

Mediador Papel Estimular Processo Desempenha papel educacional de atuar sobre o estímulo. Papel O mediador seleciona, organiza e planeja o aparecimento do estímulo, de acordo com a situação e com a meta de interação desejada. Estimular Pela mediação, o mediado adquire os pré-requisitos cognitivos para aprender. Dessa maneira, a aprendizagem mediada caracteriza-se como um processo intencional e planejado. Processo

Intencionalidade e reciprocidade Critérios da Mediação Critérios universais A intencionalidade expressa a determinação do mediador em ajudar o mediado a compreender o que está sendo aprendido. A reciprocidade envolve troca, permuta. O mediado dá indicações de que está envolvido no processo. Intencionalidade e reciprocidade Vai além do “aqui e agora”. A transcendência estimula a curiosidade do mediado, que leva a inquirir e descobrir relações, e o desejo de saber mais. Promove a aquisição de princípios, conceitos ou estratégias que possam ser generalizadas para outras situações e outros contextos. Transcendência A mediação do significado envolve aspectos sociais e principalmente éticos. O mediador não é neutro. Demonstra interesse e envolvimento, explicita o motivo para a realização das atividades e verifica se o estímulo apresentado está sensibilizando o mediado. Significado

A distância na mediação Para Fauerstein, a distância adquire um papel importante na aprendizagem. O professor que oferece ao aluno objetos imediatos de conhecimento, não estimula a produção de processos mentais que permitem a construção de metas de alcance, de hipóteses, de tomada de decisões. É necessário ir além, ensinando/estimulando processos de pensar. A ausência desses processos resulta em aprendizagem passiva, na qual o aluno age como mero reprodutor da informação. A aprendizagem não é um simples processo de adicionar conhecimentos ou habilidades ao repertório do aluno; é um processo no qual há o desenvolvimento de habilidades mentais complexas para se lidar melhor com o mundo.

Exemplo de mediação Situação 1 Situação 2 Situação 3 Um bebê quer pegar um objeto que está fora de seu alcance. Nesse momento, a mãe passa pelo local. Situação 1 A mãe não percebe que o bebê quer pegar o objeto e prossegue em seu caminho. Situação 2 A mãe percebe a ação do bebê, mas como está muito atarefada, pega o objeto e entrega-o para o filho. Situação 3 A mãe para, observa a situação, constata que o objeto está muito longe do alcance da criança. Traz o objeto para mais perto do bebê e o encoraja a pegá-lo. A mãe observa as reações do bebê e age de modo a melhorar as condições para que ele alcance seu objetivo. Toda intervenção é uma mediação?

Resumo Mediação Estimular para aprender Ensinar a aprender intencionalidade transcendência significado distância Estimular para aprender Ensinar a aprender Sair do “script” Atenção aos estímulos

Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas Diferentes públicos Diferentes áreas É preciso conhecer o público. Identificar a área de formação e suas principais características. Compreender as especificidades do processo de aprendizagem do grupo. Como mediador, também estar aberto a aprender, ter flexibilidade e uma postura reflexiva para rever constantemente a sua prática, além de criticidade e autonomia para relativizar suas intenções em determinados momentos da interação.

Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas Conhecer os recursos de suporte de educação a distância e as possibilidades de mapear o desenvolvimento do aluno no decorrer do curso. Pelo acompanhamento o professor tem a possibilidade de analisar o envolvimento do aluno e avaliar mudanças nas suas ações. Concretiza-se pelas constantes recriações de estratégias durante a realização de um curso.

A mediação nos cursos EAD do Senac Professores-tutores Coordenação de curso

Para finalizar... “... a melhor maneira de manter e desenvolver uma coletividade não é mais erguer, manter ou estender fronteiras, mas alimentar a quantidade e melhorar a qualidade das relações em seu próprio interior” Pierre Lévy

Obrigada!