O PLANO DE MARKETING.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PLANO DE MARKETING.
Advertisements

Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Gestão Comercial e Projetos de Vendas. MikroTik Juniper Ubiquiti.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
PLANO DE MARKETING O Seu Nome. Resumo de Mercado  Mercado: Passado, presente e futuro  Rever as alterações na quota de mercado, liderança, participantes,
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D.  Organizações de todos os portes Prof. Adm Dilcimar G Aaújo Análise SWOT2.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Preparação do Orçamento para Fundo de Emprego JOBA VIP Hotel August 11,
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
CBD0264 Informação, Ciência e Tecnologia
Administração do composto de preço
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Objetivos do MKT
Processo Administrativo
COMEX EMPREENDEDORISMO
Gestão Estratégica de Custos
Administração Estratégica
Previsão de vendas.
Planejamento estratégico
Stakeholders e Planejamento Estratégico das Organizações
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Administração Financeira III
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Gerenciamento de Riscos em Projetos de Software
Eviline Neermann Coordenadora da Qualidade
Metodologia otimizada
Objetivos e Metas de Marketing
Funções de administração
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Diretrizes Apresentação formal por agência
Evolução do Planejamento Estratégico.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Gestão estratégica.
Gerenciamento Financeiro
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
PLANEJAR EXECUTAR AVALIAR
Planejamento Estratégico
Professor Norival Carvalho Cunha
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO
Professor Norival Carvalho Cunha
Planejamento de estratégias:
Etapas do processo de Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Professor Douglas Pereira da Silva
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão da Logística de Distribuição
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Funções de administração
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
CONTROLADORIA PLANEJAMENTO.
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
Melhorar a Qualidade do Clube
Transcrição da apresentação:

O PLANO DE MARKETING

O PLANO DE MARKETING ESTABELECE COMO O EMPREENDEDOR COMPETIRÁ E OPERARÁ DE MODO EFICIENTE E EFICAZ NO MERCADO EM RELAÇÃO AOS PRODUTOS OU SERVIÇOS LANÇADOS NO NOVO EMPREENDIMENTO.

ESSE INSTRUMENTO SERVIRÁ PARA PREVER ORÇAMENTOS E REALIZAR PROJEÇÕES FINANCEIRAS A RESPEITOS DAS ATIVIDADES QUE SERÃO EXECUTADAS E SEU RETORNO (LUCRO).

INDEPENDENTE DO TAMANHO E DO TIPO DO EMPREENDIMENTO A PERIODICIDADE RECOMENDADA PARA O PLANEJAMENTO DE MARKETING É ANUAL E AS VARIÁVEIS CONSIDERADAS SÃO:

PRODUTO; PREÇO; PROMOÇÃO. DISTRIBUIÇÃO

ESQUEMA PARA UM PLANO DE MARKETING ANÁLISE DE SITUAÇÃO HISTÓRICO DO EMPREENDIMENTO OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO MERCADO

ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA PONTOS FORTES E PONTOS FRACOS DO NEGÓCIO OBJETIVOS E METAS DE MARKETING

ESTRATÉGIA DE MARKETING E PROGRAMAS DE AÇÃO ORÇAMENTOS CONTROLES

PARA DESENVOLVER O PLANO DE MARKETING, É NECESSÁRIO REALIZAR UMA PESQUISA NO MERCADO.

O PLANO DE MARKETING NÃO É UM INSTRUMENTO MILAGROSO COM TODAS AS RESPOSTAS NECESSÁRIAS PARA LIDAR COM AS DIFICULDADES DO MERCADO,

MAS UM GUIA COM INFORMAÇÕES APROFUNDADAS PARA AUXILIAR NA TOMADA DE DECISÕES DE MARKETING, NAS PROVÁVEIS OSCILAÇÕES DO AMBIENTE.

VAMOS VER AGORA O QUE O PLANEJAMENTO DE MARKETING PODE E NÃO PODE FAZER:

AUMENTARÁ A CAPACIDADE DA EMPRESA DE INTEGRAR TODAS AS ATIVIDADES DE MARKETING; MINIMIZARÁ OS EFEITOS DA SURPRESA; PODE FAZER

ESTABELECERÁ UM PADRÃO PARA TODOS OS NÍVEIS ORGANIZAÇÃO; PODERÁ AUMENTAR A CAPACIDADE ADMINISTRATIVA;

NÃO PODE FAZER NÃO FORNECERÁ UMA BOLA DE CRISTAL; NÃO IMPEDIRÁ QUE A ADMINISTRAÇÃO COMETA ERROS; NÃO PODE FAZER

NÃO FORNECERÁ ORIENTAÇÕES PARA TODAS AS DECISÕES IMPORTANTES; NÃO PASSARÁ O ANO SEM NENHUMA MODIFICAÇÃO.

1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO ETAPAS PARA A PREPARAÇÃO DO PLANO DE MARKETING 1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO 2 - DEFINIR O MERCADO-ALVO 3 - ANALISAR PONTOS FORTES E FRACOS 4 - ESTABELECER METAS E OBJETIVOS 5 - DEFINIR A ESTRATÉGIA E PLANOS 6 - ATRIBUIR RESPONSABILIDADES 7 - ORÇAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING 8 - IMPLEMENTAR O PLANO DE MERCADO 9 - ACOMPANHAR O PROGRESSO

1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO AQUI DEVE SER DESCRITO COMO O PRODUTO/ SERVIÇO FOI DESENVOLVIDO E VISANDO A QUÊ.

2 - DEFINIR O MERCADO-ALVO INDICAR O GRUPO ESPECÍFICO DOS POSSÍVEIS CLIENTES.

3 - ANALISAR PONTOS FORTES E FRACOS TODO E QUALQUER TIPO DE ORGANIZAÇÃO POSSUI PONTOS FORTES E FRACOS.

4 - ESTABELECER METAS E OBJETIVOS DEVEM SER TRAÇADOS NO INTUITO DE INDICAR PARA ONDE A EMPRESA DESEJA IR.

5 - DEFINIR A ESTRATÉGIA DE MARKETING E OS PLANOS DE AÇÃO AS METAS DIRÃO AONDE A EMPRESA DESEJA CHEGAR, JÁ AS ESTRATÉGIAS INDICARÃO COMO CHEGAR LÁ.

PRODUTO/SERVIÇO PREÇO SERVIÇO AO CLIENTE DISTRIBUIÇÃO PROMOÇÃO VARIÁVEIS DEVEM SER ANALISADAS TENDO EM MENTE ATENDER AS NECESSIDADES DOS CLIENTES. PRODUTO/SERVIÇO PREÇO SERVIÇO AO CLIENTE DISTRIBUIÇÃO PROMOÇÃO

6 - ATRIBUIR RESPONSABILIDADE PELAS IMPLEMENTAÇÕES CADA META E OBJETIVOS PREESTABELECIDOS DEVEM CONTER O RESPONSÁVEL PELA SUA EXECUÇÃO. TODAS AS METAS DEVEM SER MONITORADAS.

7 - ORÇAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING O BOM PLANEJAMENTO DEVE CONSTAR NÃO APENAS AS AÇÕES PARA ATINGIR METAS E OBJETIVOS, MAS TAMBÉM DEVE PREVER OS CUSTOS NECESSÁRIOS PARA REALIZAR TODO O PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE MARKETING.

8 - IMPLEMENTAR O PLANO DE MERCADO O COMPROMETIMENTO COM AS ESTRATÉGIAS ESTABELECIDAS NO PLANO DE MARKETING É FUNDAMENTAL NESSE MOMENTO.

9 - ACOMPANHAR O PROGRESSO DAS AÇÕES DE MARKETING O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS DEVE SER FEITO CONTINUAMENTE.

É IMPORTANTE TAMBÉM SABERMOS QUE ALGUNS PLANEJAMENTOS FRACASSAM.

MUITOS PLANOS FRACASSAM NÃO POR CULPA DA ADMINISTRAÇÃO OU DO PRODUTO/ SERVIÇO QUE ESTÁ SENDO LANÇADO,

MAS PORQUE A ANÁLISE E AS INFORMAÇÕES APRESENTADAS ERAM INADEQUADAS; AS METAS NÃO ERAM REALISTAS IMPOSSIBILITANDO SEU ATINGIMENTO.

VAMOS RELEMBRAR AS ETAPAS PARA A PREPARAÇÃO DO PLANO DE MARKETING?

1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO ETAPAS PARA A PREPARAÇÃO DO PLANO DE MARKETING 1 - DEFINIR A SITUAÇÃO DO NEGÓCIO 2 - DEFINIR O MERCADO-ALVO 3 - ANALISAR PONTOS FORTES E FRACOS 4 - ESTABELECER METAS E OBJETIVOS 5 - DEFINIR A ESTRATÉGIA E PLANOS 6 - ATRIBUIR RESPONSABILIDADES 7 - ORÇAR A ESTRATÉGIA DE MARKETING 8 - IMPLEMENTAR O PLANO DE MERCADO 9 - ACOMPANHAR O PROGRESSO