Introdução a Educação a Distância

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel do professor e do aluno no ensino a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
Advertisements

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
ENSINAR A COMPREENSÃO CURRICULO E AVALIAÇÃO METODOLOGIA E DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR Equipe: ANA CAROLINA FRANÇA ANDREIA MATOS LUCAS MARILIA BARRETO PAULA.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Celso Filho Coord. Pedagógico de Polos.
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Classificação dos Métodos de Ensino:
Gestão de Tutoria Adriana Domingues Freitas – Cruzeiro do Sul Virtual Karen Diana M. Arsenovicz - Cruzeiro do Sul Virtual Hugo Batista Fernandes - Cruzeiro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Educação Híbrida na Escola.
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Ambiente Virtual de Aprendizagem
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Direção e Coordenação Acadêmica: Tutores:
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
UNIDADE 1 A plataforma Moodle e suas ferramentas
Ferramentas de comunicação
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
A CONSTRUÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS, COLABORATIVOS
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Gerações da EAD Educação a Distância
Percepções dos Discentes Acerca da Utilização do Projetor
Evolução do ensino a distância
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
UM MODELO DE DIAGNÓSTICO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
O USO DA WEBCONFERÊNCIA COMO ESTRATÉGIA
A informática tem grande importância para nós, pois através do mesmo podemos compreender e acompanhar as mudanças que existe em nosso meio.
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Curso de Licenciatura em Letras Modalidade Educação a Distância
Prof. Dr. Pimentel ComunicaTEC Tecnologias de Comunicação
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
Administração amintas paiva afonso.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
O ESTUDO DO PRÉ-CÁLCULO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MEDIANTE CONEXÕES COM PROBLEMAS REAIS Ricardo Alexandre Deckmann Zanardini - Centro Universitário Internacional.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Mônica Malacarne Stéla Piccin
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
VIII Fórum Institucional de Ensino
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Transcrição da apresentação:

Introdução a Educação a Distância Prof. Marcos Dalmau, Dr.

Objetivo da aula Identificar os atores de um curso a distância, bem como saber o que mudou, considerando, naturalmente, o seu conhecimento de causa referente ao meio presencial;

Tutoria; - Professor; - Estudantes; - Tecnologias; - Avaliações. Elementos da EAD Tutoria; - Professor; - Estudantes; - Tecnologias; - Avaliações.

Tutoria em EAD A tutoria orienta o processo de aprendizagem, e, ao estabelecer contato com o aluno, complementa a tarefa docente. Ele realiza a intercomunicação dos elementos (professor, tutor, aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação.  

O que a tutoria faz? Procura motivar e orientar o estudante para o estudo; Coloca problemas e desafios complementares para serem resolvidos; Trabalha no sentido de identificar dificuldades dos estudantes e ajudar a saná-las; Cria condições para que o estudante não sinta tanta diferença em relação ao presencial.

O professor na EAD - Diferença entre o professor presencial e a distância; - Diferença entre professor e tutor; - O que o professor a distância faz?

O professor em EAD

O estudante a distância Deve inteirar-se a respeito do material a ser utilizado; Deve ter tempo para se dedicar aos estudos, se informar sobre as atividades presenciais e analisar como fará para participar destas; Deve buscar a ajuda necessária para conseguir o aprendizado;

O estudante a distância Deve descobrir os procedimentos mais adequados para realizar as tarefas de estudo; Deve dominar os conceitos e dados básicos para a ampliação dos conhecimentos posteriores; Saber estudar.

O aprendizado e o estudante a distância O aprendizado está baseado em um processo de compreensão do que foi explanado; Um esforço de análise daquilo que foi explanado; Uma previsão de aplicação daquilo que foi explanado.

O aprendizado e o estudante a distância A importância do planejamento; A estratégia do fichamento; A auto-avaliação.

Fatores que podem dificultar o aprendizado Tempo; Trabalho; Ambiente; Falta de disciplina; Conteúdo; Falta de planejamento e interação com o tutor, professor e demais participantes.

Ferramentas de comunicação mais comuns na EAD Chat Fórum Videoconferência e Teleconferência Internet Material Impresso Vídeo-aula Dentre outras...

Ferramentas de comunicação Tempo e Espaço Síncrono Assíncrono Mesmo local Encontros presenciais Portifólio ou sala de produção Mural Anotações Avaliação (online) Fórum Local diferente (distribuída) Chat, salas de bate-papo, videoconferência

Avaliação em EAD A avaliação, como uma prática educativa, deve ser compreendida sempre como uma atividade cuja principal função é a de propiciar subsídios para tomadas de decisões quanto ao direcionamento das ações em determinado contexto educacional.

Avaliações em EAD Auto-avaliações; Testes objetivos; Provas presenciais ou supervisionadas; Participação nos chats e fóruns (quantidade e qualidade); Exercícios.