Introdução a Educação a Distância Prof. Marcos Dalmau, Dr.
Objetivo da aula Identificar os atores de um curso a distância, bem como saber o que mudou, considerando, naturalmente, o seu conhecimento de causa referente ao meio presencial;
Tutoria; - Professor; - Estudantes; - Tecnologias; - Avaliações. Elementos da EAD Tutoria; - Professor; - Estudantes; - Tecnologias; - Avaliações.
Tutoria em EAD A tutoria orienta o processo de aprendizagem, e, ao estabelecer contato com o aluno, complementa a tarefa docente. Ele realiza a intercomunicação dos elementos (professor, tutor, aluno) que intervêm no sistema e os reúne em uma função tríplice: orientação, docência e avaliação.
O que a tutoria faz? Procura motivar e orientar o estudante para o estudo; Coloca problemas e desafios complementares para serem resolvidos; Trabalha no sentido de identificar dificuldades dos estudantes e ajudar a saná-las; Cria condições para que o estudante não sinta tanta diferença em relação ao presencial.
O professor na EAD - Diferença entre o professor presencial e a distância; - Diferença entre professor e tutor; - O que o professor a distância faz?
O professor em EAD
O estudante a distância Deve inteirar-se a respeito do material a ser utilizado; Deve ter tempo para se dedicar aos estudos, se informar sobre as atividades presenciais e analisar como fará para participar destas; Deve buscar a ajuda necessária para conseguir o aprendizado;
O estudante a distância Deve descobrir os procedimentos mais adequados para realizar as tarefas de estudo; Deve dominar os conceitos e dados básicos para a ampliação dos conhecimentos posteriores; Saber estudar.
O aprendizado e o estudante a distância O aprendizado está baseado em um processo de compreensão do que foi explanado; Um esforço de análise daquilo que foi explanado; Uma previsão de aplicação daquilo que foi explanado.
O aprendizado e o estudante a distância A importância do planejamento; A estratégia do fichamento; A auto-avaliação.
Fatores que podem dificultar o aprendizado Tempo; Trabalho; Ambiente; Falta de disciplina; Conteúdo; Falta de planejamento e interação com o tutor, professor e demais participantes.
Ferramentas de comunicação mais comuns na EAD Chat Fórum Videoconferência e Teleconferência Internet Material Impresso Vídeo-aula Dentre outras...
Ferramentas de comunicação Tempo e Espaço Síncrono Assíncrono Mesmo local Encontros presenciais Portifólio ou sala de produção Mural Anotações Avaliação (online) Fórum Local diferente (distribuída) Chat, salas de bate-papo, videoconferência
Avaliação em EAD A avaliação, como uma prática educativa, deve ser compreendida sempre como uma atividade cuja principal função é a de propiciar subsídios para tomadas de decisões quanto ao direcionamento das ações em determinado contexto educacional.
Avaliações em EAD Auto-avaliações; Testes objetivos; Provas presenciais ou supervisionadas; Participação nos chats e fóruns (quantidade e qualidade); Exercícios.