O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Escola do Comportamento Humano
Gestão Integrada / Mapeamento de Processos
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
MUDANÇA NA ORGANIZAÇÃO
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
TORNANDO POSSÍVEL UMA POLÍTICA DE GESTÃO DE PESSOAS
A Responsabilidade Corporativa Natura
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Comportamento Organizacional
GESTÃO DE PESSOAS COM FOCO EM RESULTADOS
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Gestão de Pessoas: Uma abordagem estratégica e sustentável ROMAGNOLLI.
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Teorias Modernas de Gestão
Trabalhando com Grupos
As principais tendências da gestão de pessoas na organização
Um Novo Modelo de Gestão de Pessoas
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Margarete Teresinha Fabbris de Oliveira Santos Vanusa Sampaio Pedroso
Formação Profissional IV
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Gestão de Mudanças.
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.

Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Gestão Com Pessoas.
Fundamentos da Administração Pública
Processos Administrativos Aula 1
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Como Administrar na Sociedade Moderna
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
RH ESTRATÉGICO TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Comportamento Organizacional
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
RH ESTRATÉGICO TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS HELENA TONET CONSULTORA DE EMPRESAS DOUTORA EM PSICOLOGIA – MESTRE EM PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO – ESPECIALISTA.
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

O PSICÓLOGO SABE GERIR PESSOAS SILVIO CUSTÓDIO

O QUE É GESTÃO DE PESSOAS? É uma área sensível à mentalidade que predomina nas organizações. É uma área contingencial e situacional pois depende: Cultura Estrutura organizacional Características do contexto ambiental; Negócio da organização Tecnologia Processos internos e outras variáveis importantes.

Principais Processos de Gestão de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Recursos Humanos (ARH) Envolve conceitos de várias áreas: direito: ex: direitos trabalhistas medicina: ex: doenças do trabalho psicologia: ex: estresse, motivação, liderança sociologia: ex: relacionamento em grupo educação: ex: aprendizagem, ensino, etc...

PESQUISA 2010 USP/FIA TENDÊNCIAS NA GESTÃO 103 EMPRESAS DE UMA AMOSTRA INCLUINDO 500 MELHORES / EXAME; 150 MELHORES PARA SE TRABALHAR/ VOCÊ S/A, UNIVERSIDADES, CONSULTORIAS. DA AMOSTRA DE 1050 RESPONDERAM 189 FORMADORES DE OPINIÃO. QUESTÃO DA PESQUISA: PARA ONDE VAI A FUNÇÃO RH?

COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4% PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS CRÍTICAS COMPETÊNCIAS NA GESTÃO PESSOAS - 73,4% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO “NEGÓCIO” – (razão de ser) 59,9% COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DA INOVAÇÃO / NOVOS PRODUTOS E SERVIÇOS – 40,8%

DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4% PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS ALINHAR PESSOAS /COMPETÊNCIAS HUMANAS À ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO – 82,3 % DESENVOLVER E CAPACITAR GESTORES – 69,4% ALINHAR POLÍTICAS E PROCESSOS DE GESTÃO À ESTRATÉGIA ATUAÇÃO – 33,3% APOIAR E PROMOVER MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS – 25%

REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8% PESQUISA 2010 USP/FIA – TENDÊNCIAS NA GESTÃO PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS DA GESTÃO DE PESSOAS MAIOR INVESTIMENTO EM CAPACITAR E DESENVOLVER GESTORES / LIDERANÇAS – 26,9 % REDEFINIR/ APRIMORAR/ REESTRUTURAR POLÍTICAS DE GESTÃO PESSOAS– 25,8% INVESTIR MAIS EM EDUCAÇÃO, TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS – 25,3%

O QUE DIZEM ESTUDOS S/ ARH (Fischer, 1998; Lacombe e Tonelli, 2000; Fischer e Albuquerque, 2001) PESQUISAS INDICAM QUE A ÁREA DE RH PASSA POR UMA FASE DE TRANSIÇÃO. ESTÁ MIGRANDO DE UMA ATUAÇÃO MAIS OPERACIONAL PARA MODELOS ORGÂNICOS DE GESTÃO PESSOAS. A APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL É UMA VARIÁVEL CADA VEZ MAIS VALORIZADA, E A ÁREA DE RH É VISTA COMO SUPORTE PARA ESSE PROCESSO. NÃO BASTA MUDAR/ É PRECISO APRENDER

PERFIL DA GESTÃO DE PESSOAS NO BRASIL LACOMBE E TONELLI (2000) MOSTRAM QUE: 28% EMPRESAS TÊM AS ÁREAS DE RH VOLTADAS PARA QUESTÕES OPERACIONAIS; 19% ESTRUTURADAS EM TORNO DE QUESTÕES ESTRATÉGICAS; 53% EM FASE DE TRANSIÇÃO ENTRE OS DOIS ESTÁGIOS – “ESTÃO A CAMINHO”

TENDÊNCIAS RELACIONADAS A ESTRUTURA DE RH FORMAÇÕES DIVERSAS – PREDOMÎNIO ADMINISTRAÇÃO E PSICOLOGIA – TAMBÉM PEDAGOGIA E ENGENHARIAS CONSOANTES COM O NEGÓCIO ÊNFASE NO PAPEL CONSULTIVO / PARCERIA COM AS ÁREAS DA EMPRESA – MAIOR EXIGÊNCIA DE COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS E INTERPESSOAIS POR PROJETOS – REDUÇÃO DE FUNÇÕES COM POUCAS PESSOAS ATUAÇÃO EM COMISSÕES INTERNAS

SÍNTESE DAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NAS AÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS FOCO NAS LIDERANÇAS ÊNFASE NO TRABALHO EM EQUIPE EXIGÊNCIA DE MULTIQUALIFICAÇÃO RODÍZIO NA EXECUÇÃO DE TAREFAS INTERESSE RELAÇÃO PESSOAL / PROFISSIONAL ÊNFASE EM PESQUISA APRENDIZAGEM DE FERRAMENTAS TREINAMENTO À DISTÂNCIA FORMAÇÃO “IN COMPANY” GESTÃO DO CONHECIMENTO COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO

TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS SABERES MAIS DEMANDADOS TÉCNICO - SABER FAZER – DOMÍNIO PROCESSOS DE TRABALHO, NORMAS, TECNOLOGIA, “KNOW HOW” CONCEITUAL - SABER O PORQUÊ – ENTENDER AS RAZÕES, ESTABELECER RELAÇÕES, “KNOW WHY”. INTERPESSOAL - SABER SER – ENTENDER AS PESSOAS, ESTABELECER RELACIONAMENTOS CONVERGENTES, ESTIMULAR MOTIVAÇÕES, DECODIFICAR EMOÇÕES, PERCEBER PERFIS SOBRE O NEGÓCIO - SABER REALIZAR – AGIR CONSOANTE DEMANDAS ORGANIZACIONAIS – COMPETÊNCIAS DISTINTIVAS, ESSENCIAIS, BÁSICAS.

TENDÊNCIAS QUE PERCEBEMOS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS DE FORMA GENERALIZADA ARGUMENTAR NEGOCIAR TRABALHAR EM EQUIPE ESTABELECER RELAÇÕES – AÇÃO EM REDE PERCEBER O TODO E AS PARTES – VISÃO DE CONJUNTO REFLETIR QUESTIONAR PRATICAR O OLHAR RENOVADO

O Perfil do Gestor de Pessoas...

acredita na sua própria capacidade

TEM AUTO-CONFIANÇA

prepara-se

é persistente

calcula os riscos

Será que faltou alguma coisa? NÃO TEM MEDO DE ERRAR Será que faltou alguma coisa?

TEM COMPROMETIMENTO e TRABALHA EM EQUIPE

Sabe lidar com a pressão...

COMO LIDAR COM A MUDANÇA? O GESTOR DEVE SER CAPAZ DE: Analisar e Planejar a mudanças – preparar respostas e soluções para os efeitos e problemas – desenvolver um plano de ação Conquistar a aceitação da mudança – escolher o melhor método a ser utilizado Implantar a mudança – passagem da situação existente para a nova situação – saber decifrar o acontecer grupal Acompanhar e consolidar mudanças – identificar e corrigir os problemas não previstos – avaliar resistências – buscar comprometimento

Percepção (e a formação) e o Gerir Pessoas

Cada pessoa percebe o mundo de forma diferente.

Diferentes percepções Diferenças Individuais Diferentes percepções   Diferentes interpretações da realidade Diferentes comportamentos

Pessoas não são administráveis Pessoas não são recursos Pessoas são relações (gerenciáveis)

Administrar, por si só, é uma tarefa complexa e difícil - Projetos - Valores Estratégias Tempo Dinheiro - Programas Bens: móveis ou imóveis Negócios Justiça Riquezas (excesso ou escassez) Tecnologias... Pessoas: seres humanos em relação Isso pressupõe Relações Humanas e Éticas inseridas na noção moderna de trabalho.

Porque envolve aspectos emocionais + sociais + idéias + pensamentos + valores + tristezas + alegrias + ambições + desejos + medos + competências + conhecimentos+ angústias + necessidades + sonhos + expectativas + sentimentos (raiva, inveja, ódio, amor), etc Administrar pessoas é sempre uma tarefa de mão dupla: Ação Reação Ação É um processo dialético: Os homens agem; os animais reagem.

Quem deve gerir as pessoas é o próprio gerente - ou supervisor ou lider de equipe - ao qual estão subordinados Para que possa gerir as pessoas de forma satisfatória, precisa da assessoria da ARH – GERIR PESSOAS E DE RESPOSNABILIDADE DE LINHA E FUNÇÃO DE STAFF

PSICOLOGIA E GESTÃO “A psicologia contribui na compreensão das pessoas, a integração entre as pessoas e as circunstâncias, a interação entre o cliente e o fornecedor, a interação entre um gerente e seus funcionários em qualquer sistema de gerenciamento”.

A necessidade de romper muralhas, navegar outros mares e explorar as possibilidades da psicologia.

PERGUNTAS

CONTATO: Sílvio Custódio silviocustodio@coachbrasil.com.br (31) 8421-3363 Meus agradecimentos: Helena Tonet Irene Reis Jorge Trindade