LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO O MÉTODO “O PASSO” E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA À PRIMEIRA VISTA: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO
RESUMO INVESTIGAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA À PRIMEIRA VISTA MEDIADO PELO MÉTODO O PASSO AVALIAR TAMBÉM A MOTIVAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NESSE PROCESSO
INTRODUÇÃO MÚSICOS TÊM DIFERENTES NÍVEIS DE LEITURA MUSICAL EVIDENCIADOS EM TAREFAS DE LEITURA À PRIMEIRA VISTA CASO MAIS “LIMPO” DE LEITURA MUSICAL HODGES: A HABILIDADE DE LEITURA RÍTMICA É O PRINCIPAL PREDITOR DE DESEMPENHO BEBEAU: HABILIDADE DIFÍCIL -> CONCEITOS MATEMÁTICOS ANTERIORES CONCENTRAÇÃO NA PULSAÇÃO -> APROXIMAR O VALOR DE DURAÇÃO
O MÉTODO O PASSO E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA FOCADO NA RÍTMICA E APROXIMAÇÃO COM O UNIVERSO SONORO; ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PILARES: CORPO (unidade autônoma de construção de conhecimento) IMAGINAÇÃO (através dela que gerenciamos imagens e construímos todo conhecimento) -> só se toca ou canta o que se vê GRUPO (fazer musical como um instrumento de socialização) CULTURA (é preciso se aproximar do ambiente cultural onde os ritmos e canções foram criados) PRINCÍPIOS DE INCLUSÃO E AUTONOMIA
Cont. UTILIZA UM TEMPO PULSANTE, DIFERENTE DO AFERIDO PELO METRÔNOMO TODO MÚSICO UTILIZA ALGUM TIPO DE NOTAÇÃO MUSICAL NOTAÇÕES CORPORAIS REGÊNCIA COM OS PÉS NOTAÇÃO GRÁFICA VOGAIS E NÚMEROS (“saber falar” um ritmo significa “saber escrevê-lo”)
SITES SOBRE O MÉTODO “O PASSO” CRIADOR (LUCAS CIAVATTA) FALANDO DE SUA CRIAÇÃO: https://youtu.be/914sOIxq3vI SITE OFICIAL: http://www.opasso.com.br/pt_opasso.htm
A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MUSICAL A PARTIR DO MÉTODO “O PASSO” SLOBODA: DESMOTIVAÇÃO -> SENSAÇÃO DE UMA MULTIDÃO DE EXIGÊNCIAS E DA IMPOSSIBILIDADE DE ATENDÊ-LAS OBJETIVO DO MÉTODO: DECODIFICAR A PARTITURA TRADICIONAL -> DIMINUIR A DIFICULDADE AUMENTAR A MOTIVAÇÃO
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS PARTICIPANTES: PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; ALUNAS DE UMA DISCIPLINA DE PERCUSSÃO; SEM CONHECIMENTO PRÉVIO D’O PASSO. PERCEBEM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA LEITURA MUSICAL, MAS POSSUEM MOTIVAÇÕES EXTRÍNSECAS (cumprimento de conteúdo curricular, formação do professor...) A MINORIA DOMINAVA A LEITURA RÍTMICA AFIRMARAM QUE O MÉTODO FACILITOU O APRENDIZADO E FOI ELEMENTO MOTIVADOR.