LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
( 2 1 ) / W W W. O P A S S O. C O M. B R.
Advertisements

MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
Regesd Polo de São Leopoldo Juraci Martins
A Construção da Linguagem Oral e Escrita
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
PROJETO: DIA DAS MÃES.
Gerador de aplicativos Oracle PL/SQL WEB baseado na estrutura das tabelas do banco de dados Oracle Wagner da Silva Orientando Prof. Alexander Roberto Valdameri.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
Música na Educação Infantil Música é uma linguagem cujo conhecimento:  Se constrói,  Comunica ideias e sentimentos;  Afeta a dimensão sensível do ser.
Brincadeiras ritmadas Proposta de: Lucilene Silva Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
RÁ Proposta de: Carlos Kater Monitora: Adriana Moraes, MEMES II Professor Responsável: Marcos Câmara de Castro.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CACILDA BORGES BARBOSA (1914 – 2010)
Projeto Medindo minha Escola.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
CENTRAR A DOCÊNCIA NO ALUNO: REFLEXÃO SOBRE QUESTÕES ÉTICAS
Rodas Cantadas Sandra Rhoden
Pesquisa JOGO JOGO MODIFICADO ARTE PESQUISA CONCEITO MODALIDADE
Paulo Vinícius Rampinelli
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
II Simpósio Ined 8 e 9 de maio de
O ensino de História: teoria e prática
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Carl Orff Tramas e Fios – p
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS ELÉTRICOS
Universidade Federal do Espírito Santo
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Análise e Observação Institucional
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
L. S. Vigotsky Psicólogo russo / Dialética marxista
E.E.E.F.M. “Filomena quitiba” Estudando para o enem de forma invertida Cinemática: Velocidade média Disciplina: Física.
AUTORES, FILIAÇÕES INSTITUCIONAIS
ENSINO DA NOTAÇÃO DE MODELAGEM DE PROCESSO DE NEGÓCIO BPMN COM A TÉCNICA DE APRENDIZAGEM STEPWISE SELF EXPLANATION Nome: David Micail do Rosário Alves.
Prof. Me. Christiano Lima Santos
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
Rei Capitão Inventar e Recriar.
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO;
Projeto: Música e Movimento Polo - São José do Rio Preto Rosana Cardoso Trindade R.A: Bianca Maria Martins R.A.: Daisy Cecília N.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Introdução Você quer viajar? Destino: Rio Grande do Sul
Currículos e Programas
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
A gota de óleo e o copo d’água
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Ser a melhor solução de educação para a construção da sua própria história. Ser líder nas regiões onde atua, referência de ensino para a melhoria de vida.
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
COMO ENSINAR A TODOS? Para que a inclusão realmente aconteça, é importante garantir diversos recursos para resgatar ou estabelecer as funções nas.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Transcrição da apresentação:

LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO O MÉTODO “O PASSO” E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA À PRIMEIRA VISTA: UM ESTUDO COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA LUIZ CARLOS MARTINS LOYOLA FILHO ROSANE CARDOSO DE ARAÚJO

RESUMO INVESTIGAR O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA À PRIMEIRA VISTA MEDIADO PELO MÉTODO O PASSO AVALIAR TAMBÉM A MOTIVAÇÃO DOS INDIVÍDUOS NESSE PROCESSO

INTRODUÇÃO MÚSICOS TÊM DIFERENTES NÍVEIS DE LEITURA MUSICAL EVIDENCIADOS EM TAREFAS DE LEITURA À PRIMEIRA VISTA CASO MAIS “LIMPO” DE LEITURA MUSICAL HODGES: A HABILIDADE DE LEITURA RÍTMICA É O PRINCIPAL PREDITOR DE DESEMPENHO BEBEAU: HABILIDADE DIFÍCIL -> CONCEITOS MATEMÁTICOS ANTERIORES CONCENTRAÇÃO NA PULSAÇÃO -> APROXIMAR O VALOR DE DURAÇÃO

O MÉTODO O PASSO E O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA RÍTMICA FOCADO NA RÍTMICA E APROXIMAÇÃO COM O UNIVERSO SONORO; ABORDAGEM MULTISSENSORIAL PILARES: CORPO (unidade autônoma de construção de conhecimento) IMAGINAÇÃO (através dela que gerenciamos imagens e construímos todo conhecimento) -> só se toca ou canta o que se vê GRUPO (fazer musical como um instrumento de socialização) CULTURA (é preciso se aproximar do ambiente cultural onde os ritmos e canções foram criados) PRINCÍPIOS DE INCLUSÃO E AUTONOMIA

Cont. UTILIZA UM TEMPO PULSANTE, DIFERENTE DO AFERIDO PELO METRÔNOMO TODO MÚSICO UTILIZA ALGUM TIPO DE NOTAÇÃO MUSICAL NOTAÇÕES CORPORAIS REGÊNCIA COM OS PÉS NOTAÇÃO GRÁFICA VOGAIS E NÚMEROS (“saber falar” um ritmo significa “saber escrevê-lo”)

SITES SOBRE O MÉTODO “O PASSO” CRIADOR (LUCAS CIAVATTA) FALANDO DE SUA CRIAÇÃO: https://youtu.be/914sOIxq3vI SITE OFICIAL: http://www.opasso.com.br/pt_opasso.htm

A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM MUSICAL A PARTIR DO MÉTODO “O PASSO” SLOBODA: DESMOTIVAÇÃO -> SENSAÇÃO DE UMA MULTIDÃO DE EXIGÊNCIAS E DA IMPOSSIBILIDADE DE ATENDÊ-LAS OBJETIVO DO MÉTODO: DECODIFICAR A PARTITURA TRADICIONAL -> DIMINUIR A DIFICULDADE AUMENTAR A MOTIVAÇÃO

APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS PARTICIPANTES: PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; ALUNAS DE UMA DISCIPLINA DE PERCUSSÃO; SEM CONHECIMENTO PRÉVIO D’O PASSO. PERCEBEM A IMPORTÂNCIA E NECESSIDADE DA LEITURA MUSICAL, MAS POSSUEM MOTIVAÇÕES EXTRÍNSECAS (cumprimento de conteúdo curricular, formação do professor...) A MINORIA DOMINAVA A LEITURA RÍTMICA AFIRMARAM QUE O MÉTODO FACILITOU O APRENDIZADO E FOI ELEMENTO MOTIVADOR.