Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.
Advertisements

A Construção da Linguagem Oral e Escrita
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
O uso do software educativo tem como objetivo introduzir o computador na vida das crianças, se tornando uma maneira diferente, agradável e adequada ao.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA / UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / CED DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIAL.EDUCAÇÃO / EED CURSO: licenciatura em.
Textos Dissertativos e Argumentativos PROFESSOR DENIS RODRIGUES DA SILVA.
Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever.
DIRETORA Carla Andrade e Andrade SALA DE LEITURA Profª Luci Borges de Lima Correia Profº Robson de Figueiredo Lopes.
PROPOSTA: FORMAÇÃO SALAS DE LEITURA MEDIADORA: RENATA AMATTO TEMA-CENTRAL: TRIAGEM DE OBRAS POR ANO SUB-TEMAS:ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE CADA ANO E DAS OBRAS.
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA. O QUE SÃO SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS? Uma sequência didática (SD) pode ser definida como uma sucessão planejada de atividades progressivas.
Trabalho em Equipe. EQUIPE Conjunto de pessoas que se dedicam à realização de um mesmo trabalho.
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
GÊNERO – RECEITA RITA TRINDADE.
OS GÊNEROS TEXTUAIS DO CINEMA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
A Metodologia na Formação
Texto, gênero e discurso
Prof. Arthur Albertin.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ- UFPA
Objetivo da disciplina
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO
O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
Escolha o fundo e a cor das letras
Representação documentária
“Sem educação, o Homem é apenas uma possibilidade”
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
ENSINAR a APRENDER a LER,
Relações entre Pais e Filhos.
PARÁBOLA.
CONTO E CRÔNICA.
GÊNERO ENTREVISTA.
Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle
Tipos de Textos Marlene Pires Martins.
Plano de Trabalho Docente PTD
Resumo PARTE 1.
POEMA NARRATIVO RITA TRINDADE
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Prof. M.Sc. Ronnison Reges Vidal
Escolha o fundo e a cor das letras
Gêneros de Divulgação científica:
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Funções da Linguagem Profª Suzete
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ’S) CARACTERÍSTICAS GERAIS DAS HQ’S.
ASPECTOS DA LINGUAGEM E PRODUÇÃO TEXTUAL
Funções da Linguagem.
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
9.º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME
Currículos e Programas
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II ( A,B,D)
Conteúdo Gênero textual
PIADA A aula de hoje será uma piada!. Recado aos mau humorados... Vídeo da irmã...
Logotipo da Instituição
Escolha o fundo e a cor das letras
Estagio Supervisionado em Docência
Argumentação e estratégias argumentativas Turmas 3m1,3m2,3m3 (Gloriosas!) Prof.: Maria Anna Gerk.
Texto argumentativo: artigo de opinião
Conto Maravi lhoso Será o que é? Vamos descobrir, juntos?
LUDICIDADE, PSICOMOTRICIDADE E IMAGINÁRIO INFANTIL HBF – FATEG PROFESSOR: WANDERSON CÂNDIDO (62) –
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Como redigir a introdução e a conclusão de um trabalho escrito Plano de Desenvolvimento das Literacias da Informação e Digitais.
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

Introdução O presente trabalho tem o objetivo de apresentar informações sobre o tema “Gênero textual”. Nele serão encontradas definições e exemplos de itens como gêneros orais e escritos, além de gêneros narrativos, que possuem características próprias e bem diferenciadas em comparação aos gêneros textuais. É de conhecimento geral que todos estão rodeados por diversos textos no dia-a-dia e que eles são de suma importância para a nossa comunicação social e para a aprendizagem escolar. Também temos conhecimento de que são diferentes entre si, pois cada um deles apresenta um tipo de conteúdo e função específica junto aos leitores, como, por exemplo, cartazes e folhetos que informam sobre shows e exposições, receitas culinárias que orientam o preparo de pratos, manuais de instrução que explicam o passo a passo para usar aparelhos, poemas, contos, notícias jornalísticas, aulas, palestras, conversas telefônicas, bilhetes, entre tantos outros. Diante da variedade e enorme quantidade de textos aos quais estamos expostos, torna-se necessário classificá-los e agrupá-los para compreendermos melhor a estrutura de cada um. Por isso esse estudo baseia-se na pesquisa dos gêneros textuais e narrativos, trazendo-nos conhecimentos que ampliarão nossa aprendizagem e que serão úteis na realização de provas e exames, futuramente.

Conclusão Ao fim do trabalho, pode-se concluir que a pesquisa realizada ampliou o conhecimento a respeito dos textos e forneceu informações importantes para entendermos a classificação em gêneros textuais, narrativos, orais e escritos. Percebe-se que, de acordo com a situação comunicativa, encontraremos e produziremos certos gêneros de texto, ou seja, tudo depende do uso que se pretende fazer da língua em cada interação do dia a dia. Por exemplo, na procura por um emprego, utilizam-se currículos e/ou preenchem-se fichas de solicitação de emprego, assim como a entrevista que é realizada antes da contratação. Também foi possível aprender que os textos literários são classificados de acordo com seu conteúdo: textos que expressam emoções, sentimentos e ideias de um eu lírico, são agrupados como gênero lírico; já os que contam histórias de heróis, como as epopeias, fazem parte do gênero épico; textos que expõem o conflito dos homens com seu mundo e encenados no palco, pertencem ao gênero dramático, e textos narrados numa sequência de causa e efeito, com personagens, tempo e espaço, são os chamados gêneros narrativos. Enfim, são diversos os textos lidos e escritos. Portanto, é necessário saber utilizar adequadamente a língua para alcançar os objetivos na comunicação oral ou escrita.