Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
{ Oficina de vídeo estudantil Tudo que você precisa saber para fazer seu filme Kelly Demo Christ - Cinema e Audiovisual UFPEL.
Advertisements

Profa. Therezinha Conde
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE ARTE Birigui-SP, 13 e 14/03/2013 PCNPs envolvidos: Benilde/Arte; Cristiane/Inglês; Carla/Ed. Física; Luis Antonio/Tecnologia.
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
COOPE C Cooperativ a de costureiras Educação Ambiental  Objetivo: Educar a população para cuidar melhor do lixo nas ruas. Projeto: Ação Comunitária e.
Mediação e Linguagem 2016 PCNPs Responsáveis: Cristiane Nunes Márcia Battistini Marise Lotto Patrícia Augusto.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Projeto Multimídia. Tema Animação Linear; Animação Não-Linear; Narrativa Linear; Narrativa Multimídia; HQ – Interativa; Games – Jogo Eletrônico; Interface.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Informativo #13 – Outubro de 2016.
XADREZ E. M. Professor Antonio Lopes Lins
Pesquisa científica Marcelo Correa.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Escola Web de Espiritismo Tutorial para Resolução das Questões
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
Pesquisa científica Marcelo Correa.
Técnicas para Apresentação do Vídeo Pitch
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Plano de Aula de Substituição
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
Auto Escola Santa Elisa
Parte III – Planejando o Projeto
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
Virando YouTuber Andrey Cardozo.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Técnicas de Fotografia
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
FÉNIX EBSSMA PRÓ-SUCESSO 2015/2016.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O que é? O Orçamento Participativo das Escolas é um processo estruturado em várias etapas e que garante aos alunos a possibilidade de participarem ativamente.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Aula 3.3.
Oficina de Informática e Telemática: STOP MOTION
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Aula 3.2.
INICIAR/TODOS OS PROGRAMAS/Windows Movie Maker
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Elaboração do vídeo.
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
COMO SERÁ DESENVOLVIDO? Atividades presenciais:
Deslocamentos Fotográficos
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia da Pesquisa
Ferramenta Solver (MS Excel)
Vamos Fazer um Filme....
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Calouro Web.
Como criar um documento colaborativo no Google Documentos.
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Reflexividade e formação de professores
<nome da colônia>
Metodologia do Ensino de Física I
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
PROJETO DE PESQUISA.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Oficina 2 Conteúdo: Alterações ambientais e impactos (extinção de plantas e animais, desastres ambientais) Recursos e metodologias: vídeos, dinâmicas Terça-feira, 04 de outubro de 2016 grupoensinodeciencias@gmail.com https://difundindociencianaescola.wordpress.com

RECURSOS AUDIOVISUAIS

VIDEOS RAZÃO X EMOÇÃO AUTONOMIA TIPOS Simulação Aula Investigativo Motivador Apoio RAZÃO X EMOÇÃO AUTONOMIA

Vídeo Recurso que possibilita a síntese entre imagem e som, gerando as mais diversas sensações dependendo do que se é transmitido, deixando de ser apenas som e imagem, mas também, uma forma de expressão que pode gerar no espectador elementos de motivação para novas situações, como um espectador crítico. https://www.youtube.com/watch?v=DIL5ZKgQ69M

Questões sobre o vídeo Relações das imagens com conceitos/conteúdos Como o professor poderá relacionar o vídeo com os conteúdos a serem discutidos em sala, e fazer com que o aluno compreenda que aquele vídeo faz parte da aula? Questões sobre o vídeo Relações das imagens com conceitos/conteúdos

Como baixar vídeos da Internet? YouTube aTube Catcher

Outra opção... GIFs

Stop Motion Stop motion é uma técnica de animação quadro a quadro usando como recurso uma câmera fotográfica e um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, os mais comuns são a massa de modelar ou gravuras recortadas

Como produzir um vídeo Stop Motion Crie uma história. Use a criatividade para produzir um cenário. O ideal é que tenha uma imagem fixa de fundo e que os personagens possam se mover naquele espaço. É possível mudar de cenário, pense apenas no processo de transição. Alguns vídeos para inspirar: https://www.youtube.com/watch?v=OgWINgV5D_M https://www.youtube.com/watch?v=R3r0D5DZ9Tw Encontre um local para ajustar a câmera. A câmera deve permanecer nesta posição, enquanto você tirar fotos com ela. Você pode mudar seu ângulo um pouco, mas no geral, ela deve permanecer em sua posição durante o processo de captura de imagens para assegurar um filme Stop motion suave.  

Conforme sua história, vá colocando seus personagens na imagem de fundo. O ideal é que você tire uma foto, desloque alguns milímetros o personagem e/ou objeto e tire outra foto. O segredo do Stop motion é ter muitas fotos. No decorrer da história, o deslocamento dos personagens e/ou objetos vai criar a ilusão de que suas figuras se movem. Continue esse processo até que você tenha fotos suficientes para o filme stop-motion. Se considerarmos na hora da montagem do vídeo no programa (Movie Maker) um total de 13 – a 15 fotos (frames) por segundo. Cem fotos será igual a cerca de treze/15 segundos de vídeo. Finalizada a etapa da história, transfira as fotos da máquina para o seu computador - todos em uma pasta específica.

Para fazer o vídeo você vai precisar do programa Movie Maker (Disponível em: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/get-movie-maker-download) Abra o programa Movie Maker Clique em Inicio e adicionar vídeos e fotos selecione a pasta com as imagens – escolha todas as fotos (você pode selecionar todas de uma vez segurando a tecla Shift, clicando na primeira imagem e na última)

Construção conjunta do saber Dinâmicas Teoria e Prática Atividade coletiva Construção conjunta do saber Individual X Coletivo Participar Vivenciar/Testar Utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento tanto no grupo/coletivo quanto no indivíduo/singular, uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é uma ferramenta a ser usada.

Dinâmicas A dinâmica pode ser desenvolvida  através de jogos, brincadeiras, dramatizações, técnicas participativas, oficinas vivenciais.... É preciso: Organizar o grupo Explicar o que deve ser feito Orientar e acompanhar “aprender pela experiência é o processo através do qual o desenvolvimento humano ocorre” (KOLB, 1984,p.12)

“o educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidade crítica do educando, sua curiosidade, sua insubmissão” (FREIRE, 2007, p.26).