Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa

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Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa Ciências da Natureza Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa

Objetivo do ensino de ciências da natureza almeja: a formação cidadã dos estudantes para o domínio e uso dos conhecimentos científicos e seus desdobramentos nas mais diferentes esferas de sua vida.

Alfabetização Científica Alfabetizar cientificamente os alunos significa oferecer condições para que possam tomar decisões conscientes sobre problemas de sua vida e da sociedade relacionando aos conhecimentos científicos.

Alfabetização Científica Implica oportunizar o contato com um corpo de conhecimentos que integra uma maneira de construir entendimento sobre o mundo, os fenômenos naturais e os impactos destes em nossas vidas. Reconhecer os termos e os conceitos canônicos das ciências de modo a poder aplicá-los em situações atuais.

Como desenvolver práticas em sala de aula que permitam aos alunos o desenvolvimento de atitudes críticas, analíticas e propositivas frente a temas científicos que afligem a sociedade? Técnicas, métodos, atividades, práticas são realizados na expectativa de que o conhecimento possa gerar aprendizagem.

Ensino por Investigação O ensino por investigação é uma estratégia didática que engloba atividades centradas no aluno, possibilita o desenvolvimento da autonomia e da capacidade de tomar decisões, de avaliar e de resolver problemas. Aprender a investigar: envolve a observar, planejar, levantar hipóteses, realizar medidas, interpretar dados, refletir e construir explicações de caráter teórico.

Ensino por Investigação Projetos/Pesquisas científicas Atividades investigativas Questões Problematizadoras

Considerando esse modo de propor atividades nas aulas de ciências da natureza, entendemos que os alunos se encontram no desenvolvimento da Alfabetização Científica, uma vez que atitudes de caráter crítico e social podem ser postas em prática auxiliando a aprendizagem de conceitos das ciências. Ressalta-se a importância de se saber ler e escrever para que haja a Alfabetização Científica.

Referências CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Área de Ciências da Natureza e Matemática: Educação Básica. Cuiabá: Defanti, 2010. SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. spe, p. 49-67, 2015.