DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR professormarcelino@hotmail.com Perfil: fb.com/profmarcelino88 Fanpage: fb.com/profmarcelino Twitter: @profmarcelino PROF. MARCELINO FERNANDES
DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR TEMAS DESTE MÓDULO Planejamento do ensino: 1. Fases do planejamento de ensino; 2. Elementos fundamentais do planejamento de ensino; 3. Tipos de planejamento (de curso, de unidade e de aula). PROF. MARCELINO FERNANDES E-mail: professormarcelino@hotmail.com
Planejamento de Ensino Antes do planejamento de ensino temos: Planejamento educacional; e Planejamento de currículo.
Planejamento Educacional : É o processo sistematizado mediante o qual se pode conferir maior eficiência às atividades educacionais para, em determinado prazo, alcançar as metas estabelecidas dentro de um País. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Órgãos Estaduais, Distritais e Municipais
Planejamento de Currículo: No planejamento do currículo devemos levar em conta a realidade de cada escola e as sugestões apresentadas pelo CFE e CEE, sob os seguintes aspectos: Relação de matérias facultativas; Normas de avaliação; Recuperação de alunos; Subsídios para elaboração.
Planejamento de Ensino 1. Conceituar planejamento de ensino; 2. Caracterizar os diferentes níveis de planejamento do ensino; 3. Elaborar planos de disciplina, de unidade e de aula.
Planejamento de Ensino Professor x Planejador O Planejamento envolve 5 elementos que formam o pentágono da compreensão: PROCESSO EFICIÊNCIA EFICÁCIA METAS PRAZOS
PLANEJAMENTO Elaborar Executar Avaliar Plano de Ensino é um instrumento que norteia a ação do professor: PARA QUE OBJETIVO O QUE CONTEÚDO COMO METODOLOGIA COM O QUE RECURSOS DIDÁTICOS RESULTADO AVALIAÇÃO
Níveis de Planejamento Planejamento do Ensino: É o que desenvolve em nível mais concreto e está a cargo principalmente dos PROFESSORES. Ele é alicerçado no planejamento curricular e visa ao direcionamento sistemático das atividades a serem desenvolvidas dentro e fora da sala de aula com vistas a facilitar o aprendizado dos estudantes.
Princípios e principais aspectos do Plano de Disciplina: 1. relacionar-se intimamente com o plano curricular de modo a garantir coerência dos cursos como um todo; 2. ser elaborado com linguagem clara, precisa e concisa; 3. adaptar-se às necessidades , capacidades e interesses dos estudantes; 4. ser elaborado com base em objetivos realistas, levando em consideração os meios disponíveis para alcançá-los; 5. envolver conteúdos que efetivamente constituam meios para alcance dos objetivos; 6. prever tempo suficiente para garantir a assimilação dos conteúdos pelos estudantes; 7. ser suficientemente flexível para possibilitar o ajustamento a situações que não foram previstas.
PLANO de Disciplina PLANO de Unidade e PLANO de Aula Constitui uma previsão das atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano ou do semestre letivo. PLANO de Unidade e PLANO de Aula São planejamentos mais pormenorizado que o plano de disciplina.
PLANO DE DISCIPLINA Identificação Data, instituição, professor, série, carga horária Ementa Resumo do conteúdo da disciplina Objetivos Indicam a função da disciplina Conteúdo Programático Corresponde aos temas e conteúdos a serem ensinados Recursos Ferramenta plurissensoriais facilitadora da aprendizagem Estratégias de Ensino Técnicas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem Avaliação Verificar em que medidas os objetivos foram alcançados
Um bom planejamento Um planejamento bem feito facilita muito a vida do professor ao longo do ano, além de ampliar as dimensões e abordagens do que será trabalhado, mas sem abrir mão de suas potencialidades Criativas, informação, conhecimento, esforço e ousadia.
Interdisciplinaridade Temáticas Centrais - Cultura; - Sociedade; - Ética; - Cidadania; - Direitos Humanos; - Direitos Individuais.
Uma aula em Movimento Início - Meio - Fim Analisar Criticar Classificar Seriar Comparar Justificar Resumir Concluir Comentar Explicar
A Pirâmide de Aprendizagem 5% Palestras 10% Leitura 20% Audiovisual Demonstrações 30% 50% Grupos de Discussão Praticar Fazendo 75% Ensinar os outros/ Uso imediato 80% Taxa média de Retenção
Técnicas para o Ensino de Conteúdos Conceituais Textos para leitura; Instrução Programada; Apresentações slide/ som; Exposição Oral (com ou sem apoio); Instrução assistida por computador; Debates; Seminários.
Técnicas que Favorecem o Ensino de Conteúdos Atitudinais Dinâmicas: - Jogos, - Vivências, Simulações; Estudos de caso; etc..
Aspectos que Auxiliam a Efetividade do Processo de Comunicação Facilitador - treinando: Clareza na proposta de trabalho; Identificação e atuação dentro das necessidades do grupo; Reconhecimento e proposição de atividades segundo as fases do processo de aprendizagem; Incentivo para o estudo; Promoção de feedback
Ciclo Vivencial da Aprendizagem Vivência Relato Aplicação Inferencial quer dizer 'levar ou trazer para, dirigir-se para, ir contra, andar, ir, erguer, oferecer', p.ext., dar, introduzir, induzir, concluir, deduzir, inferir'; Sistematização Generalização Salto Inferencial
Metodologias utilizadas na docência Exposição dialogada; Discussões de temas relevantes;relacionados ao contexto da disciplina; Seminários; Aula didática;
a) A expansão quantitativa da educação superior e o conseqüente aumento do número de docentes. Dados da UNESCO demonstram que o número de professores universitários, no período de 1950 a 1992, saltou de 25 mil para um milhão, isto é, aumentou 40 vezes.
No entanto, em sua maioria, são professores improvisados, não preparados para desenvolver a função de pesquisadores e sem formação pedagógica (Unesco, Cresalc, 1996);
b) Preocupação com a qualidade dos resultados do ensino superior, sobretudo, do ensino na graduação. As pesquisas demonstram a importância da preparação no campo específico e no campo pedagógico dos docentes;
c) Novas demandas de trabalho - O documento da Conferência Internacional sobre Ensino Superior – uma perspectiva docente, Paris, 1997, promovida pela Organização Sindical Internacional de Educação,
expressa preocupações com temas do campo educacional até então ausentes na docência universitária, como:
qualidade da educação; educação à distância e novas tecnologias; gestão e controle do ensino superior;
financiamento do ensino e da pesquisa; o mercado de trabalho e a sociedade;
autonomia e as responsabilidades das instituições; os direitos e liberdades do professor de ensino superior; as condições de trabalho; entre outros.
d) Influência das novas configurações de trabalho na sociedade contemporânea da informação e do conhecimento; das tecnologias avançadas e do Estado Mínimo, reduzindo a empregabilidade.
Em decorrência, nota-se um afluxo dos profissionais liberais, ex-empregados, ao exercício da docência no ensino superior, cuja oferta de empregos se encontra em expansão;
e) Exigência de permanente requalificação como condição de trabalho e) Exigência de permanente requalificação como condição de trabalho. O resultado disso é a expansão da oferta de cursos superiores de graduação e de pós-graduação lato e stricto sensu.
A preparação para o exercício do magistério superior far-se-á em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado. Parágrafo único:
O notório saber, reconhecido por universidade com curso de doutorado em área afim, poderá suprir a exigência do título acadêmico (LDBEN, art. 66).
As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino
e ao edital de seleção dos alunos. ( art. 44, III, Lei nº 9. 394/1996 e ao edital de seleção dos alunos.( art. 44, III, Lei nº 9.394/1996. ) Ao final do curso o aluno obterá diploma.
O conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor, enquanto possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis (Lima, p. 45, 2001).
Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) dá normas gerais sobre a educação escolar no Brasil, seja pública ou particular, em todas as suas vertentes.
OBRIGADO!