Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
SUBSÍDIOS PARA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO
O Caderno foi criado pelo Programa São Paulo Faz Escola; As atividades, ora propostas podem ser complementadas por outras que julgarem pertinentes ou necessárias; O Caderno tem a proposição de apoiá-los no planejamento de suas aulas para que explorem em seus alunos as competências e habilidades necessárias que comportam a construção do saber e a apropriação dos conteúdos das disciplinas.
Cadernos
O Currículo do Estado de São Paulo organizou-se, do ponto de vista do apoio para o trabalho pedagógico em sala de aula, com base em dois suportes: o Caderno do Professor e o Caderno do Aluno; Ambos cadernos, são articulados e contém as orientações básicas do Currículo, sugerindo sequências de exercícios e indicando quais são os conteúdos e as habilidades básicas em cada Situação de Aprendizagem;
Aspectos centrais da metodologia desenvolvida na área de Língua Portuguesa
Organização Bimestral
Situação de Aprendizagem
Situação de Aprendizagem começa com um quadro que indica os conteúdos e as habilidades que serão desenvolvidas, em concomitância com o estudo tipológico, de gênero ou de discurso, dois aspectos: Estudo de conteúdos e Desenvolvimento de habilidades.
Propostas de Ensino Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio
Os conteúdos e as competências do estudo da Língua Portuguesa,devem ampliar, necessariamente, os estudos desenvolvidos ao longo da escolaridade, observando uma progressão.
Outros Aspectos Organizacionais
Texto Literário como objeto de análise