Roteiro de Planejamento Estratégico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Última Aula. Conceitos de Administração. Escolas de Administração. Científica - Taylor. Clássica - Fayol. Burocrática - Weber. Sistêmica - Bertalanffy.
Advertisements

Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Roteiro de Planejamento Estratégico.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Edison Tamascia. Competência Conhecimento Habilidade Atitude.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
1 Administração do CVP e Estratégias de MKT Crescimento –expansão vendas rápida –oportunidades de lucro e escala de produção –expansão características.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESA IDENTIDADE Quem somos? Onde estamos? SITUAÇÃO CONTEXTUAL Por que estamos Por que estamos Aqui? Aqui? DECISÃO DE RUMO.
Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Apresentação da Franquia
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
CONSULTORIA EMPRESARIAL
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA O CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Prof. Roberto Fava Scare
Administração Estratégica
PLANO DE NEGÓCIOS 1. ANÁLISE DE MERCADO.
O PLANO DE MARKETING.
Estratégia Mercadológica
DEFININDO O PROBLEMA ROESCH, CAP. 5
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Diretrizes Apresentação formal por agência
Estratégia Mercadológica
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Trabalhos em Grupo Prof. Moacir de Miranda Oliveira Jr.
Gestão estratégica.
Criar vantagem competitiva sustentada
Aula II – Diagnóstico Estratégico
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Disciplina: Administração do Relacionamento com o Cliente (ARC)
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CLÁSSICO
Planejamento Estratégico em Logística
Marketing Socioambiental
O PLANO DE NEGÓCIO PARTE I
Gestão/ Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Roteiro de Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS. AULA 4.1 PROFº ME. WALDMIR ASSIS
P LANO DE N EGÓCIO. 1.Introdução 2.Descrição do Negócio 3.Produtos / Serviços comercializados 4.Segmentos de Mercado 5.Público-alvo 6.Concorrentes 7.Fornecedores.
Gestão Estratégica em Logística
Roteiro de Planejamento Estratégico
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão da Logística de Distribuição
Pedro Vale Nelson Rodrigues Ricardo Veloso
Roteiro de Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico
Gestão Estratégica em Logística
Planejamento Estratégico em Logística
Planejamento estratégico
Unidade 3 –Serviço ao Cliente
Planejamento Estratégico em Logística
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Gestão Estratégica em Logística
Consultoria e Assessoria em Planejamento Estratégico PROPOSTA COMERCIAL Grupo de Negócio | Tecnologia Aplicada para Empresas do Futuro.
GESTÃO EM MARKETING Prof. José Ozildo. ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING.
Análise de Demandas Regionais
FUNDAMENTOS DE MARKETING
TÉCNICO LOGÍSTICA INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA TURMA INTEGRADO.
Estratégias de Marketing
Transcrição da apresentação:

Roteiro de Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico em Logística Roteiro de Planejamento Estratégico Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Histórico Norteadores Estratégicos Estratégia Vigente - Ansoff Posicionamento - Porter Matriz de BCG e Ciclo de Vida dos Produtos Análise dos Ambientes Análise SWOT Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística 6. Análise dos Ambientes A empresa tem 3 ambientes a analisar: Ambiente Externo Macroambiente – Fora do controle Microambiente – clientes e fornecedores – Controle relativo Ambiente Interno – totalmente sob controle Carlos Freire 2012

Planejamento de Marketing Macroambiente Economia – PIB, Taxa de Inflação, Índice de Desemprego, Projeções oficiais; Clima/ Solo – aspectos ligados ao clima/solo que possam interferir nos negócios da empresa, aquecimento global, mudanças climáticas; Ambiente Natural – aspectos relativos ao ambiente que interfiram, positiva ou negativamente no negócios, legislação específica, perspectivas; Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Macroambiente Cultura – aspectos culturais dos mercados em que a empresa atua, diversidade, peculiaridades, religião; Política – aspectos políticos relacionados à atuação da empresa; Tecnologia – interferências dos aspectos tenológicos; Demografia – grandes características dos mercados; Legislação – leis específicas para a área de atuação. Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Microambiente Clientes: análise da carteira de clientes; tipos de clientes, segmentação, pulverização, características demográficas, características psicográficas, histórico de compras/ segmento, utilização, organização. Fornecedores: Análise da carteira de fornecedores; opções de fornecedores; políticas de negociação; organização dos fornecedores. Concorrentes: Estrutura de concorrência na área de atuação, força dos concorrentes, percepção do mercado, investimento em captação de mercado. Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística As 5 forças que regulam o mercado - Porter Entrantes Substitutos Concorrentes Poder dos Clientes Poder dos Fornecedores Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística As 5 forças que regulam o mercado - Porter Entrantes Novos concorrentes que estão chegando ao mercado de atuação da empresa em estudo. Avaliar força, forma de atuação, marca etc Lojas Novo Mundo quando chegaram a Manaus Shopping Ponta Negra quando chegou em Manaus Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística As 5 forças que regulam o mercado - Porter Substitutos Novos produtos/serviços que substituam totalmente os existentes. Câmera digital – Filme fotográfico Computadores – Máquinas de escrever Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística As 5 forças que regulam o mercado - Porter Concorrentes Empresa que atuam no mesmo ramo e já se encontram estabelecidas no mercado. Avaliar força, forma de atuação, marca etc Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística As 5 forças que regulam o mercado - Porter Força dos Clientes Avaliar a pulverização da carteira de clientes ou dependência de um ou poucos clientes. Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística As 5 forças que regulam o mercado - Porter Força dos Fornecedores Avaliar a pulverização da carteira de fornecedores ou dependência de um ou poucos fornecedores. Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Ambiente Interno/ Recursos Instalações: adequação das instalações, aspectos sanitários, potencial de expansão, condições de trabalho; Necessário Disponível Ação Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Recursos Humanos: número de empregados, turn over, nível de capacitação, programas de capacitação, clima organizacional, motivação, proatividade; Necessário Disponível Ação Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Ambiente Interno/ Recursos Recursos Tecnológicos: tecnologia instalada, atualidade, possibilidades de up grade, dependência da tecnologia, capacitação profissional para utilização da tecnologia; posição em relação aos concorrentes; Necessário Disponível Ação Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Ambiente Interno/ Recursos Recursos Financeiros: situação financeira atual, perspectivas futuras, capacidade de investimento, capacidade de endividamento, capacidade de crédito, situação tributária. Necessário Disponível Ação Carlos Freire 2012

Planejamento Estratégico em Logística Mix de Marketing Produto: Produto ou serviço? Tangível ou Intangível? Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Mix de Marketing Produto: Matriz de BCG Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Mix de Marketing Produto: Ciclo de Vida do Produto Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Mix de Marketing Produto: Matriz de BCG Analisar: Qual o produto/serviço que, hoje, sustenta a empresa? Existe algum produto/serviço que não traz bons resultados? Existe algum produto/serviço que é uma promessa futura? Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Mix de Marketing Preço: Nível de preço em relação aos concorrentes Formas de Pagamento Facilidades de Financiamento Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Mix de Marketing Promoção: Divulgação: como é feita? Com que frequência? Quais os resultados? Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Mix de Marketing Ponto de Venda ( Logística) Caracterizar a logística interna: fornecedores, prazo de recebimento, política de estoque, perecibilidade Caracterizar o tipo de logística externa: . como o produto é colocado à disposição do consumidor? . Principais características da logística externa Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

A PARTIR DESTE PONTO TODO O FOCO SERÁ NOS ASPECTOS DE LOGÍSTICA. Planejamento Estratégico em Logística A PARTIR DESTE PONTO TODO O FOCO SERÁ NOS ASPECTOS DE LOGÍSTICA. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Matriz SWOT Planejamento Estratégico em Logística Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT A matriz SWOT analisa a situação da empresa em relação ao seus ambientes interno e externo. Vamos analisar os Pontos Fortes e Fracos, Ameaças e Oportunidades no que diz respeito à LOGÍSTICA. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT Ambiente Interno Pontos fortes: aquilo que a empresa faz muito bem Área de estoque ampla e adequada, controle de estoque eficiente, área de compras eficiente, carteira de fornecedores equilibrada, custos enxutos, equipe de funcionários bem treinados, prazo de entrega adequado etc Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT Ambiente Interno Para descobrir os Pontos Fortes de Logística perguntar: . O que fazemos bem feito na logística? . Quais são nossos diferenciais em termos de logística? Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT Ambiente Interno Pontos fracos: aquilo em que a empresa tem deficiências Equipe de logística inexperiente, concentração em poucos fornecedores, área de estoque inadequada, prazo de entrega inadequado, falta de recursos, custos de logística altos etc Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT Ambiente Interno Para saber os Pontos Fracos perguntar: . Temos capacidade de investimento em Logística? . Em que nossa logística deixa a desejar? . Qual a opinião dos clientes sobre a nossa logística? Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT Os Pontos Fortes constituem um DIFERENCIAL COMPETITIVO? Os Pontos Fracos chegam a PREJUDICAR O NEGÓCIO SERIAMENTE? Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO Oportunidades – Aquilo que pode vir a acontecer e que irá beneficiar os negócios da empresa Ex. Chegada de grandes empresas na região, mudanças de hábito no sentido do produto que é oferecido Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO Ameaças – Aquilo que pode vir a acontecer e que irá prejudicar os negócios da empresa Ex. Acirramento da crise econômica, crise de energia, aumento do índice de desemprego, ações dos concorrentes, saída de grandes empresas, novas tecnologias Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com

Planejamento Estratégico em Logística Matriz SWOT AMBIENTE EXTERNO A toda Ameaça corresponde uma Oportunidade. Carlos Freire – www.assessoriacommkt.wordpress.com