LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Advertisements

Tema: Brincadeira de criança Turma: 4ª Série Disciplina: Interdisciplinar Duração: 10 a 15 horas/aula JUSTIFICATIVA Vivemos em uma sociedade em que os.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG FISIOTERAPIA EM GERIATRIA PROFESSOR: EDUARDO ANTONIO.
Professor Marco C. G. Balieiro e alunos SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE S.J.CAMPOS.
AULA 01 – Apresentação da Disciplina Curso: Engenharia Civil Disciplina: Materiais de Construção Civil I Prof. Jefferson Heráclito.
Workshop sobre a avaliação discente Universidade Federal do Ceará PET - Engenharia Química.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
Formação Continuada Escola Vila Sésamo Data: Turno : Manhã Participantes: 7 professores e 1 coordenadora.
Apresentação do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle.
Planejamento Anual da Escola Bíblica Dominical Ano 2017
Curso de Filosofia - UFRN
Projeto Medindo minha Escola.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Base Nacional Comum Curricular
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FORMAÇÃO DO PROGRAMA Chão da escola 07 e 08 de junho
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Plano de Ensino Plano de aula
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Laboratório de Programação BSI – DEInfo - UFRPE
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
Professor: Adilson Wagner Gandu
Prof. Luciano Soares Pedroso julho de 2017
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Especialização em Docência do Ensino Superior
Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1. A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu.
Pesquisa e Pratica Pedagógica II – Educação Infantil (Pré Escola)
CORPOREIDADE AULA I. DEFINIÇÕES CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. Porto.
Formação de professores de ciências no Brasil
Documentos e Propostas legais
Plano de Trabalho Docente PTD
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Tema Números..
Projeto: Meu Mato Grosso do Sul.
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
REVISÃO PARA AVALIAÇÃO A3
Plano da Disciplina: Filosofia.
Exemplo aplicação modelo ILDF em cursos online no
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
Plano de Ensino Plano de aula
A formação do professor na UFMS
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
COMO SERÁ DESENVOLVIDO?
Cada um sabe a dor e a delícia de ser professor do Ensino Superior
CURSO DE FUNDAMENTOS & METODOLOGIA DO ENSINO RELIGIOSO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES VIRTUAIS - SALVADOR TODAS AS DISCIPLINAS
Caderno de Atividade de Apoio à Aprendizagem (AAA)
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE (UNICENTRO) SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS – SEAA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DEGEO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
ATIVIDADES “HANDS-ON” PARA AS ESCOLAS BAIXO CARBONO
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
GAMIFICAÇÃO DO ENSINO: possibilidade de intervenção na perspectiva psicopedagógica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - FACULDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DISCIPLINA: TEORIA DO ESPORTE Prof.º Armando Alves Júnior

EMENTA: O Esporte Moderno como uma construção sócio-cultural: bases históricas e contextuais que o diferem das atividades físicas e jogos da “Antiguidade Clássica” e da “Idade Média”; A desportivização das sociedades modernas e a fragmentação do conceito de esporte; Manifestações e significados sociais do esporte nas sociedades contemporâneas. O duplo movimento do esporte: reprodução e produção de valores sociais. O Movimento Olímpico. Esporte e Participação das Minorias. Políticas públicas de esporte.

CONSTRUÇÃO SÓCIO-CULTURAL PLANO DE AULA 01: ESPORTE MODERNO COMO CONSTRUÇÃO SÓCIO-CULTURAL DURAÇÃO: 110 minutos (2 h/aula) OBJETIVO ESPECÍFICO: Identificar a Teoria Geral do Esporte, e suas bases históricas e conceituais. PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: Aula expositiva dialogada. RECURSOS DIDÁTICOS: Data show, quadro magnético e pincel atômico. AVALIAÇÃO: Será realizada de forma contínua, no processo ensino-aprendizagem com a participação dos discentes.